Síndromes

Síndrome de Down e Você – Um guia de saúde para as pessoas com síndrome de Down

Compartilhe:
Pin Share

Síndrome de Down

Caro leitor,
A matéria abaixo foi extraída do site Inclusive- Inclusão e Cidadania.

Síndrome de Down e você

Você tem síndrome de Down ?
Então esta cartilha é para você.

Síndrome de Down é uma coisa que acontece nos bebês mesmo antes deles nascerem. Mais ou menos um em cada 800 bebês que nascem no Brasil terão síndromede Down. Até hoje, ninguém sabe por quê. Esta cartilha foi escrita para contar a você algumas coisas sobre a síndrome.
Esperamos ter respostas para algumas das perguntas que você pode ter. Esperamos que você goste desta cartilha.

Por que a síndrome de Down tem este nome ?

O nome vem do Dr. John Langdon Down, que escreveu sobre a síndrome em 1866.

O que é uma síndrome?

Uma síndrome é um conjunto de coisas diferentes que podem acontecer no seu corpo. Síndrome de Down não é uma doença nem um defeito, mas algumas vezes você pode ter problemas de saúde e dificuldades por causa dela.

Quem tem síndrome de Down?

Qualquer um pode nascer com síndrome de Down. Não importa se:

  • Você é um homem ou uma mulher
  • A cor da sua pele
  • Aonde você nasceu
  • Se você nasceu numa família pobre ou rica
  • Se o seu pai e a sua mãe estudaram muito ou pouco.

A síndrome de Down só acontece. É importante entender que os seus pais não podiam fazer nada para que você não tivesse síndrome de Down. Ela não vai embora.

Como a síndrome de Down acontece?

A síndrome de Down acontece quando você nasce com um cromossomo a mais em cada célula do seu corpo. As pessoas com síndrome de Down tem um uma cópia a mais do cromossomo número 21.

Cromossomos são pequenas partes das células que carregam os genes; e celulas são as pequenas partes que formam o seu corpo. Os cromossomos vêm da sua mãe e do seu pai.

Os cromossomos carregam toda a informacão que fazem você ser exatamente como você é, como a cor dos seus olhos e do seu cabelo, sua altura e o formato do seu nariz.

Algumas coisas sobre síndrome de Down que podem ser vistas:

  • Seus olhos podem ser amendoados, mais puxadinhos, e ter umas lindas pintinhas claras chamadas marcas de Brushfield.
  • Seu nariz pode ser achatado e pequeno.
  • Suas orelhas podem ser pequenas.
  • Você pode ter um espaço entre o primeiro e o segundo dedo do pé.
  • Você pode ter uma linha ao longo da palma da mão que é diferente de outras pessoas.
  • Você pode ser um pouco mais baixo do que as outras pessoas da sua família.

Estas coisas aparecem em muita gente, mas são mais comuns em pessoas com síndrome de Down.
Se você tiver síndrome de Down, você pode se parecer um pouco com outras pessoas com síndrome de Down . Mas você também vai parecer com seus pais, irmãos e irmãs. Não há ninguém no mundo exatamente igual a você.

Síndrome de Down e as maneiras de aprender

A maioria das pessoas com síndrome de Down aprendem as coisas mais devagar.
Você pode aprender mais devagar, ou você pode achar difícil aprender algumas coisas. As pessoas com síndrome de Down geralmente aprendem de várias formas diferentes. Talvez você goste de aprender com figuras. Talvez você tenha uma ótima memória e não precise escrever as coisas para não esquecer.

Muitas pessoas com síndrome de Down sabem ler. Algumas não conseguem ler muito bem e outras lêem muito bem. Ninguém pode dizer como você vai ler, ou quanto tempo vai levar para você aprender. Há diferentes tipos de inteligência e você é inteligente à sua própria maneira. Você vai aprender coisas a vida inteira.

Seu corpo

Síndrome de DownPor ser uma pessoa com síndrome de Down, o seu corpo e saúde podem ser um pouco diferentes. Existem alguns problemas pequenos e outros maiores. Ninguém tem todos eles. Aqui estão algumas das coisas que as pessoas com síndrome de Down podem ter:

Músculos

Pessoas com síndrome de Down geralmente tem músculos que trabalham mais devagar, então e mais difícil fazer coisas como correr ou subir escadas.

Coração

O trabalho do seu coração é mandar o sangue para o seus pulmões e para todo o seu corpo. Assim você fica forte e se sente bem. Alguns bebês com síndrome de Down nascem com corações um pouco diferentes. Na maioria das vezes os médicos conseguem consertar os problemas do coração.
Algumas pessoas com síndrome de Down podem ter que tomar remédios (provavelmente comprimidos). Alguns de vocês podem ter sido operados; enquanto outros podem não ter problema algum no coração. Alguns de vocês podem ter que tomar um comprimido para o coração antes de ir ao dentista.

Sono

Apneia do sono é muito comum. Isso quer dizer que pode ser que você não durma muito bem. Pode ser que você ronque, durma sentado ou com sua cabeça entre os joelhos. Pode ser que você acorde durante a noite.

A gente precisa dormir para nos sentirmos descansados e termos energia para trabalhar, aprender e nos divertir. Quando não dormimos bem, isso pode causar outros problemas.

Para ajudar você a dormir bem, você pode precisar de travesseiros extras ou um aparelho para você poder respirar melhor. Muitas pessoas usam este aparelho.

Estômago e intestino

As pessoas com síndrome de Down são em geral muito saudáveis, mas você pode ter que tomar remédios (normalmente comprimidos) ou comer alguns alimentos que ajudam o seu estômago e a sua bariga a ficarem bem. Seu médico pode lhe dizer o que fazer.

Estas são algumas das coisas que você pode notar:

  • Você pode arrotar muito.
  • Você pode vomitar.
  • Você pode ter dor no estômago ou na barriga.
  • Você pode ter que correr para o banheiro muitas vezes. Quando isso acontecer, você pode estar com diarréia. Por outro lado, você pode não conseguir ir ao banheiro por muitos dias. Quando isso acontece, você pode estar com prisão de ventre.
  • Você pode ter muita sede.

Olhos

Pode ser que você precise usar óculos – isso é muito comum. É importante fazer exame de vista todos os anos.

Ouvidos

Você pode precisar de um aparelho para escutar melhor; isso é comum em pessoas com síndrome de Down. Se você precisar que as pessoas falem mais alto para que você possa ouvir, conte ao seu médico.

Tireóide

Nossos corpos fazer tiroxina para nos ajudar a aprender, crescer e ficarmos bem. Seu corpo pode fazer muita ou pouca tiroxina. Os médicos precisam checar isso com frequência para que você possa tomar os comprimidos de que precisa.

Pele

Se sua pele está coçando ou quebradiça, mostre ao seu médico. Seus lábios podem ficar secos e quebradiços também. Algumas vezes sua cabeça coça e você pode ter que usar xampu anti-caspa. Lembre-se de não tomar banho muito quente porque isso pode ressecar a sua pele.
Se você usa uma piscina pública, lembre-se sempre de tomar uma chuveirada quando sair. A água da piscina tem produtos químicos que podem ressecar a sua pele.

Pés, joelhos e quadris

É importante que seus pés e suas pernas estejam bem para que você possa andar, correr, fazer esportes e sair para encontrar com os amigos. Sempre use sapatos que se ajustem bem aos seus pés e sejam confortáveis. Se você tiver problemas com os pés ou as pernas, diga a seu médico. Você pode precisar de um raio-X, ou ir a um fisioterapeuta. Pode ser que você precise de um sapato diferente ou algum apoio para o seu sapato.

Pescoço

Os ossos do seu pescoço ajudam a manter a sua cabeça em pé e deixar que as mensagens passem do seu cérebro para o resto do seu corpo. Se as mensagens não conseguirem chegar no seu corpo, você pode ter problemas com seus pés e as suas pernas. Você também pode ter problemas na bexiga e nos intestinos. Diga isso ao seu médico. Ele pode querer que você tire alguns raios-Xs ou outros exames para poder resolver o problema.

Germes

É fácil pegar germes e ficar doente. Fique longe de pessoas gripadas, se você puder. Lembre-se de sempre lavar as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro. Quando você mantém suas mãos limpas, é mais fácil ficar bem.

Cansaço

Você pode se cansar facilmente. Você pode ficar cansado mesmo se dormir bastante. Você precisa fazer exercícios e comer comidas saudáveis para dar ao seu corpo a energia que ele precisa.

Algumas perguntas que você pode ter:

Eu sou doente ?

Não, de jeito nenhum. Você pode ficar doente de vez em quando, mas você não terá todos os problemas que falamos aqui. A maioria das pessoas com síndrome de Down levam vidas saudáveis e felizes. E lembre-se: pessoas que não têm síndrome de Down às vezes têm problemas de
saúde também.

Eu sou deficiente ?

Todo mundo pode fazer melhor algumas coisas do que outras. Se as pessoas não conseguem fazer alguma coisa, dizemos que elas têm uma deficiência. Não é ruim ter uma deficiência. Algumas pessoas podem chamar você de deficiente e não ver todas as coisas que você pode fazer.

Maria Gabriela Andrade Demate (síndrome de Down), o esposo Fábio Marchete de Moraes (deficiência intelectual) e a filha Valentina
Maria Gabriela Andrade Demate (síndrome de Down), o esposo Fábio Marchete de Moraes (deficiência intelectual) e a filha Valentina

Namoro e relacionamentos

Eu posso ter um namorado ou uma namorada ? Sim ! Como qualquer um, pessoas com síndrome de Down querem ter amigos próximos e pessoas que gostem delas.

Eu posso ter filhos ?

Se você é uma mulher com síndrome de Down, normalmente você pode ficar grávida e ter bebês. Mas se você é um homem com síndrome de Down, pode ser que você não seja capaz de fazer bebês. A maioria dos homens com síndrome de Down não têm muito esperma (que é preciso para se fazer bebês). Cuidar de bebês dá muito trabalho. Você precisa pensar bem antes de planejar se tornar mãe ou pai. Tudo bem se você decidir não querer um bebê. Se você quiser ser mãe ou pai, mas não puder ter um bebê, talvez você fique muito triste. Pode ser bom achar alguém em quem você confie para falar sobre isso.

O meu bebê terá síndrome de Down ?

Talvez. Metade dos bebês de mães com síndrome de Down têm síndrome de Down também.

Histórias sobre síndrome de Down que não são verdade

Muitas pessoas não sabem nada sobre síndrome de Down e dizem coisas que não são verdade. Não leve a sério tudo que ouve sobre síndrome de Down.

1- Muitas pessoas acham que todo mundo que tem síndrome de Down é alegre e fácil de levar

Não é verdade. Como todas as pessoas, isso só é certo algumas vezes. Mesmo se você é fácil de levar, você provavelmente quer as coisas da sua maneira de vez em quando. Pode ter horas em que você está chateado ou magoado. Você não precisa ficar alegre o tempo todo.

2- Pessoas com síndrome de Down não são tão boas quanto as outras pessoas.
Não é verdade. Isso é MUITO errado. Você é uma parte importante da sua família e da comunidade onde você mora.

3 –  Pessoas com síndrome de Down não podem namorar nem ter um namorado ou namorada Não é verdade. Como todo mundo, você pode ter amigos próximos, sair para paquerar e gostar de outras pessoas. Você pode se casar, se você encontrar a pessoa certa, ou viver junto como companheiros. Não há razão para não fazer isso, mesmo se você precisar de alguma ajuda.

Esta cartilha é somente para informação geral. Ela não substitui ajuda profissional quando você precisar dela.

Tradução: Patricia Almeida
Original em inglês
Canadian Down Syndrome Society
www.cdss.cam

Veja:

 

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

One thought on “Síndrome de Down e Você – Um guia de saúde para as pessoas com síndrome de Down

  • Alexandre Carvalho de Lima e Silva

    Uma cartilha que oferece uma linguagem simples e objetiva, abarcando os mais clássicos ítens que geram dúvidas e mal entendimentos na população e familiares de pessoas com Síndrome de Down. Trabalho com famílias e pessoas com deficências e informações como essas são sempre importantes e devem ser sempre retomadas. Grande abraço.
    Alexandre Carvalho
    Psicólogo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.