Veículos e Adaptações

Veja os vários tipos de adaptações veiculares

Compartilhe:
Pin Share

Por Sergio A. G. Nogueira*

Introdução

Conforme o nível e grau da lesão, dependendo dos movimentos e força que permaneceram e/ou retornaram, uma pessoa poderá ou não dirigir veículos adaptados com comandos manuais. Caso tenha condições físicas e econômicas, é muito importante voltar ou aprender a dirigir, pois as cidades brasileiras, na grande maioria, não dispõem de transporte público com acessibilidade.

Os ônibus, trens, metros e suas estações, rodoviárias, aeroportos e outros, na grande maioria, não possuem acessibilidade, ou seja, condições para que todas as pessoas, sejam elas andantes, cadeirantes, idosos, grávidas e pessoas com mobilidade reduzida, tenham acesso, pois faltam elevadores, rampas, espaços, etc, para que todos possam exercer o direito de ir e vir de todo cidadão. Além disso, nossos governantes também não cuidam das calçadas e guias, dificultando ainda mais o transporte. Quando há adaptações, na maioria das vezes, são mau feitas ou não funcionam, dificultando ainda mais a vida das pessoas. Tudo isso, pode acabar atrapalhando ou dificultando a reintegração social, profissional, afetiva e sexual das pessoas com mobilidade reduzida.

Direitos e isenções de impostos para pessoas com deficiência na aquisição de veículos novos
Aprenda como obter sua carteira de habilitação especial
Tetraplégico dirigindo

Tipos de lesão e Adaptações

Conforme o nível da lesão e o grau de comprometimento dos movimentos e força, uma pessoa necessitará de determinados equipamentos para dirigir, pois as adaptações devem ser desenvolvidas de acordo com as diferentes necessidades. Estes trabalhos deverão ser feitos por profissionais especializados, com conhecimentos em lesão medular e seus comprometimentos. Existem alguns profissionais no mercado e, caso não atendam as solicitações e necessidades, não exite em procurar outro. Qualquer veículo pode ser adaptado, desde os mais simples e acessíveis, até os mais caros e sofisticados. As adaptações também variam muito de preço, sofisticação e tecnologia. Importante: Os veículos com câmbio automático são mais confortáveis, fáceis e seguros para tetra e paraplégicos dirigirem. Além disso, as adaptações ficam mais baratas e de manutenção próxima a zero(requer pouca manutenção), pois são mais simples do que aquelas para veículos com câmbio mecânico(aqueles que tem que trocar marchas).

Adaptações para pessoas com tetraplegia

Dependendo do nível da tetraplegia, uma pessoa não terá certos movimentos de braços e/ou dedos, ou então, movimentos com força reduzida. Nestes casos, para controlar o volante, botões diversos, breque de mão e outros, deverão ser desenvolvidas adaptações para substituir a prensão dos dedos. Para possibilitar e/ou facilitar a dirigibilidade, o veículo deverá ter direção hidráulica e câmbio automático, o que proporcionará também, maior conforto e segurança. Comandos elétricos, como os de vidros, espelhos e travas, ajudarão bastante na independência.

Tipos de adaptações

Volante – Poderão ser utilizadas uma espécie de alça para encaixe da mão ou, encaixes de dois ou três pinos, onde serão encaixados o punho e/ou dedos. Um pomo giratório(espécie de bola achatada), também poderá ser utilizado, caso exista alguns movimentos de dedos. Todas estas adaptações são presas ao volante e giram sob seu próprio eixo, possibilitando todas as manobras.

Freio e acelerador – Para estes comandos, pode ser utilizada uma única alavanca que, quando puxada para traz, acelera o veículo e, quando empurrada para frente, aciona o breque. Existem outros meios para executar tais tarefas, más o citado é o mais simples, barato e requer pouca manutenção. Para ajudar e facilitar a dirigibilidade para pessoas com fracos movimentos de extensão dos braços, a alavanca poderá ser alongada em direção ao corpo da pessoa, ficando mais próxima.

Breque de mão – Existe uma forma bem fácil e prática para soltar e acionar este breque, para carros de passeio. Com cuidado e destreza, batendo com mão no botão do breque, a alavanca descera. Para acioná-lo, encaixando a mão na alavanca ou, utilizando da pinça dos dedos, ou ainda, provocando uma espasticidade para a mão fechar em torno da alavanca, uma pessoa poderá puxá-la e acionará o freio. Caso estes métodos não sejam possíveis, poderão ser feitas adaptações para soltar e acionar os freios, através de “alças” para acionamento e diferentes métodos para soltá-lo. Dica: o câmbio automático possui a posição P – Parking, que trava o carro na posição de estacionamento. Tal artifício deve ser utilizado com cuidado, somente com o carro parado, afim de não estragar o câmbio.

Demais comandos – Os diversos botões para acionamento dos controles dos vidros, espelhos, faróis, seta, travas e outros, poderão ser adaptados de acordo com as necessidades e conveniência.

Adaptações para pessoas com paraplegia

Pessoas com paraplegia, por ter todos os movimentos e força dos braços, poderão dirigir qualquer tipo de veículo, com ou sem direção hidráulica e, com ou sem câmbio automático, podendo escolher entre várias opções de adaptações para acelerador, freio e câmbio. Poderão também, adaptar quadriciclos, triciclos e motocicletas com side-car.

Veículos com câmbio automático

Em um veículo com câmbio automático, a única adaptação que uma pessoa com paraplegia irá precisar, será a alavanca para freiar e acelerar, se constituindo na mais simples, acessível(baixo custo) e de manutenção praticamente zero. Algumas pessoas utilizam o pomo giratório, pra auxiliar nas curvas e manobras.

Também poderão ser utilizados aceleradores localizados no volante, com acionamento mecânico, elétrico ou eletrônico, subindo assim, o custo.

Veículos com câmbio mecânico

Nos veículos com câmbio mecânico, a embreagem deverá ser automatizada, através de sistemas que, com o toque da mão no câmbio ou pressionamento da alavanca de freio, o pedal da embreagem é acionado, deixando o carro pronto para receber ou desengatar as marchas. Ao acelerar, o pedal da embreagem sobe, dando o movimento ao veículo.

Como comprar um carro

As pessoas poderão adquirir veículos novos ou usados. Antes de comprar, deverá ser feita uma análise minuciosa, dando ênfase para os seguintes detalhes:

Altura do veículo e do banco do motorista – a altura irá influenciar diretamente nas transferências(entrar ou sair do veículo). Se for muito alto ou muito baixo, dificultará ou tornará impossível as transferências com o auxílio de tábuas de transferências ou em transferências sem a utilização das tábuas, ou ainda, em transferências com o auxílio de duas pessoas. O ideal, é que a altura do banco do carro seja o mais próximo possível da altura do assento da cadeira de rodas.

Abertura da porta do motorista – a abertura da porta também influencia nas transferêcias. Quanto maior for o seu angulo de abertura, mais fácil será para fazer as transferências, pois será possível ficar bem próximo ao banco.

Altura do volante – um volante muito baixo, pode atrapalhar na montagem das adaptações do acelerador e freio, que ficam fixadas abaixo da coluna do volante. Isso também, pode dificultar a passagem das pernas em uma transferência, além de dificultar na acomodação das mesmas.

Largura das portas -a largura das portas é mais ítem que pode dificultar nas transferências. Veículos com quatro portas ou portas muito extreitas, podem não apresentar espaço o suficiente para que uma pessoa se transfira.

Peso do volante e freios – veículos sem direção hidráulica ou com direção hidráulica muito pesada, dificultarão toda a dirigibilidade, desde as manobras, até as curvas mais abertas, pois, durante a maior parte do tempo ou em sua totalidade, as pessoas dirigirão com apenas uma das mãos no volante, pois a outra estará controlando o acelerador e o freio.

Porta-malas – é importante que o porta-malas acomode pelo menos a cadeira de rodas, ou aparelhos e equipamentos essenciais à locomoção e/ou bem estar da pessoa.

Equipamentos diversos que facilitam o dia a dia

Controles alternativos diversos – Existem algumas adaptações que “trazem” os controles dos faróis, seta, buzina, limpadores de para-brisa e outros, mais próximas ao corpo do motorista, com acionamento alternativos, podendo usar a cabeça, cotovelo ou outras partes do corpo para fazê-lo.

Elevadores – Lifts e Plataformas – O lift é uma espécie de guincho ou elevador, com um braço de funcionamento manual ou por motor elétrico. Na ponta deste braço, são presas correias oriundas de uma espécie de bolsa, onde uma pessoa é encaixada para ser “issada”, a fim de ajudar nas transferências entre o veículo e a cadeira de rodas. Este aparelho pode ser acoplado ao carro ou ser móvel, com rodas para que alcance os lugares desejados. As desvantagens destes aparelhos, estão no tamanho, peso e instalação no veículo, sendo mais recomendado para uso em carros grandes e espaçosos.

Plataformas -As plataformas são espécies de elevadores acoplados à vans, ônibus, caminhões e outros, onde uma pessoa sobe com sua cadeira de rodas, aciona um controle para subida ou descida e é conduzida até a altura necessária para entrar ou sair do veículo.

Rampas – Uma pessoa usuária de cadeira de rodas, poderá usar rampas para entrar ou sair dos veículos. Poderão ainda, utilizar a própria cadeira para dirigir ou ser transportada, de acordo com o tipo de veículo e cadeira ou, poderão transferir-se para o banco do carro.

Bancos Facilitadores de Acesso – Alguns veículos possuem bancos com sistemas que facilitam as transferências. Um dos sistemas, consiste na condução do banco para fora do veículo, para que uma pessoa “estacione” sua cadeira de rodas ao lado e faça a transferência e, posteriormente, o sistema é acionado, para transportar o banco juntamente com a pessoa para o interior do veículo. Outro sistema, corresponde a um banco do veículo que se acopla a uma base com rodas, se “transformando” em uma espécie de banco de rodas.

*Foi professor do curso de lesão merdular da AACD durante 13 anos – de 1989 a 2002. Criou o website – http://www.lesaomedular.com.br

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

53 thoughts on “Veja os vários tipos de adaptações veiculares

  • ADOA ALVES

    GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA BOLA DE CAMBIO PARA EU MUDAR DE MARCHA POIS PERDI A MÃO DIREITA A 5 MESES E PRECISO DE ALGO PARA QUE EU POSSA MUDAR AS MARCHAS , A AMPUTAÇÃO FOI MAS O MENOS NUM RUMO DE 4 DEDOS ACIMA DO PUNHO , SE VC TIVER ALGO PEÇO QUE ME AJUDE. OBRIGADO .

    Resposta
    • Vera Garcia

      Adão, enviei um email a você.
      Caso tenha alguma informação a respeito desse recurso que você precisa, entrarei em contato.

      Resposta
  • Carlos Henrique

    Bom dia, gostaria de saber se existe limite de cavalo – potência do motor -, na compra do carro. E qual é o valor para adaptar o freio e o acelerador; e se eu conseguir desconto na concessionária, por exemplo, o carro era 73 mil e a concessíonaria arredondar para 70 mil, esse carro encaixa na regra? Parabéns pelo trabalho muito sucesso, aguardo retorno.

    Resposta
    • Vera Garcia

      Obrigada, Carlos!
      A potência máxima é de 127cv. Em relação as outras questões não tenho essas informações.

      Resposta
  • anderson l dos santos

    Olá vera so deficiente cadeirante ha 11 anos moro em sao carlos tenho 35 anos gostaria de saber mais sobre adaptações tenho um monza 86 câmbio normal quero adaptar ele se você pode manda um e-mail andersonlsantos@mail.com.br abraço

    Resposta
  • Carlos Henrique

    Bom dia, restou uma duvida: em relação a adaptação do freio e acelerador como fica a questão da embreagem, é necessario a utilização dos pés?
    Desde já muito obrigado pelo atenção…

    Resposta
    • Caroline

      vc tem que comprar um carro automático, ou adaptar a embreagem tambem!

      Resposta
    • RICARDO MENDES MORO

      Carlos esse tipo de equipamento e mais para carros automáticos mas se você não quiser comprar um agora tem como colocar a embreagem progressiva mas é um pouco cara, vale a pena pesquisar

      Resposta
  • Liliane silva

    Bom dia. Em primeiramente parabéns pela excelente matéria que vem a supri uma lacuna de muitas dúvidas e pouquíssimas informações. Tenho algumas perguntas:
    – carro acima de 70 mil tem algum desconto?
    – se eu comprar um carro sem usar o direito do desconto [como qualquer outro comprador], eu posso pedir a isenção do IPVA?
    – quanto tempo demora do inicio da papelada até a compra? Precisa de advogado?
    – em um caso hipotético: se eu tiver um carro comprado pelo desconto e depois de 2 anos eu quiser mudar de modelo, nesse caso, eu primeiro devo vender primeiro vender o 1° carro para somente em seguida dar o inicio da papelada do 2° carro ou não?
    Desculpas por qualquer incômodo e desde já muitíssimo obrigada!!!

    Resposta
    • Zenildo

      Liliane
      Gostaria de colaborar respondendo a 2º e 3º questão.
      – É possivel desconto de IPVA para carro comprado sem desconto se ele estiver no seu nome e vc for o condutor. Possuo este benefício desde 2006. Aqui no RS é necessário entregar na unidade da SEFAZ cópia simples dos seguintes documentos: Laudo Médico emitido pela junta Médica do Detran; CNH contendo as restrições que constam no laudo e CRLV do veículo também contendo no campo observação que se trata de veículos conduzido por PNE.
      – O meu processo ficou pronto em 40 dias( IPI, IOF E ICMS). Fiz por conta própria, sem advogado ou despachante.

      Resposta
  • Bom dia.
    Eu estou fazendo auto escola, mas estou com um problema. Sou muito alto, tenho 2,17m e quero saber como faço para conseguir um carro adaptável.
    Não me considero deficiente mas está sendo dificil pra mim.
    Gostaria de poder contar com a ajuda de vcs, pois quero me enterar de td e saber sobre IPI e insenções em geral.
    Grato.

    Resposta
  • ronaldo lopes

    boa tarde, tenho deficiencia nos braços. o esquerdo tenho mas ele é curto medindo uns 30 cm e o direito apenas um dedo com uns 5 cm.
    minha altura é de 1.50. tenho vontade de adquirir um veiculo vc ou alguem poderia me dar uma ideia de como poderia ser as adaptações, pq minha vontade é comprar um zero para mim mesmo dirigir, mas se caso não tiver jeito vou comprar um usado e arrumar motorista.
    desde já agradeço a atenção.

    Resposta
    • Vera Garcia

      Ronaldo, primeiro você tem que ter sua carteira de habilitação especial. Os médicos peritos do Detran indicarão quais adaptações são necessárias no seu caso.

      Resposta
  • Patricia Novais

    Boa tarde!

    Gostaria de agradecer. Tudo que leio é muito esclarecedor e me fez muito bem, reconhecer meus direitos e conhecer mais histórias .
    Obrigada! e Parabéns!!

    Resposta
  • Vera Garcia, gostaria de tirar umas duvidas com você.
    Tenho 59 anos,sou médica,trabalho .tive câncer de mama aos 33 anos e como era muito nova,não sabia.oque tinha que ser feito na época. Fiz quadrantectomia esquerda.
    Há 3 anos fiz uma cirurgia cardíaca para troca de válvula mitral que infelizmente não deu certo e há 3 meses tive que ser submetida a outra troca da mesma válvula. Estou com limitação para dirigir mas só na marcha, tenho dores no local, como o carro tem direção elétrica, fica mais leve,o carro que vou precisar teria que ter câmbio automático e direção eletrica. Como devo proceder?
    Obrigada
    Domingas

    Resposta
  • silvana alberti

    ola por favor querosaber qual as adaptações que se precisa quando a pessoa nao tem a mao direita ,. foi amputada bem proximo ao punho. e como fazer para tirar habilitação , e obter desconto na compra do carro?

    Resposta
  • ALFREDO

    TENHO HEMIPLEGIA DO LADO ESQUERDO SOU HABILIADO A 4 ANOS MEU CARRO TEM CAMBIO AUTOMATICO E POMO NO VOLANTE MAS GOSTARIA DE UMA ADAPTAÇAO PARA SETAS

    OQUE VOCES ME SUJEREM??

    Resposta
    • Guerino Buglia Neto

      SUA SITUAÇÃO E SEMELHANTE A MINHA, VITIMA DE AVC PERDI MOVIMENTOS NA PERNA E BRAÇO ESQUERDOS, TENHO CNH ESPECIAL E CARRO C/ CAMBIO AUTOMATICO E DIREÇÃO HIDRAULICA; POREM SINTO FALTA DE DISPOSITIVO P USAR AS SETAS; ESTOU EM CONTATO DE PROFISSIONAL DA AREA DE AUTOMAÇÃO QUE ESTA DESENVOLVENDO SISTEMA COM CAMANDO DE VOZ; CASO FUNCIONAR BEM VOU POSTAR AQUI NA INTERNET ! AGUARDEMOS UM POUCO! ABS A TODOS!

      Resposta
  • LOURDES

    OI ESTAS INFORMAÇOES SÃO MUITO BOAS

    EU TENHO 1.45 DE ALTURA E TENHO UM UNO E TENHO MAIOR DIFICULDADE DE USAR A EMBREAGEM EXISTE ALGUM PROCEDIMENTO QUE SE POSSA FAZER PARA MELHORAR POIS MESMO REGULANDO O BANCO EU TENHO DIFICULDADE E PRA PIORAR A SITUAÇÃO EU SOU GORDINHA SE PODER ME DAR UMAS DICAS EU AGRADEÇO OBRIGADO

    Resposta
  • cintia r seki

    gostaria de saber o tipo de adaptação para o meu caso. não tenho mobilidade os membros inferiores.

    Resposta
  • quero saber se a oficina que fazem essa adaptacao precisa ser credenciado ao detran?

    Resposta
    • Reginaldo Trindade

      Gostaria de saber onde posso automatizar a embreagem do meu carro e caso faça a adaptação, tenho que alterar algo na documentação do carro?

      Resposta
  • Cristiano Mattos

    Prezado(a),
    Gostaria de saber os procedimentos, juntamente com os formulários que terei que preencher para dar entrada pois tenho deficiência motora (ando com uma bengala) e já dirijo há muito tempo mas so agora desejo comprar um veiculo 0km aqui na região dos lagos RJ.
    Desde já agradeço!!!

    Resposta
  • Reginaldo Sampaio

    Preciso saber se, de fato é 40% de desconto no veículo zero? Esse desconto é obrigatório? Todas as marcas dão 40% de desconto? Ou varia de marca para marca?
    Sem mais obrigado.

    Resposta
  • Nataniel

    Parabéns Vera, pelas informações. Sou pai de uma menina de 14 anos portadora
    de Hemiplegia do lado direito e sempre estou buscando informações. Fiquei feliz em saber
    que ela tem chance de ter seu veículo.
    Cabe lembrar que minha luta é grande, pois tenho um filho de 18 anos com retardo mental.
    Que Deus te ajude sempre a ser esse instrumento do bem.
    Abraço Nataniel de São Luís-MA.

    Resposta
    • Vera Garcia

      Muito obrigada, Nataniel!
      Desejo tudo de bom pra vocês.
      Um grande abraço!

      Resposta
    • JULIANA C. BALBO

      Oi Nataniel, tudo bem? Tenho um filho de 3 anos que tem hemiplegia do lado direito e adora “dirigir” no meu colo… daí sempre fiquei com o coração apertado pela dúvida se ele também poderia dirigir seu próprio carro um dia…. e é bom saber que há adaptações que podem ser feitas, né…
      No caso dele foi decorrente de um avc intrauterino… e a da sua filha, o que houve?
      Gostaria tanto de ter um grupo pra obter mais informações sobre hemiplegias…
      Se souber de algum, me avise, por favor?
      Um abraço!
      Juliana

      Resposta
  • julio

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se tem indicação de alguem para fazer uma adaptação de uma uno 94, na região dos lagos-rj, perdi as duas pernas e preciso de adaptação onde os comandos sejam todas com as maos

    Resposta
    • adriano

      tenho uma adaptação própria para você…

      Resposta
    • genilson

      boa noite, li a sua pergunta sobre adaptação da sua uno devido ao seu problema com as pernas e gostaria de saber se já encontrou algum lugar e quanto custou para adaptação da sua uno? pois meu tio pardeu a perna esquerda e precisa adaptar a embreagem da palio weekend que possui e molhorar a autoestima dele. moramos em Iguaba grande obgdo e boa sorte.

      Resposta
  • Sergio

    Vera, boa tarde.

    Este texto é de minha autoria e não do Sr. Ednei Miguel.
    Fui professor do curso de lesão merdular da AACD durante 13 anos – de 1989 a 2002. Criei um website – http://www.lesaomedular.com.br, onde publiquei vários textos e imagens. Pela falta de tempo, retirei o site do ar e entreguei o domínio ao registro.br.
    Vejo meus textos e imagens utilizados em vários websites voltados aos deficientes, sem que nenhum deles me solicitou a utilização destes conteúdos de minha autoria.
    Fica aí o meu registro, p/ esclarecimento.

    Atenciosamente,

    Sergio A. G. Nogueira

    Resposta
    • Vera Garcia

      Bom dia, Sergio!
      Não tinha essa informação.Na época entrei em contato com o Ednei para autorizar a publicação desse post no Deficiente Ciente, e ele autorizou.
      Sinto muito pelo o que ocorreu. Farei a correção da autoria.
      Abraço.

      Resposta
  • Wesley Francisco de Almeida

    Boa noite

    Sou portador de necessidades especiais, não tenho meus dois braços, desarticulação bilateral dos membros superiores devido a choque elétrico onde teve que amputa lós.
    Gostaria de saber sobre adaptações veicular para o meu caso, seria um carro para compra ló com toda adaptação necessária para minha necessidade.

    Wesley Almeida
    31-99536147
    wesleyfralmeida@yahoo.com.br
    “Seus sonhos determinam suas metas,
    Suas metas direcionam suas ações,
    Suas ações criam resultados,
    E seus resultados trazem SUCESSO!

    Resposta
  • Claudio Silva

    Tenho a venda um comando manual MPD 3500k novo sem uso. Preço de custo nos EUA.
    (27) 99778-1611 Claudio

    Resposta
  • Socorro Pinheiro

    Olá. Perdi meu braço direito há seis meses. Encontrei este site fantástico que está me ajudando muito nesta nova etapa da minha vida. Gostaria de saber que tipo de adaptação meu carro deverá ter e se posso solicitar a carteira para estacionar em locais para pcd ou se é apenas para cadeirantes.

    Resposta
  • Sonia sedlak

    O kia adaptado para total independência é comercializado no Brasil?

    Resposta
  • Andre

    Olá, bom dia! Gostaria de saber quais as melhores empresas no Brasil que fazem adaptações em veículos para idosos com necessidades especiais? Obg!

    Resposta
  • Ramos

    Tenho projeto de adaptação de joystick direcional que substitui volante, pedais e cambio manual, pois estarão todos os comandos inseridos no joystick. Este tipo de adaptação,alem de ser util tanto para paraplegicos como tetraplegicos, é util tambem para amputados e atrofiados. A minha busca é de empresas que possam se interessar em parceria neste tipo de projeto. Fica meu contato: armmn-induspar@bol.com.br Obrigado. Ramos

    Resposta
  • Vera lucia marcellino

    Ola
    Gostaria de saber em relação a estatura tenho 1.47m e tenho grande dificuldades para dirigir carro, recentemente ouvi falar que estatura tambem esta relacionado a carros adaptados e isençòes mas não sei onde obter mais informações e se vale a pena tentar algo.
    Obrigada por sua atenção

    Resposta
  • Lucas Santos de Souza

    Olá, tenho 17 anos de idade e não tenho metade do braço direito (já nasci assim). Gostaria de saber quais são as adaptações necessárias em meu veiculo caso ele fosse manual.
    Desde já agradeço a atenção.

    Resposta
  • Excelente, artigo!
    Para mim que comprei carro, recentemente ira me ajudar muito.

    Resposta
  • Silvanio

    Tenho uma lesão de plexo braquial esquerdo e medular, perdi os movimentos das duas pernas e do braço esquerdo, gostaria de saber se existe alguma adaptação que me dê condições para dirigir um veiculo.Sou atleta paralimpico.

    Resposta
  • vagner

    gostaria de saber o que quer dizer ( ret.apt.port.nec.esp.CSV0795586802 ) na observaçao do documento de carro ?

    Resposta
  • Tiago

    Bom dia… não tenho perna direita… mas consigo dirigir carro automatizado apenas com a perna esquerda…sera que terei que fazer mais adaptações em meu veiculo para tirar carteira?

    Resposta
  • Carmelia C Cruz Santos

    Olá! Já tenho um carro automático e com o acelerador esquerdo. Moro em uma cidade e meu marido em outra. Quando vou para a cidade do meu marido gostaria de dirigir, mas eu deixo o meu carro na minha cidade, o carro do meu marido também é automático, gostaria de saber se posso colocar o acelerador esquerdo no carro dele para que eu possa dirigir? Preciso informar a algum órgão disso?

    Resposta
  • Bruno Henrique missias euclides

    Oi bom dia meu nome é Bruno Henrique tenho 23 anos de idade a três anos sofri um acidente de moto e tive uma lesão no plexo blaquial e perdi o movimento do braço direito queria saber se consigo tirar CNH e adquirir meu veículo

    Resposta
  • Ricardo bergami

    Olá , bom dia .Gostaria de saber qual é a adaptação que devo fazer em um Ford Ka – cambio manual – pois tive que amputar o pé esquerdo ( da embreagem ) .Grato !

    Resposta
  • Camilla

    Boa Tarde
    Conhecem alguma empresa na Região do ABC que faz adaptação em veículos para que a deficiência Nanismo ( estatura baixa )

    Resposta
  • Fátima

    tenho movimento parcial nas pernas, mas n dá pra dirigir, tem que ser adaptação manual, gostaria de saber se alguém sabe se teria uma adaptação que n fosse alavanca, além disso uso colostomia, preciso muito de orientações, pq praticamente sou sozinha. Agradeço quem puder m ajudar.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.