Aprenda como obter sua carteira de habilitação especial

186

Carteira de habilitação especial

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser adquirida por qualquer pessoa que consiga passar nos exames necessários. Inclusive o candidato portador de algum tipo de limitação física, que não interfira na capacidade de dirigir, pode conduzir normalmente, desde que o veículo seja adaptado.

“As pessoas com deficiência normalmente não sabem dos benefícios que podem ter. Eu tirei uma carteira que constata minha situação e faço minhas atividades com comodidade”, conta Olívia Sanches, 35 anos, que perdeu o movimento de uma das pernas devido a um acidente automobilístico, mas que dirige normalmente pela cidade.

Segundo Maria Luisa de Silva Aguiar, responsável pelo setor de Habilitação Especial do DETRAN-SP, os problemas variam muito. “Tem desde pessoas com paralisia, membros amputados, pessoas de idade mais avançada com problemas nas articulações, até vítimas de câncer de mama, por exemplo, que tiveram o seio retirado e o médico recomenda que não se faça esforço excessivo para que nódulos não reapareçam”.

PROCEDIMENTOS

Para requerer a CHN Especial é necessário ter 18 anos completos, ser alfabetizado, apresentar original e cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de residência e uma foto 3×4 colorida com fundo branco. A única diferença em relação à obtenção da carteira de habilitação normal é uma junta de médicos que examina a extensão da deficiência e desenvoltura do candidato.

Providenciados os documentos necessários, o solicitante deve procurar uma clínica credenciada autorizada a realizar o exame médico e psicotécnico especial para deficientes (lista disponível em http://www.detran.sp.gov.br/). De posse do resultado do exame médico, fazer a matrícula em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado e realizar o exame teórico no DETRAN.

Para a realização do exame prático, procure uma auto-escola ou CFC que possua o veículo adaptado para o tipo de deficiência constatada (lista disponível em http://www.detran.sp.gov.br). Nessa fase do processo, o candidato recebe orientação e treinamento adequados. Os exames práticos podem ser feitos as terças e quintas, às 14h, na Av. Aricanduva, 5555 – Aricanduva, atrás do Shopping Aricanduva.

Antes do exame prático, o carro é vistoriado por um médico perito que checa se as adaptações estão de acordo com a deficiência constatada. Na CHN Especial está especificada a adaptação necessária para que o deficiente dirija em segurança.

Veículo AdaptadoALTERAÇÃO NA CHN

A maioria das carteiras especiais emitidas não está em sua primeira via. O que mais acontece são pessoas que já possuem habilitação que são acometidas posteriormente por algum tipo de deficiência. Em casos como esse é necessário que o condutor faça o mais rápido possível a alteração de sua CNH.

O processo exige um novo exame médico e prático que irá avaliar se o motorista é apto a dirigir nesta nova situação. O deficiente que circula com a carteira desatualizada pode ser multado, responder criminalmente por acidentes e ter sua carteira de habilitação apreendida.

Atualmente a sequência é a seguinte:

  • Inscrição na Autoescola
  • Exames médico e psicotécnico
  • Curso prático na Autoescola
  • Exame Prático no DETRAN (Antes do exame prático, o carro é vistoriado por um médico perito que checa se as adaptações estão de acordo com a deficiência constatada. Na CNH Especial está especificada a adaptação necessária para que o deficiente dirija em segurança.

ISENÇÃO DE TRIBUTOS

A condição de deficiente físico permite isenções de tributos na compra de veículos. Sérgio Rodrigues, 48 anos, taxista, é um dos beneficiados. “Poucas pessoas estão informadas sobre esse benefício. É uma grande facilidade para quem precisa de carro e é portador de deficiência”.

Com a CNH Especial em mãos, o condutor deve requerer em uma clínica credenciada autorizada a realizar o exame médico (lista disponível em http://www.detran.sp.gov.br) a emissão de um laudo para isenção e na Delegacia da Receita Federal uma Certidão Negativa de Tributos e Contribuições Federais (Veja como requerer as isenções de impostos para pessoas com deficiência na aquisição de veículos).

Para mais informações orientamos que o interessado procure a Delegacia da Receita Federal e a Secretaria da Fazenda.

DETRAN

Além de um setor que cuida exclusivamente da Carteira Especial de Habilitação, o DETRAN-SP possui instalações adaptadas para proporcionar atendimento eficiente as pessoas com deficiência.

Fonte: http://www.detran.sp.gov.br/

Obs. A diferença da CNH de uma pessoa não deficiente para uma pessoa com deficiência, é que logo atrás da carteira, no espaço observações, é especificado o tipo de carro adaptado que a PcD pode dirigir. Por exemplo, na minha carteira aparece o seguinte: ” veículo automático com direção hidráulica”. Se isso não constasse, eu não poderia dirigir. (Vera Garcia 26/01/2009)

Renovei minha CNH na semana passada, sou amputada do braço direito,e agora nas observações aparece o código D.F (Deficiente Físico), e não mais ” veículo automático com pomo giratório e direção hidráulica”. Fiz somente o exame médico e não precisei fazer a prova, porque já tinha feito. Vou renovar a carteira somente em 2015 (Vera Garcia – 20/02/2010).

Veja também nesse blog:

186 Comentários

  1. Denise disse:

    Infelizmente não moro na capital do meu estado, e no interior não temos Auto Escolas que possúão veículos adaptados. Outra questão é que sou deficiente e possúo motocicleta, infelizmente nem na justiça estou conseguindo obter minah habilitação. este processo já fazem 3 anos e eu continuo por aí nas ruas pilotando se habilitação. caso alguém tenha alguma sugestão, favor entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
    Denise de Sousa – Cachoeiro do Itapemirim – ES

  2. anjo e preto disse:

    Olá meu nome é Andréia e eu sou portadora de cancêr de mama retirei minha mama direita em 2008 e hoje tento tirar minha CNH mas ja reprovei duas vezes na baliza como faço para conseguir o direito de dirigir por favor me ajudem pois essas reprovas ja me deixaram muito mau.

  3. Rosangela disse:

    Vera, apesar de morar na Grande Vitória (capital ES),também não temos o suporte necessário para reivindicarmos muitas coisas, as auto escolas não possuem veículos próprios para a prova prática no DETRAN-ES, o próprio DETRAN se perde na desinformação ou falta dela.
    Sou PNE desde um acidente de trabalho em 1998(num curso de reciclagem de Basquete – professora e arbitra), que fora diagnosticado como torcicolo traumático no dia do acidente, posteriormente com exames mais específicos foi constatada hérnia de disco, que acarretou comprometimento da função física, apresentada sob a forma de Paresia dos membros superiores, predomínio do lado direito, minha aposentadoria é por invalidez acidente de trabalho (CID10-M47.8).

    Dei entrada desde abril para renovar a carteira e conseguir as isenções que dizem que por lei os PNEs tem. O DETRAN não aceita os laudos dos Médicos Credenciados, nem dos particulares que me atendem desde o acidente. A Receita Federal da mesma forma invalida toda a documentação (exames e laudos) apresentados. A receita diz ainda que só aceita laudos de médicos do SUS, como a empresa que eu trabalhava tem médicos próprio (SESI) e Plano de Saúde particular (UNIMED), não utilizei o do SUS, os médicos que me atendem são também registrados no SUS, entretanto jamais me atenderam por ele, não tenho nenhum prontuário relativo a isto no SUS, o que para a Receita Federal invalida toda minha documentação, já o DETRAN não aceita o laudo da Credenciada, alegando que não sou amputada nem perdi meus movimentos totalmente.
    Já pedi orientação ao Ministério Público através de denuncia, mas ainda não recebi esclarecimento algum sobre se tenho ou não o direito em tal reivindicação. Que é o que estou pedindo aqui para vocês. Preciso d uma luz. Meu contato [email protected]
    Rosângela Lima Barcellos – Serra – Espírito Santo.

    • eliana melli disse:

      Sou aposentada por acidente de trabalho ler-dort, tendinite, tendissonovite, hernia de disco cervical, fibramialgia, foi ao Detran BH, duas vezes, e a última eles pediram para eu fazer baliza num carro sem direção, não consequi por causa das dores, por favor me orientem sera que é preciso procurar o ministério público????????o que fazer????

      • Vera Garcia disse:

        Eliana,
        Será que eu entendi direito: os médicos do Detran pediram para você dirigir um carro sem direção hidráulica e câmbio automático com todo os problemas que você tem? É claro que você não vai conseguir dirigir. Na verdade você precisa de um carro com essas adaptações para fazer aulas práticas numa autoescola. Eu procuraria o Ministério Público.

    • Cristiano disse:

      Rosangela,

      Eu tive o mesmo problema no inicio deles não aceitarem o laudo de particular.
      Questão da receita: Como vc disse que seu médico é conveniado no SUS. Só pegar o modelo de laudo no site da receita federal e estadual, dar para o médico preencher. E ele carimbar com carimbo do SUS tendo seu número da matricula, ou colocar a mão se não tiver no carimbo.
      Relação ao detran, vc tem que ir numa autoescola e pedir avaliação médica especializada, qual vc passará por avaliação de dois médico. Estes
      lhe forneceram um laudo dizendo sua deficiencia e qual adptação que vc precisará.
      Assim, vc consegue resolver seu problema. Espero ter ajudado.

      Att.

      Cristiano

  4. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Olá Andréia!

    Você precisa praticar bastante a baliza para ter confiança.
    Porque você não contrata um motorista profissional e instrutor de autoescola, para que você possa fazer algumas aulas particulares. Já conheci pessoas que tinham certa dificuldade, contrataram estes profissionais e perderam o medo. Tente fazer isto, é uma sugestão.

    Abraços,

  5. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Rosangela,

    Você já conversou com um advogado a respeito disso? Após ler seu relato, percebe-se um jogo de "empurra-empurra".
    Infelizmente não tenho como ajudá-la. Certamente um bom advogado saberá o que fazer numa situação dessas.

    Abraços,

  6. Eliane disse:

    Tenho 4.0 de visão em ambos os olhos. Tirei CNH, sempre dirigi, nunca tive nenhuma multa e não tive problema nenhum até que fui tentar renová-la. Será que tenho direito à dirigir, uma vez que tenho consci~encia de minha deficiência e não pretendo dirigir em rodovias, mas apenas aos arredores de minha residência. Será que teria como eu conseguir o direito de continuar dirigindo?

  7. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Olá Eliane!
    Você já consultou os médicos do Detran? Eles, certamente, poderão dizer se você está apta ou não para dirigir um veículo. Agende um horário em uma clínica médica credenciada pelo DETRAN da sua cidade, caso ainda não tenha feito. Acredito que dessa forma você poderá esclarecer essa dúvida.

    Abraços,

  8. gerlan disse:

    ola mi chamo gerlan sou deficienti;eu gostaria de informaçoes pra q eu possa tira a cnh para moto,pos a unica moto q posso guia la e uma bis pos ela nao tem embreagem.ja procurei o detran para + informaçoes pedira me q eu procurasse uma auta escola, procurado a auto escola pedirao me q eu procurasse o detran;ai oq fasso ?

  9. lcd disse:

    roger.. gostaria de saber eu sou deficiente fisio sofri um acidente e perdi os movimentos da pernas e dos dedos da mao mexo braço normal gostaria de sabe como fasso pra tirar minha carteira de habilitação obrigado

  10. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Roger,
    Se você tem carteira de habilitação antes de sua deficiência,agora é preciso renová-la. É preciso procurar uma autoescola e passar por uma clínica médica credenciada pelo DETRAN da sua cidade, a fim de saber quais tipos de adaptações seu veículo deverá ter.

  11. joão motka disse:

    sou PNEs a 26 anos tinha habilitação que venceu em 1996 e foi perdida não tenho o numero do prontuário quero tirar outra no entanto as auto escola de Goiás não tem triciclo alegam que não hà demanda o Detran não aceita tirar no meu triciclo porque ele não e regularizado e se fosse regularizado não podia porque não e credenciado o que faço diante dessa situação me ajude sair dessa ok grato joão motoka.

  12. Emmanuel disse:

    quebrei minha perna esquerda a alguns anos atraz e ela nunca mais foi a mesma, tenho 7 parafusos e uma placa de platina na perna, esse ano consegui comprar uma carro mas tenho dificuldades em dirigilo pq minha perna esquerda doi apos um tempo, pois tenho que forcala para trocar as marchas. Gostaria de saber se eu me encaixaria no perfil para tirar uma carteira especial e poder trocar meu carro por um automatico.
    grato.

    • Adriana disse:

      Consegue sim…eu tbem quebrei minha perna direita, e consegui através do detran, cnh especial…o perito solicitou adaptação aceleração e freio manual…e direito aos descontos de ipi, ICMS e ipva. Boa sorte!

      • Ivan disse:

        Pode me informar seu e-mail Adriana, eu tenho haste de titânio e 5 parafusos na minha tíbia esquerda, não impossibilita meus movimentos, mas em viagens longas inflama meu joelho e dá uma sensação muito ruim nos locais onde tem parafusos, gostaria de tirar algumas dúvidas com você, obrigado!

  13. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Emmanuel,
    Primeiro você precisa ser analisado por um perito do Detran pra saber qual tipo de adaptação você necessita no carro. O Detran é um setor que cuida exclusivamente da carteira especial de habilitação. Com a habilitação em mãos, você poderá trocar seu carro por um adaptado e com direito as isenções de impostos.

  14. vitoria disse:

    Oi! Tenho deficiência auditiva, no entanto, uso aparelhos auditivos que melhoram minha audição. Eu gostaria de saber se posso ter direito a insenção de alguns impostos para aquisição de veículo (o veículo não precisa ser adaptado). Lembro que não tenho carteira de habilitação; penso em tentar adquirir cart. de habilitação (para dirigir carro e moto) mas, não sei se posso e se será melhor adquirir como deficiente ou como pessoa sem deficiência.

    • allan delon disse:

      corra atrás do seu beneficio nós moramos em um país onde se diz democrático onde as leis favorecem os mais fortes, mas a vitória é para aqueles que chegam até o fim. Você é igual a todos, você vai conseguir, vai em frente.

  15. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Olá Vitória!
    Por enquanto ainda não houve a aprovação do projeto do senador Marcelo Crivella, que isenta de IPI a compra de carro por pessoas com deficiência auditiva. Veja esse link: http://www.deficienteciente.com.br/2011/01/projeto-isenta-de-ipi-compra-de-carro.html

    Seria interessante você ter uma carteira de habilitação especial. Porque quando esse projeto for aprovado, ele será concedido somente às pessoas que possuirem esse tipo de habilitação

  16. JULIO disse:

    EM 2006, COMECEI A TIRAR HABILITACAO DE MOTO E CARRO, NO INTERIOR DE MINAS GERAIS NO PROCEDIMENTO NORMAL, TIVE UM PROBLEMA AO NASCER E UMA DE MINHAS PERNAS É MAIS FRACA QUE A OUTRA, É A PERNA DIREITA. NO EXAME PSICOTÉCNICO EU NÃO CHEGUEI A COMENTAR E ELES TAMBÉM NÃO ME PERGUNTARAM SOBRE ISSO, E POR FALTA DA POUCA INFORMAÇÃO, EU FIZ OS EXAMES E PASSEI, TAMBEM NO TEORICO, POREM NA HORA DA PRATICA TIVE DIFICULDADES SERIAS E OS INSTRUTORES DISSERAM QUE EU ERA RUIM. A POUCO TEMPO FIQUEI SABENDO DA HABILITACAO ESPECIAL, POREM JA PERDI A MINHA PAUTA, PENSEI EM ENTRAR NA JUSTICA PARA TENTAR DE NOVO, SEM TER QUE REPETIR TUDO E TER MEUS DIREITOS GARANTIDOS. SE ALGUEM PODER ME AJUDAR COM SUGESTOES

  17. JULIO disse:

    oi pessoal hj dei uma sugestao de reportagem sobre como tirar a habilitacao especial, para o pessoal do jornal nacional, vamos rasgar o verbo para ver se nossos direitos sao respeitados,,, espero que eles atendam

  18. Anonymous disse:

    Olá…

    Tive cancer de mama em 2004 e foi preciso realizar mastectomia total à esquerda, com remoção de nivel 1 de linfonodos.
    Tenho carteira de habilitação há 30 anos e tenho conseguindo dirigir veiculo normal.
    Posso me beneficiar da compra de um veículo com as isenções de tributos?
    Como devo proceder para troca de carteira por especial?
    Existe exame físico?
    Atenciosamente,

    Carmen

  19. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Julio,
    O que significa "perdi minha pauta"?
    Você precisa renovar sua carteira de habilitação. Procure uma autoescola. Eles encaminharão você a uma clínica médica credenciada pelo DETRAN da sua cidade, a fim de saber quais tipos de adaptações seu veículo deve ter.

    Faço votos que a Rede Globo atenda sua sugestão.

    Abraço,

  20. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Olá Carmen!
    Primeiro você precisa renovar sua carteira de habilitação. Você passará pela avaliação de um médico cadastrado pelo Detran, que provará sua mobilidade reduzida. Você pode levar para esta avaliação exames que já comprovem a doença. Dê uma olhada nesse link:

    http://www.motorclube.com.br/materias/mastectomizadas-tem-isencao-de-impostos-na-compra-de-carro-novo-.aspx

    Mulheres mastectomizadas têm isenção de impostos na compra de carro novo.

    Um abraço,

  21. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Olá Gislene,
    Para obter essas informações você precisa entrar em contato com uma autoescola ou CFC, na sua cidade, que possua veículo adaptado.

    Abraço,

  22. Anonymous disse:

    Daniele

    Gostaria de saber como proceder em questão quanto tirar a primeira habilitaçao se não apresentar dificuldades p/ dirigir carro em caso da deficiência se seria necessario a habilitaçao ser especial em questão carro e moto pois estou prestes realizar exame carro no qual nao tenho dificudades em freiar ou troca marcha nada ja que apresento uma pequena paralisia lado direito com atrofia membros, porem dei inicio aulas moto na qual tive para por dificuldade em freiar, minha habiltaçao não esta com entrada p/ deficientes gostaria de saber o que fazer agora p/ altera-la em questão moto .

    desde já muito obrigado

    Interior SP Americana

  23. Tatiana gomes disse:

    Olá Vera, td bem…

    Tenho artrose no joelho esquerdo e rompimento de LCA aos 42 anos de idade. Infelizmente não há mais o que fazer , apenas protese aos 60. Tenho agora grande dificuldade em diriger devido a dores. Minha dúvida é:se conseguir a carteira de habilitação especial perderei a carteira de moto?
    abs

    Tatiana

  24. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Oi Daniele!
    Quem tem que avaliar o seu caso a respeito da obtenção de uma CNH especial ou não, é a banca examinadora do Detran da sua cidade. Com certeza eles poderão orientá-la se o seu carro ou moto necessita de alguma adaptação. Veja na sua autoescola a possibilidade de você passar por uma clínica médica credenciada pelo Detran.

    Abraço,

  25. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Olá Tatiana!
    Infelizmente não tenho informações a respeito de CNH de moto. No entanto sugiro que você entre em contato com uma autoescola para receber todas as orientações.

    Abraço,

  26. Marcio disse:

    Tenho 36 anos, recentemente um médico me deu um laudo para sequelas de pé torto congênito e outras especificações para que eu pudesse conseguir um emprego como PNE, a primeira médica do trabalho que me avaliou disse que realmente eu tenho uma limitação, mas eu já tenho CNH que tirei normalmente, sem precisar passar por banca especial, ela disse que se eu quiser me enquadrar, teria que reter minha CNH para que eu tirasse outra como PNE. Tenho que pagar por tudo novamente? Passar por todos os exames novamente? Obrigado pela atenção.

    MARCIO

  27. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Marcio,
    Você precisa renovar sua CNH. Você deverá fazer um novo exame médico e prático para avaliar sua nova situação. Procure uma autoescola na sua cidade cidade que atenda pessoas com deficiência, afim de obter mais informações.

  28. Araújo disse:

    Gostaria de saber sobre a 1a. (primeira) habilitação. Resido em uma cidade do interior que não dispõe de autoescolas com veículos adaptados. Poderia me inscrever para realizar os testes teóricos e exames médicos, e, posteriormente, realizar as provas práticas quando adquirir o veículo novo adaptado? Não tenho carteira de motorista, e, é exigência para a aquisição com isenção. Como proceder? Agradeço pela informação.

    • Vera Garcia disse:

      Araújo,
      Na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, uma delegada de Circunscrição Regional de Trânsito afirmou não haver problema em que a pessoa com deficiência realize seus exames em seu próprio veículo adaptado, uma vez que é difícil atender os diferentes tipos de especificações em decorrência dos diversos tipos de deficiência.
      Parece que existe um convênio do CONFAZ que permite que a PcD compre um veículo com as adaptações necessárias para realização da parte prática do processo, com isenção de
      I. C. M. S. Veja o link abaixo:
      http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz/Convenios/ICMS/2007/cv003_07.htm
      Procure se informar melhor no Detran de sua cidade.

  29. NATALIA FERREIRA BADAN disse:

    vencendo os 3 anos da compra do carro com as isencoes na compra do outro carro e necessario renovar a habilitacao sem estar vencida o exame medico.

  30. Ana Cristina Sabino disse:

    Oi, Vera eu tirei carteira de habilitação faz 11 anos em Rio Preto e tive 2 carros da Honda adaptados para minha deficiencia e foi muito bom e é uma independencia muita grande e umn direito de ir e vir para qualquer lugar. Uma otima semana para vcs tds

  31. Fabio disse:

    Olá, sou do Paraná e possuo um problema visual, além de astigmatismo e miopia, daqui a alguns dias irei corrigir mas mesmo assim minha visão não ficará 100%, meu limite será de 20/70 nos testes de visão. Tenho todas as outras aptidões pra passar nos testes de auto-escola, menos no oftalmológico. Será q se eu conseguiria a CNH especial? Se sim, como devo proceder? Obrigado.

    • Vera Garcia disse:

      Fábio,
      Quem pode assegurar isso a você é um médico do Detran.
      Procure uma autoescola na sua cidade cidade que atenda pessoas com deficiência, afim de agendar um exame médico.

  32. Manoel Araujo disse:

    Tenho dificiência auditiva moderada posso ter o beneficio que todos deficentes tem. quais são os beneficio que posso ter?

  33. leandro disse:

    Olá moro em Teresina Piauí tive a informação de uma auto escola aki que o processo para tirar a cnh especial é demorada por que a auto escola não disponibiliza carro adaptado e o detran tem apenas um para toda a cidade causando assim uma longa fila de espera. minha dúvida é se posso conseguir um carro adaptado emprestado por exemplo e usá-lo durante as aulas práticas.

    • Vera Garcia disse:

      Leandro,
      No Estado de SP sei que isso é possível, mas no Piauí não tenho essa informação. Você já perguntou isso em alguma autoescola da sua cidade?

  34. Vera Garcia disse:

    Manoel,
    Por enquanto, até onde sei, não há isenções de impostos para pessoas com deficiência auditiva na aquisição de veículos.
    Se algum leitor souber de algo novo, deixe um comentário, por gentileza.

  35. LUCIANE PEREIRA AVANZI disse:

    OLÁ! MEU NOME É LUCIANE, TENHO 44 ANOS E SOU PORTADORA DE BAIXA VISÃO DESDE OS 24 ANOS.PRECISO DE AJUDA PARA OBTER MINHA CARTEIRA OU IDENTIFICAÇÃO DE PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS.NUNCA CONSEGUI SABER COMO DEVERIA PROCEDER.SOU CASADA,MÉDICA VETERINÁRIA E COM MUITA DIFICULDADE TENHO VENCIDO MUITAS BATALHAS. FIQUEI MUITO FELIZ AO DESCOBRIR ESTE BLOG POIS CREIO QUE ESTIVE SOZINHA COM MINHAS DIFICULDADES ATÉ HOJE.POR FAVOR ENTREM EM CONTATO COMIGO PARA QUE EU POSSA VIVENCIAR A VERDADEIRA INCLUSÃO SOCIAL E CONHECER MELHOR A ACESSIBILIDADE .AGUARDO E DESDE JÁ ..AGRADEÇO.

    • Vera Garcia disse:

      Olá Luciane! Obrigada!
      Sugiro que vá até uma autoescola que ofereça serviços à pessoas com deficiência. Eles darão a você os encaminhamentos necessários. Certamente a primeira providência é encaminhá-la a uma clínica médica credenciada pelo Detran.

      Abraços,

    • Joice disse:

      Luciane, vc mão está sozinha. Também sou portado de visão subnormal, enfrentei inúmeras dificuldades e preconceitos. Hoje também sou médica, especializada em cardiologia e também descobri que poderia ter minha CNh. Infelizmente ainda não encontrei uma auto escola especializada no nosso problema, mas garanto que se houver, irei conquistar meu direito. Se vc souber, por favor me avise.
      Se nada nos abalou até aqui, não podemos parar, não é mesmo??

  36. hilton disse:

    Tenho cid F20.0 esquizofrenia , faço tudo normal dirigo tenho CNH comum a 15 anos. gostaria de saber se posso trocar a CNH para especial alguém sabe me dizer.

    • Vera Garcia disse:

      Olá Hilton!
      Seu caso é o mesmo da Fernanda. Quem poderá confirmar essa questão é o médico do Detran. Procure uma clínica credenciada e autorizada pelo Detran para realizar o exame médico. Geralmente o endereço dessas clínicas é fornecido pelas autoescolas.

    • Sohail disse:

      Galera estou aqui para contar minha experiência fiz o exame em Guarulhos dia 09/02 e hoje 14/02 descobri que fui APROVADO caralho, nem acredito que me livrei desse problema. Assim como muitas pessoas aqui, nunca tinha pegado num carro (nunca precisei) e aprendi na raça apenas com as 20 aulas obrigatórias da autoescola. No dia do exame estava nervoso assim como todo mundo, mas a prova é muito fácil, o que estraga é realmente o nervosismo. E detalhe: ainda deixei o carro morrer uma vez no percurso. As dicas que dou são as seguintes: sei que já disseram, mas não pode ficar nervoso, o fiscal entra no carro emburrado e faz vc ficar nervoso justamente pra testar sua habilidade de controlar o carro em situações que te deixariam nervoso. Depois, tente deixar pra fazer a prova por último, porque é quando tem menos tráfego e é quando todo mundo já fez a prova. Muitas vezes você faz a prova junto com um monte de pessoas, ai se um carro na sua frente morrer você será obrigado a parar também, ai entra o risco de você deixar o carro morrer ou cometer qualquer outro erro. Depois, mostre para o fiscal que você realmente sabe o que está fazendo, mexa bastante nos retrovisores do carro, ajuste tudo, dê setas para todos os lados corretamente, mostre que você leu as placas de sinalização, entre em cruzamentos com cuidado e olhando para os dois lados mesmo quando não há placas de parada obrigatória e demonstre respeito. Mesmo que você cometa erros e que não exceda a pontuação máxima de 3 pontos, tudo isso conta bastante. Errar acontece, até mesmo com motoristas experientes (deixar morrer o carro por exemplo), mas é seu autocontrole e respeito que contam muito, pois mostra que mesmo cometendo alguns erros você poderá aprender e se aperfeiçoar mais quando tiver a carteira. O limite de pontuação existe apenas para reprovar candidatos que cometem erros graves. Erros pequenos são perfeitamente admissíveis. Outra dica é treinar muito controle de embreagem nas subidas. A dica é usar freio de mão, pois é mais fácil e seguro. Além disso mostra que você tem noções de mecânica, porque fazer controle com embreagem desgasta o carro e o disco de embreagem. A baliza então nem se fale treine muito. O que me salvou foi a baliza, porque embora tenha deixado o carro morrer, fiz a baliza perfeitamente, na primeira tentativa e bem rapidamente, dentro dos limites da baliza e do meio fio da calçada. AH E O MAIS IMPORTANTE, NÃO PAGUEM QUEBRA, POIS ISSO SÓ ALIMENTA A CORRUPÇÃO E ROUBALHEIRA. É POR ISSO QUE O TRÂNSITO ESTÁ CHEIO DE CRIMINOSOS. DEPENDE DE NÓS MUDAR ISSO. Boa sorte para todos.

      • Prova nesta quinta. disse:

        Sohail, vc sabe dizer o percurso? Pq sou de outra cidade e faço o exame nesta quinta. Não faço menor idéia de qual seja e estou preocupada com isso. É o mesmo para PNE e não PNE? Obrigada!

  37. Fernanda disse:

    Boa noite,

    recentemente tive um câncer de rim que resultou na nefrectomia radical esquerda, você sabe se isso me qualifica para a cnh especial?

    Grata, Fernanda

    • Vera Garcia disse:

      Olá Fernanda!

      Quem poderá confirmar isso é o médico do Detran. Procure uma clínica credenciada e autorizada pelo Detran para realizar o exame médico. Geralmente o endereço dessas clínicas é fornecido pela autoescola.

  38. gilberto do arte castilho disse:

    Sou deficiente físicoco quero obter cnh especial p ter descontos…

  39. Vera Garcia disse:

    Olá Gilberto!

    Algumas orientações para você obter a CNH, estão no post acima. Para maiores informações procure uma autoescola que atenda pessoas com deficiência.

  40. Amarido disse:

    Boa tarde,
    Não consegui visualizar as montadoras que investem na inclusão de PNE.
    Sou amputado perna esquerda, tenho CNH B quero mudar para D ou E.
    Na comissão de exames especiais fui informado que a legislação não
    permite, estava fuçando na internet achei seu site, seria possivel me dar
    maiores informações. Gostaria tambem de saber se ha isenção para adquirir
    caminhão?
    No aguardo
    Amarildo

  41. andreia disse:

    Olá, estou fazendo uma pesquisa e gostaria de saber se alguém poderia me passar um número oficial de cadeirantes no estado de Sp ou onde posso obter esta informação. Obrigada pela ajuda!!!

  42. Vera Garcia disse:

    Olá Andreia!
    Entre em contato com o pessoal da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
    Esse é o link: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/

    Abraço,

  43. edetr disse:

    SOU DEFICIENTE FISICO.
    TIREI RECENTEMENTE A CNH ESPECIAL PARA CARRO AUTOMÁTICO.
    MORO NO RIO GRANDE DO SUL, E TENHO ISENÇÃO DE IPVA.
    VOU ME MUDAR PARA O RIO DE JANEIRO.
    QUERO SABER SE O DETRAN DO RIO DE JANEIRO VAI ACEITAR MEU LAUDO MEDICO OBTIDO NA CLINICA DO DETRAN DO RIO GRANDE DO SUL.
    MINHA CNH É VALIDA ATÉ O ANO DE 2016. SERÁ QUE TEREI QUE RENOVÁ-LA NO RIO DE JANEIRO?

  44. Graça Cardoso disse:

    Oi a todos
    Estou em fase de entrar na auto escola e treinar para fazer o exame prático.
    1) peguei uma carta do meu médico informando minhas limitações com CID
    (tenho artrose e necrose na cabeça do femur) esquerdo , depois que sofri um acidente a 4 anos atrás , coloquei 3 pinos, daí pra frente só piorei.
    Tem médicos que só dão a carta (laudo) depois de fazer curirgia ( no meu caso) substituição total do quadril (prótese), mas não o farei neste momento, não estou com indicação imediata (um dia com certeza).
    Levei este laudo no Detran (clinica), e não tive qualquer estresse, a médica pediu para olhar tudo, o local da cirurgia, os exames (ressonância) e RX, mas foi muito atenciosa e me deu boa dicas, aprovou o laudo.
    Depois psicotécnico, também foi tranquilo, apesar de bastante páginas.
    Já sai carimbada de lá (deficiente fisico, chocou um pouco).
    Mas são nossos direitos, terei apenas carro automático, pois o problema é na perna esquerda.
    Depois de tudo vá numa agência de carro, procure ” vendas diretas”, lá o despachante faz tudo de graça…
    Espero ter ajudado , pois estou pesquisando na Net também

  45. Jeronice disse:

    Li alguns dos depoimentos e quero externar minha indignação sobre o detran PR,sou deficiente fisico e qd fui tirar minha cnh o detran não pediram exame nem perguntaram nada sobre deficiência depois de 14 aulas práticas é que viram que eu precisava de carro especial, então queriam que eu pagasse tudo novamente resumindo perdi tudo porque aqui em Curitiba no Detran é um empurra para o outro e ninguém faz nada, depois de 5 anos voltei para tentar novamente e mais uma vez o Detran fez serviço de porco e novamente vou ter que entrar com outra ação contra esses incompetentes.

  46. allan kardec disse:

    Eu sou deficiente físico não tenho a perna direita eu posso tirar a carteira de habilitação ?

  47. Custodio J. Neto disse:

    Ao ser avaliado visualmente pela junta médica DETRAN/MS dia 10/08/2011, fui considerado inapto, no momento tentei argumentar sobre possivel adaptação sugerida pelo instrutor do Detran/MS, os três prof. médicos disseram que o veículo do órgão para aulas práticas com instrutor não está adaptado para o meu caso e a Legislação de Trânsito Vigente do MS, não permite casos como o meu e não posso ter CNH. SOU INAPTO. Estou recorrendo ao CETRAN/MS.

  48. LUCAS RIBEIRO disse:

    EU TENHO HABILITAÇÃO NORMAL FAZ 10 ANOS.
    JÁ DEI ENTRADA NO DETRAN PARA CNH ESPECIAL, JAÁ LEVEI OS LAUDOS E FOI APROVADO PELA PERÍCIA DO DETRAN QUE ME ENCAMINHOU PARA A AULA PRÁTICA.
    TENHO COMO CANCELAR E CONTINUAR COM MINHA HABILITAÇÃO NORMAL??
    POIS OS VALORES DOS VEÍCULOS SÃO MUITO ALTOS FORA DO MEU ALCANCE.
    OBRIGADO!!

    • Vera Garcia disse:

      Acredito que sim, Lucas.
      Você não tem obrigação de comprar um veículo novo, após conseguir a habilitação especial. Se preferir, pode comprar um carro mais simples e fazer as adaptações de acordo com suas necessidades.

      Abraço,

  49. leocádia silva farias disse:

    Meu nome é Leocádia, tive cancer de mama aos 31 anos, fiz quadractomia,isto é retirei um quarto da mama fora, fiz esvaziamento de axcilas,isto é foi retirados os linfolidos, toda defesa do braço.dirijo a 10 anos. Ainda não tinha carteira de moto,quando fui fazer os exames a médica descobriu que o meu braço não tinha força suficiente para pilotar moto,descobriu depois que eu fiz o teste de força dos braços. A clinica me deu o laudo como deficiente fisico, fui a vitória fazer a prova, como eu não fui com carro adaptado o médico não autorizou a minha carteira especial, e agora como devo agir? procurar de novo a clinica ou apresentar esse laudo em outra cidade.obs:apresentou no braço direito outro nódulo devido forçar muito o braço esquerdo.

  50. pedro luiz disse:

    Olá eu sou pedro deficiente auditivo, eu gostaria saber se é possivel tirar carta de motorista de caminhão? pq eu tenho carta de categoria b super tranquilo.

  51. Andrea Mamede disse:

    Gostaria de saber se o câncer de pele está incluído na aquisição de habilitação especial.

  52. Bruno disse:

    Olá tenho uma deficiência congênita que foi parcialmente corrigida com cirurgia,mas tenho muita dificuldade para andar,tenho habilitação normal e tambem dirijo carro sem ser adaptado será que consigo a isenção mesmo podendo dirigir um carro normal.

  53. FERNANDO C. DA COSTA disse:

    POR FAVOR GOSTARIA DA SUA AJUDA?
    TIVE UM ACIDENTE DE TRABALHO A 13 ANOS, ONDE TIVE DOIS DEDOS DA MÃO DIREITA AMPUTADOS, 1 ª PERGUNTA SOU UM DEFICIENTE? 2 SERÁ QUE CONSIGO RETIRAR CARRO COM DESCONTO?

    • Vera Garcia disse:

      Boa noite, Fernando!
      Quem poderá confirmar essa questão é o médico do Detran. Procure uma clínica credenciada e autorizada pelo Detran para realizar o exame médico. Geralmente o endereço dessas clínicas é fornecido pelas autoescolas.

  54. sergio disse:

    Sou deficiente fisico (PERNA DIREITA AMPUTADA) já tenho CNH mais de 10 anos, queria saber se posso colocar carteira REMUNERDA para dirigir táxi adaptado. obrigado.

  55. Claudio disse:

    Boa tarde,
    Em 2008 sofri um acidente onde cortei o nervo ulnar da mão direita. Após cirurgia restabeleci a ligação do nervo, porém perdi parte da força da mão, sensibilidade e alguns movimentos, o que dificulta um pouco a direção de carros sem direção hidraulica, e trocar marchas no câmbio.
    Será que isso pode ser considerado uma deficiência fisíca? Eu tenho direito a habilitação especial?

    • Vera Garcia disse:

      Acredito que sim, Claudio. Pois terão direito a isenções de impostos pessoas com deficiência que necessitam de carro adaptado. Seria interessante você passar por uma avaliação médica especial, no caso a junta médica do Detran, que irá determinar o tipo de carro que você pode dirigir.

  56. marcus vnicius de l. araujo disse:

    Olá,tudo bem meu nome é marcus,estava tirando minha habilitação normal, ja fiz exame médico,curso no cfc (a) e a prova escrita e tive sucesso em todas,mas sofri um acidente de carro e tive meu braço direito amputado.como faço para mudar minha habilitação para uma habilitação especial,quais são os procedimentos?

    • Vera Garcia disse:

      Boa tarde, Marcus!

      O processo exige um novo exame médico e prático que irá avaliar se o motorista é apto a dirigir nesta nova situação. A pessoa com deficiência que circula com a carteira desatualizada pode ser multado, responder criminalmente por acidentes e ter sua carteira de habilitação apreendida.

      Seria interessante você conversar com o responsável pela autoescola e explicar toda situação para que não precise pagar novamente pelo exames.

      Atualmente a sequência é a seguinte:
      • Inscrição na Autoescola
      • Exames médico e psicotécnico
      • Curso prático na Autoescola
      • Exame Prático no DETRAN (Antes do exame prático, o carro é vistoriado por um médico perito que checa se as adaptações estão de acordo com a deficiência constatada. Na CNH Especial está especificada a adaptação necessária para que o deficiente dirija em segurança.

  57. Emanuel Jesus de Almeida Junior disse:

    Oi td bm? sou deficiente auditivo, é possível fazer a carteirinha apenas no interior de Pernambuco? ou então ir no Detran_PE principal pra receber as informações. pois é minha primeira vez pra fazer a carteirinha, mas já sabia dirigir moto e carro, deste 18 anos, mas agora tenho 27. fiquei preocupado pq moro longe de casa!!! entende? por conta de trabalho, tenho todos os exames históricos de Deficiencia auditiva deste q nasci, e até hoje!!! será q isso vai me ajuda? como fazer passo-a-passo. obg pela informação.

    • Vera Garcia disse:

      Olá Emanuel! Entendo sua preocupação…
      Procure o Detran da sua cidade, lá eles passarão todas as informações que precisa.

      • Olivia disse:

        Eu tô lascada, fiz o exame prático hoje dia 26/10 mas nem passei, fiz as aulas e tal várias balizas, estava perfeito, não errava uma vez, ai no dia do exame a pressão psicológica que o cara fez acabei não passando, deixei um pouco distante da guia, ele disse que eu tinha 3 chances pra fazer a baliza, na primeira eu mal entrei ele disse que tava distante, volta e faz de novo, a segunda ele disse que já era a terceira entendi nada ai ele me desesperando que a seta apagou quando eu esterci o volante no final acabei deixando distante, que ódio. um absurdo eles bloquearem a pessoa para poder remarcar. vários dias depois fiz hoje 26/10 e estou bloqueado até 10/11, a partir desse dia que posso remarcar e isso já se passa 1 semana atá a data de remarcar e o dia do exame, agora soma tudo esses dias, mais da metade de um mês que estaria sem pegar ao volante, é óbvio que vai estranhar por exemplo pegar o carro de primeira vista e já subir uma subida da P*rra e parar no alto e voltar andar com ele, eu deixo cantar pneu mas não deixo morrer, isso envolve habilidade coordenação motora, rsrs, mas o pior mesmo é pagar R$ 100 para remarcar, ai chega tipo umas 7:30 da manhã e termina quase 11:30 se for igual foi hoje comigo que devia ter quase 40 carros de auto-escola e várias pessoas para fazer o exame, e os caras estão lá pra reprovar mesmo, tive sorte de completar o percurso, vi muitos descerem do carro na subida e irem sentar no banco de passageiros. O que estão fazendo não significa que haverá segurança no trânsito alguém pode passar na prova prática na rae7a e dirigir alcoolizado por exemplo. Tá dificil, me sobraram 2 opções, pegar o carro do meu pai pra treinar em locais com pouco movimento, sem licença para dirigir, para não esquecer o que já aprendi até 9 o dia do novo exame ou ver esses esquema que tem de quebra, se eu tivesse tempo e dinheiro o que é dificil eu não ligava de remarcar toda vez esse exame prático, mas também ninguém é otário e tudo tem limite. No Brasil, com dinheiro posso todas as coisas e nesse país quem tem dinheiro não andará em trevas.

  58. Avana Helena disse:

    Se eu entrar na justiça você acha que ganho a questão, a respeito da minha carteira de habilitação eu preciso e não tenho como me deslocar de uma cidade pra outra moro em Picos PI, e só a quase 400 km na capital Teresina PI é que tem auto escola adaptada.

  59. sandra disse:

    OLÁ VERA COMO VOCÊ SABE UM DA MINHA HISTÓRIA EU PRECISO MUITO DE UM TRANSPORTE ADAPTADO MAS COMO MORO EM CIDADE PEQUENA NÃO SEI COMO CONSEGUIR E QUEM PROCURAR.

  60. marcelo disse:

    Olá, eu tenho hailitação normal há 10 anos, porém de 7 anos para cá desenvolvi 5 hérnias na coluna lombar, 2 protusões na cervical e 2 na torácica, todas sem condições de operar pois teria sérios problemas na recuperação sem garantia de êxito, tenho limitação de força e dores fortes na perna esquerda que me impossibilita de usar a embreagem, minha dúvida é a seguinte: meu médico pode fazer a solicatação de habilitação especial para deficientes?? com isso posso comprar um carro adaptado para isso com a isenção dos impostos?
    agradeço a ajuda.

    • Vera Garcia disse:

      Boa Tarde, Marcelo!
      Neste caso, é necessário obter o laudo da Receita Federal assinado por um médico credenciado ao SUS (Sistema Único de Saúde) descrevendo seu tipo de deficiência. Após isso você deverá passar por uma avaliação médica especial, no caso a junta médica do Detran, que irá determinar o tipo de carro que você pode dirigir.

  61. joao paulo disse:

    Olá e se a pericia determinar q eu só posso dirigir carro automático e eu alegue q eu consigo conduzir carro com câmbio normal sem nenhuma dificuldade o q ocorre…

    • Vera Garcia disse:

      Olá João Paulo!
      Se isso ocorrer, você perde o direito as isenções de impostos. Visto que a pessoa com deficiência física tem direito as isenções quando necessita de um carro adaptado. Ou seja, se a deficiência não produz dificuldade para dirigir um carro, a pessoa não pode requerer as isenções.

  62. Junior disse:

    O site do Detran é o último recurso que podemos pesquisar, pq até hj não achei exatamente nada.

  63. Junior disse:

    Tenho MONOPARESIA ah 7 anos, e quando passo pela junta médica do detran, é vergonhoso o que os médicos fazem. Pelo fato de ter a mobilidade na perna, eles dizem em claras palavras que nao preciso desse beneficio, e que não assinarão a liberação.
    Em claras palavras, É HUMILHANTE.

  64. adriana disse:

    Há um ano sofro com um problema chamado de distonia mioclonica generalizada idiopatica que suspeita -se ser genético e herdado de meu pai, ainda não consegui realizar o exame de mapeamento genético para ter um diagnóstico preciso… bom esse problema é como se o cérebro mandasse descargas elétricas para os nervos e então tenho contrações musculares no corpo todo e movimentos involuntários…. o problema é que tenho 30 anos e as crises como costumo dizer veem sem avisar e sem ter hora para acabar… porém quando estou sem crise tenho uma vida “normal” com pouquissimas limitações, quero muito poder voltar a trabalhar e então gostaria de saber como faço para conseguir a carterinha de DF para tentar uma vaga no mercado de trabalho como DF já que caso seja necessário me ausentar da empresa terei a compreensão dos mesmo. Aguardo retorno.
    Obrigada.

    • Vera Garcia disse:

      Boa noite, Adriana!
      Não tenho conhecimento a respeito de uma carteirinha de pessoa com deficiência. Mas seria interessante você ter um laudo médico com informações sobre seu problema. Seu médico particular pode fazer esse laudo.

      Abraços,

  65. Ronaldo disse:

    Sou deficiente auditivo de perda moderada pra severa eu tenho os mesmo direitos no caso de carteira de habilitação especial ou posso continuar com a normal?

    • Vera Garcia disse:

      Assim como uma pessoa que usa óculos,há um registro dessa deficiência na CNH, acredito que o mesmo se aplique no seu caso. Os médicos do Detran descrevem o tipo de deficiência no laudo médico, e posteriormente essa descrição constará na CNH.

  66. marle pestana disse:

    Tenho artrite reumatóide mas meu maior sonho é ter minha cnh o que faço pra tirar? me ajudem por favor.

  67. jussara disse:

    É EU GOSTARIA DE SABER PORQUE NINGUEM ME RESPONDE. PORQUE SÓ OS DEFICIENTES AUDITIVOS SAO REJEITADOS ELES TEM O MESMO DIREITO QUE TODOS.

  68. Preciso de ajuda para conseguir uma auto escola pra deficiente físico, pois eu quero ter a minha CNH; porém na minha cidade BARRETOS/SP interior não tem auto escola especializada; e nós deficientes físicos cadastrados, somam 11000 pessoas mais ou menos, fora as que não estão cadastradas, a quem ou onde eu posso recorrer pra q/ tenha na minha cidade uma auto escola pois a cidade é turística atende também as cidades da região! E eu não tenho condições nem financeira e nem quem me leve até outra cidade pra q/ eu tire a minha CNH; pelo amor de Deus se alguém puder me ajudar eu agradeço muito……Obrigada.

  69. Ronei disse:

    Sou deficiente físico, com sequela de poliomielite, tive a perna direita afetada com alguns movimentos restritos, dirijo desde os 18 anos com carteira de habilitação sem restrições, 5 anos atrás comprei um veículo com isenção de IPI e IOF, não obtive o ICMS pois meu veículo não tem qualquer adaptação. Na época passei pela junta do Detran RS e realizei testes práticos compro- vando que não necessito de adaptações. Agora já estou com nova consulta agendada no detran. Não necessitando de adaptação tenho como obter todos os descontos IPI, IOF, ICMS, IPVA.
    A 5 anos atrás fui informado que não iria receber todos os descontos, gostaria de saber como está hoje em dia, se o veículo tem que ser adaptado para que sejam obtidos todos os descontos?
    Obrigado, Até mais.

  70. Daniel disse:

    Sou deficiente fisico e tenho uma caminhonete grande que prescisa de carta c queria saber como e onde eu tiro a carta c ?

  71. apenas eu disse:

    Olá
    Sou portador de baixa visão devido ao albinismo, jamais tentei adquirir uma cnh pois nunca encontrei na legislação qualquer possibilidade de utilização de auxílios óticos para dirigir, como ocorre em vários países. Por gentileza gostaria de saber se a legislação brasileira permite (ou sabe o que é) o uso de auxilios óticos para dirigir?

    P.S tenho boa pigmentação retiniana, sem fotofobia, nistagmo de baixa amplitude e frequência, realmente não acredito que os testes de snellen possam indicar a AV pois não vivencio as mesmas dificuldades relatadas por colegas com a mesma AV.
    Desde já grato.

  72. Rafael disse:

    Olá,a cerca de um ano sofri um acidente e rompi o acetabolo,passei por um ato cirurgico onde fiz uma total de quadril, e tenho muita dificuldade e movimento limitados na perna esquerda,seria minha primeira carteira de habilitaçao e o meu primeiro carro nesse caso e possivel conseguir,a CNH, ou e preciso passar solicitar o laudo de portador de necessidades fisícas, me ajudem sou totalmente leigo nesse quesito. Grato.

    • Vera Garcia disse:

      Rafael,
      Primeiro você precisa tirar sua carteira de habilitação especial.Procure uma clínica credenciada e autorizada pelo Detran da sua cidade para realizar o exame médico. Lá eles dirão se você necessitará de um carro adaptado ou não.

  73. Fabio Gomes Sousa disse:

    Olá, sou candidato portador de necessidades especiais, já avaliado por várias bancas de concursos públicos e aprovado. A minha lesão é da falta de articulação no membro inferior esquerdo. Já passei pela junta do Detram MG por Três vezes e o resultado é que eles constatam que sou portador sim mas acreditam que sou apto a dirigir um veículo sem adaptações. Dirijo até hoje pois preciso e esta situação adquiri já há 15 anos após um acidente automobilistico, mas a sequela me atrapalha. devo tentar um recurso administrativo junto ao Diretor do Detran MG antes de entrar com uma ação judicial? Possuo laudo médico e inclusive a negativa do Detran.
    Atenciosamente
    Fábio

  74. fernanda mateus disse:

    Vera Garcia boa noite. eu gostaria de saber como faço para tirar a minha carteira de habilitação pois já fui em duas auto escolas que abriu no meu bairro nossa senhora de fatima.As auto escolas que abriu não tem para deficiente fisico. nós deficientes não podemos tirar a nossa carteira de habilitação porque não temos auto escola para nós.

  75. Rógerson disse:

    Olá pessoas, estive pesquisando e vi relatos de tentativas negadas pela SpTrans, a pessoas portadoras de Visão Monocular (Cid H54.4) isto pode ser adotado realmente pela Empresa?

  76. curiosa disse:

    Oi, tenho artrose no joelho esquerdo, já passei por 2 cirurgias, e a indicação há mais de 10 anos é que a proxima será de protese total…. com esse diagnosticos e prognostico confirmado por 4 ortopedistas resolvi poupar ao maximo o joelho, para atingir uma idade acima de 65 anos para tal cirurgia e desde 1999 tenho carro automatico… A minha questão é, para tirar a CNH de deficiente fisico tenho que fazer todos os exames de habilitação novamente? Renovei minha carta após a 2a. cirurgia e devo renov-la em 2013, mas não gostaria de ter que gastar com aulas para carro adaptado, pois já uso isso, e acho dispensável… como devo proceder?

  77. Vera Garcia disse:

    Qual é o seu nome?
    Acredito que para alterar sua CNH você deverá seguir o processo que está escrito no post acima. Seria interessante você levar essa questão ao Detran da sua cidade.

  78. Ronaldo Ramos disse:

    Boa tarde Vera. Gostaria de tirar algumas duvidas sobre meu caso, se puder me ajudar, agradeço.
    Eu ja tenho habilitaçao (há 17 anos) e sofri um acidente apos minha CNH. Eu sofri um acidente de moto onde acabei fraturando o talus (articulaçao tibio tarsica). No local foi instalado um parafuso. O que ocorre é que no começo (quando era mais jovem) a dor que sentia era toleravel mas agora alem da dor que tenho em andar, comecei a ter dor para frear o carro (pé direito).
    Este pé fraturado tem uma limitaçao nos movimentos e quando tento estender os movimentos igual ao outro sinto muita dor.
    Bom, hoje eu vivo tomando antiflamatorios.
    O que eu tenho que fazer? Quais os procedimentos?

    Obrigado.

    • Vera Garcia disse:

      Olá Ronaldo!
      Seria interessante você agendar uma consulta com um dos médicos do Detran da sua cidade. Só eles podem informar se você necessita ou não de uma adaptação no carro.

    • kevin disse:

      Bom na minha auto escola ngm me falou nada sobre esse quebra, fiz a prova teórica me esforcei pra caramba acertei 28 questões, tava nervoso para a prova prática, por isso além dos 20 treinos ainda paguei mais 5 aulas pra treinar a merda da baliza, muito bem quando cheguei no dia da prova fiz a baliza perfeita, mas não consegui passar acabei deixando o carro morrer devido a grande pressão psicológica a que fui submetido pelas examinadoras, bom preferia mil vezes ter pago esse maldito quebra pra passar só que eu infelizmente na minha enorme inocência achei que isso fizesse parte do passado já que ninguém me falou nada, resumindo fui reprovado ontem dia 09/08/2011, ontem mesmo paguei a porra de 92 reais e mais o aluguel do carro da auto escola 250 reais, ou seja 342 reais gastos a toa já que eu poderia ter apenas pago a merda do quebra, agora já liguei para o meu instrutor e perguntei sobre esse quebra ele me disse que realmente existe, só que não quis revelar o valor nem se aprofundar no assunto já que estávamos ao telefone, agora nunca oferça $$ vc mesmo ao examinador do detran caso fça isso vc pode até ser encaminhando a uma delegacia, fale com seu instrutor para que ele faça isso pra vc, NÃO ADIANTA TREINAR SE CONCENTRAR E SE ESFORÇAR SEM O MALDITO DO QUEBRA VC NÃO PASSA A NÃO SER QUE VC TENHA AMIGOS NO DETRAN, ACREDITEM FALO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA , TÔ AKI REVOLTADO PELA MINHA FALTA DE EXPERIÊNCIA.

  79. Ronaldo Ramos disse:

    Obrigado pela ajuda……….

  80. Edson Suri kato disse:

    Olá Vera, primeiramente parabéns pelo Blog, ótimas posts e assuntos. Sofri um acidente automobílistico e fiquei com 50% do movimento do pescoço limitado. Já possuia carteira de habilitação, como faço para pegar uma CNH especial? Obrigado

    • Vera Garcia disse:

      Olá Edson! Obrigada!
      Nesse caso você deverá procurar uma autoescola que tenha serviço para pessoas com deficiência. O processo para alterar a CNH exige um novo exame médico e prático que irá avaliar se você está apto para dirigir nesta nova situação.

      Atualmente a sequência é a seguinte:
      Inscrição na Autoescola
      Exames médico e psicotécnico
      Curso prático na Autoescola
      Exame Prático no DETRAN (Antes do exame prático, o carro é vistoriado por um médico perito que checa se as adaptações estão de acordo com a deficiência constatada. Na CNH Especial está especificada a adaptação necessária para que o deficiente dirija em segurança.

  81. Diego Gomes disse:

    Bom dia Vera, tudo bem? Gostaria de esclarecer uma dúvida com relação ao meu caso.
    Tenho 30 anos e sou habilitado, em 2007 tive um tumor (linfoma de Hodking) e durante o ano todo fiz tratamento de quimio/radio. Devido a radioterapia em 2010 tive que fazer cirurgia na coluna para implantação de 6 pinos e uma placa pois estava com hernia de disco (artrodese), devido a esse problema hoje tenho algumas limitações para abaixar, fazer esforço e pegar peso, também não posso fazer esforço com as pernas e alguns outros movimentos q afetam a coluna.
    Gostaria de saber se no meu caso tenho direito a habilitação especial, visto que hoje tenho um carro com cambio manual e o fato de ter que pisar na embreagem causa muito desconforto dentre outras situações. Obrigado!!! aguardo resposta.

    • Vera Garcia disse:

      Boa Noite, Diego!
      Quem tem direito a isenção ou isenções de impostos são pessoas que necessitam de um carro adaptado. Pessoa com alguma deficiência física que pode utilizar um carro sem nenhuma adaptação não tem direito a esse benefício. E quem decide isso são os médicos do Detran.

  82. JR disse:

    Boa tarde , Vera!

    Estou afastado há 5 anos por problemas cervicoalgia e lombalgia ,fiz já 3 cirurgias da coluna lombar e continuo com sintomas dolorosos nos membros inferiores , tenho laudos e exames recentes que comprovam isto ,mas aparentemente só puxo de uma perna e consigo dirigir normalmente ( abaixo de 2 hrs) , gostaria de saber se teria direito de renovar a cnh (vence este ano) e se poderia ser especial uma vez que tenho como reconhecido a carteirinha de bilhete unico especial renovável todos os anos (cid m51.0)? Desde já agradeço pela resposta , pois , quem vê cara não vê coração.

  83. JR disse:

    bom dia , vera

    sendo o meu carro um marea completo , cambio MANUAL, direção hidraulica, vidros eletricos, já não é uma adaptação para ter o direito a cnh especial?

    • Vera Garcia disse:

      Acredito que não. Nesse caso teria que ser um veículo com câmbio automático.
      Agende uma consulta com um dos médicos do Detran da sua cidade. Lá eles poderão dar maiores informações.

  84. Gabriel disse:

    Olá, adorei o post e o blog, porém tenho uma dúvida, possuo cegueira no olho direito (porém enxergo normalmente do olho esquerdo e uso oculos para evitar “forçar” a minha única visão) eu gostaria de saber se conseguirei tirar a cnh especial com esse tipo de deficiência que possuo.

  85. tania disse:

    Vera sou deciente fisica,tive paralisia quando pequena e não tenho força na perna direita, ai fui tirar minha carta de motorista, fiz o exame psicológico e depois eles disseram que tenho que passar por uma junta médica do detran, mas o problema é a demora vai levar um mês pra abrir a agenda e conseguir marcar pra mim. gostaria de saber se é muito demorado essa coisa de passar pela junta e depois eles vão levar quanto tempo pra eu fazer as aulas teóricas e práticas. obrigado.

    • Vera Garcia disse:

      Olá Tania!
      Consegui minha CNH em 2002. Também tive certa dificuldade para consegui-la. Pelos comentários que tenho recebido dos leitores, o processo é bem demorado desde a obtenção da CNH até a aquisição do carro com isenções de impostos. Infelizmente é preciso paciência, mas vale a pena.

  86. gerson tognasini disse:

    vera, boa tarde! gostaria de saber se hernia de disco tem direito a este tipo de habilitação, pois fui no neurologista e o mesmo disse que somente quem tem lesão na coluna tem este direito,e perguntei a ele, mas eu não tenho um lesão?
    Na auto escola javarotti em são paulo me disseram que eu teria este direito.
    vc teria esta resposta para que eu possa continuar a correr atrás disso ou desistir para não perder mais tempo.
    Atenciosamente,
    Gerson

    • Vera Garcia disse:

      Boa Tarde, Gerson!
      Até onde sei, quem tem direito às isenções de impostos na aquisição de veículos, são pessoas que necessitam de um carro adaptado.

  87. João Roberto disse:

    Olá, boa noite!

    Sou deficiente físico e sempre acompanho blogs e sites de deficientes, mas estou com uma dúvida em relação a carteira de motorista.
    A quatro anos atrás sofri um acidente de moto e perdi a perna e o braço esquerdo. Agora no início desse ano renovei minha carteira de habilitação e vieram as seguintes observações:

    D – Obrigatório o uso de veículo com transmissão automática
    E – Obrigatório o uso de empunhadura/manopla/pômo no volante
    F – Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica

    Minha dúvida é a seguinte:
    Estou pensando em comprar um carro novo e queria saber se a observação “D” me permite dirigir um carro com transmissão automtaizada (se é a mesma coisa da transmissão automática). Andei pesquisando em alguns sites automotivos e estou em dúvida se compro um Fiat Palio 1.6 com câmbio Dualogic, ou se comro um VW Gol 1.6 com câmbio I-Motion. (ambas são transmissões automatizadas),
    Queria saber se posso dirigir um carro com transmissão automatizada tendo a observação “D” na CNH.

    Desde ja agradeço!

    • Vera Garcia disse:

      Olá João Roberto!
      Sou amputada do braço direito e na minha CNH tem as mesmas observações que a sua.
      Em relação a transmissão automática e automatizada não há problema nenhum.
      Abraço,

  88. joo morishita disse:

    Boa noite Vera, estive afastado do meu trabalho no período do dia 16/09/09 ate 23/12/11, pois tive que operar o joelho direito, (ligamento, pino etc), e também o joelho esquerdo, também tenho três hernia de disco, voltei a trabalhar como professor readaptado este ano, passei pelo meu ortopedista dia 04/07/12, e ele falou que a artrose está evoluindo mesmo com a readaptação, sendo que ele me aconselhou uma aposentadoria, para preservar a minha perna ele me aconselhou um veiculo adaptado com câmbio automático, vou agendar um médico credenciado do Detran, é bom levar o relátorio dos ortopedista de coluna e joelhos, na minha cidade não tem veiculo para fazer aula, posso fazer em outra cidade mesmo tendo a carta do médico do Detran da minha cidade, se tudo der certo digo o médico do Detran falar que eu necessito de carro adaptado e só me escrever depois numa auto escola, pois tenho medo de fazer tudo isso passar pelo médico, tirar a carteira PcD, e depois de tudo isso o Detran barrar, obrigado.

  89. luciana disse:

    eu tenho um carro manual só tem o pombo no volante e a minha CNH tem a letra G e eu tenho que renovar será que muda a letra eu tenho o anti braço esquerdo amputado e dirijo normal eu perdi a trinta anos atras. o carro tem que ser automatico.

  90. PRISCILA CASSIA ALVARENGA disse:

    Olá !

    Tenho 27 anos e sempre tive receio de tentar tirar CNH pois sou cega do olho esquerdo, total. sera q conseguirei a minha habilitação ?

  91. Felipe disse:

    Olá Vera,

    Já estou com todos documentos para a compra do automovel, só falta ir a concessionaria e escolher o carro. Como é minha primeira habilitação, vou fazer com o carro que eu adquirir, mas para poder emplaca-lo tenho que fazer as adptaçoes, que no meu caso é só o pomo no volante com os comandos. (tive a mão esquerda reimplantada, agora sem movimentos).

    Uma dica boa pra quem vai fazer a primeira cnh e é PCD, adquira o carro com o desconto e faça as aulas com seu próprio carro, além de ter um desconto na cnh, você já estará adaptado ao carro na hora da prova.

    Como em minha cidade não possui automovel com adaptaçoes, tive que fazer desta maneira, que é permitido. Mas não esqueça de dar uma chorada no CFC, afinal você ira pagar as despesas do automovel.

    Vera, minha duvida é a seguinte: pesquisei valores desta adaptação (pomo com comandos) e achei salgado.
    De 3 a 4 mil.
    Tens alguma sugestão de financiamento especifico para adaptaçoes?
    A concessionária pode financiar junto com o automovél?
    Dicas de produtos?

    Muito obrigado.
    Já estou acompanhando o blog pelas redes sociais.
    Abração!!!

  92. olivanir boito disse:

    Boa noite vera. desde já muito obrigado. sou mãe de uma portadora deficiência msd cordenação motora . o sonho dela é fazer cnh. mas na minha cidade não tem carro adaptado tenho que sair para outra cidade. quem paga os gastos extras tipo passagem diárias e acompanhante.ela tem 26 anos.

    • Vera Garcia disse:

      Bom dia, Olivanir!
      Esse é um problema muito sério. Já vi algumas reportagens em que as pessoas com deficiência estão pagando o dobro para obter a CNH porque precisam se deslocar da sua cidade para outra atrás de um carro adaptado.Tem uma projeto de lei no senado que obriga autoescolas com um uma frota superior a 20 veículos a oferecerem veículos adaptados a PcD, mas ainda não foi aprovado. Sendo assim as autoescolas agem como bem entendem. Mas já vi dois casos em que pessoas com deficiência recorreram a defensoria pública e ganharam o processo, as autoescolas foram obrigadas a oferecer carro adaptado.
      Abraço,

  93. charles sousa disse:

    OLÁ BOA TARDE
    SOU DEFICIENTE FÍSICO MEMBRO SUPERIOR E INFERIOR ESQUERDO.
    TOMO REMÉDIO CONTROLADO TENHO ATAQUE EPILÉTICO ÚLTIMA VEZ QUE EU TIVE CONVULSÃO FOI EM 2005 NÃO BEBO E NEM FUMO E NÃO USO DROGAS VOCÊ ACHA QUE EU TENHO CONDIÇÕES DE TIRAR UMA HABILITAÇÃO ESPECIAL.
    EU FAÇO TRATAMENTO NO MÉDICO NEURO SOU UM PAI DE FAMÍLIA TENHO 33 ANOS E UM TRABALHADOR.

    • Vera Garcia disse:

      Boa Tarde, Charles!
      Sugiro que agende uma consulta em uma clínica do Detran da sua cidade. Lá eles poderão dar maiores informações.
      Abraço,

  94. Dino disse:

    Boa tarde!
    Tenho várias dúvidas, a primeira é que eu tenho uma moto de 150cc registrada em meu nome…gostaria de saber se isto pode comprometer o processo para obtenção da carteira para deficiente e na obtenção dos descontos para aquisição de automóvel zero.
    Vi no site do detran que o processo consiste em fazer um pre-cadastro, fazer a leitura biometrica, fazer os exames medicos e psicológicos, fazer aulas, teste prático e tirar o laudo de deficienticia emitido pelo por junta médica do detran….quero saber quanto fica esse processo todo pela auto escola.
    Outra dúvida é com relação a isenção dos impostos que totalizam até 30% do valor do veículo….a burocracia é muito grande, tem que ir na receita federal, prefeitura, etc, quero saber se a auto-escola tem alguma forma de reduzir esta burocracia para facilitar todo esse processo e se já é possível sair daí pronto pra fazer o pedido na concessionária e obter todos os descontos, e qual o custo desta parte….um conhecido me disse que tem que pagar uma taxa de 600,00 para conseguir toda a documentação. Obrigado!
    Aguardo retorno!
    A propósito resido na cidade de santo andré-sp.

    • Paulo Barros disse:

      Carro CNH Especial – categoria B. Há auto escolas especializadas. Laudo em torno de R$ 200,00. Curso em torno de R$ 1300,00. Cartas de isenções em torno de R$ 600,00. Algumas concessionárias oferecem o serviço gratuito, desde que compre o veículo com eles (possuem toda a lista). Documentação do carro, em torno de R$ 1200,00. Abraços.

  95. tatiana disse:

    oi Vera, queria que vc me informasse se com a mudança da lei de isenção, para deficiente fisico, agora a compra de carro é de 2 em 2 anos ou ainda continua de 3 em 3 anos? muito obrigada.

  96. rosimeire disse:

    oi boa tarde,minha irmã fez retirada de nodulos no braço esquerdo,está fazendo tratamento em Barretos S/P,gostaria de saber se ela tem direito a CNH especial…obrigada

  97. ANDRE LUIZ DO PRADO disse:

    gostaria de saber se toda auto escola tem que ter um veículo adaptado… porque uma cidade como uberlândia que tem quase 1 milhão de habitantes, não tem uma clinica especializada para emitir uma declaração médica aos deficientes fisicos, porque nós temos que viajar até belo horizonte pra fazer esse exame… isto é uma vergonha, uma falta de respeito com nós deficientes…

  98. Antônio Neto disse:

    Na observação em minha CNH, apenas consta umas letras “G ; H ;” é normal isso?..Moro em Palmas-Tocantins e no Detran me disseram que essas letras são as informações sobre minha de deficiencia…Abraços Vera.

  99. Maria Aparecida Silva Bradford disse:

    Gostaria de endereços na cidade do Rio de Janeiro de autoescolas com carro adaptado.
    Obrigada.

  100. danielson alves rodrigues disse:

    Olá, bom dia!

    Meu nome é Danielson. Em 2007 fui atropelado e perdi o braço esquerdo, quero saber se tenho a possibilidade de dirigir só com o braço direito um carro adaptado.

    Muito abrigado

  101. Daniel disse:

    Olá pessoal! Na minha cidade SJCampos-SP não há exames de banca especial para CNH-A (motocicleta). Me informaram que devo obter um encaminhamento com o delegado da minha Ciretran e me inscrever em uma moto-escola da cidade mais próxima que tenha tal banca especial. Descobri que em Guarulhos-SP existe banca especial para moto, mas até agora não descobri nenhuma moto escola de lá que tenha moto adaptada para o exame. Se alguém puder, por favor me informem as auto-escolas de Guarulhos que fazem CNH-A em banca especial. Grato. Saudações piraquaras!

    • Daniel disse:

      Oba! Já consegui. Descobri que a única auto-moto-escola de Guarulhos que tem moto adaptada é a Itamaraty do SR. Vanderley (11) 2408-3147.
      Vamos lá!
      Depois eu conto como foi a briga.

    • Andiara disse:

      Olá Daniel, tenho uma dúvida, desculpa a pergunta, mas qual a sua deficiência? É que tenho um namorado que gostaria de fazer o exame para moto, só ele não tem os dedos da mão direita. Mesmo assim, o sonho dele é tão grande que adaptou uma moto e a conduz perfeitamente, mas o detran da minha região constatou que ele é incapaz de conduzir. Gostaria de recorrer agora e saber se realmente é possivel. Porque se a resposta for sim vou encaminhar para justiça como uma forma de preconceito.
      Aguardo sua resposta. Obrigada. Andiara

  102. Andiara disse:

    Olá Roger, meu nome é Andiara e eu sou do interior do Rio Grande do Sul e tenho uma dúvida. Meu namorado perdeu os dedos da mão direita em um acidente com uma serra a alguns anos e agora tenta tirar a carteira de habilitação para moto na qual é o sonho dele e na qual ele conduz perfeitamente, até msm comigo atrás. É incrivel como ele anda tão perfeitamente praticamente só com a mão esquerda. Ele se informou com o Detran da minha cidade e eles o mandaram para uma cidade vizinha na qual mandou ele fazer um monte de exames e no fim deram o veredito de que ele era impossibilitado de conduzir o veiculo. Gostaria de saber se tem uma maneira de entrar contra eles na justiça pq acho injusto ele não poder realizar o sonho dele, toda via q ele conduz a moto com mais perfeição que muitas pessoas normais. Achei isso um tipo de preconceito. Se puder, gostaria da sua ajuda. Obrigada.

  103. juliana disse:

    ola gostaria de saber se existe alguma lei q permita os deficiente de tentar ao menos tirar a carta de AB ,pois eu passei no exame medico e no pisicotecnico mas a auto escola nao havia colocado a letra A no ciretran agora elas nao querem mudar e eu gostaria de tentar pelo menos ja dirijo moto e carro normalmente mas msm assim eles nao querem mudar, pois a msm disse q nao assistia adaptações em moto ,sendo q é só trocar o acelerador .
    (obs: tenho uma queimadura de 3 grau no braço direito e nao tenho os dedos mais faço de tudo ) o dificil é convencer esses de mente limitadas. obrigada.

  104. Reginaldo Gonçalves disse:

    Oi Vera, eu vi que vc postou uma informação no Blog errado, quanto as letras na observação da CNH, D e F como sendo deficiente, porém cada letra corresponde a uma restrição, por exemplo a letra A: uso de lentes corretivas, a letyra D: obrigatório o uso de veículo com transmissão automática, letra F: Obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica, no meu caso tenho as observações D, F e S, as duas primeiras já informei o que significam e o S significa: obrigatório o uso de motocicleta com automação de troca de marcha, tive um acidente automobilistico em 1993 onde fraturei a coluna na L-5 e sacroelíaco em 5 lugares colocando placa para recomposição da bacia, só para conhecimento as letras de observação vão de A ao X, tentei colocar a tabela mas não consegui, abraços e espero que tenha sido de grande valia as informações.

  105. SAIMON disse:

    Boa Noite Pessoal

    Eu tenho esclerose Multipla, gostaria de saber se tenho direito a esses benefícios acima, fui procurar e pelo que percebi fica 1.600 Reais essa alteração, incluso tudo o processo, é isso mesmo pessoal.

  106. eletice disse:

    sabe,sou deficiente fisica,e estou querendo saber,porque tanta burocracia para eu obter meu carro?
    pois eu dependo de conduções,e estou entocada em casa,sem poder sair para resolver essas coisas,eu posso até pegar onibus,mais é um sufoco ter q voltar para casa por motivos de os elevadores estarem cm problemas,
    ja fui na receita federal e estou cm os papeis p o medico assinar,
    e isso ta sendo uma burocracia
    pois tenho q esperar até março p simplismente ela me encaminhar p um ortopedista
    Gente!! não é facil a gente q depende um e de outro,niguém ta disponivel p nós!
    Será q o governo não vê isso!
    tenho q pedi p um e p outro.
    tanto é q não quero mais estas insenções!cansei..vou tentar comprar um ja cm adaptação p mim..
    poxa!só a carta de motorista bastava p isso td
    atras sempre vem mostrando o tipo de adaptação .
    eu sinceramente ja estou a beira da loucura,ninguém qr ajudar ninguém.
    o que será de nós deficientes cm tantas exigencias?
    .

  107. SUELEN LIZIER disse:

    OLÁ ,SOU MÃE DE UMA CRIANÇA ESPECIAL QUE PRECISA DE CARRO CONSTANTE PARA CONSULTAS MÉDICAS,,COM O LAUDO DELE EU CONSIGO ISENÇÃO NA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO.

  108. terezinha disse:

    Ouvi falar que mastectomizadas tem direito a isenção de alguns impostos, inclusive, na compra e veículos. Contudo, quando fui tirar minha CNH especial, o médico perito negou!!! Como pode isso? eu tenho ou não o direito, onde encontro o texto da lei?

  109. Antonio disse:

    Protusões discais na c3 c4 c5, com compressão na medula e uncoartrose em alguns discos , tudo provocado por acidente automotivo que resultou em processo degenerativo dos discos vertebrais. é considerado doença da coluna que autorize as isenções. tenho um carro normal que nem automatico é ,mas tenho dores terriveis quando fico mais de 2 horas na direção.

  110. Náiron Miguel disse:

    Tenho habilitação a 15 anos!sou paraplegico,ja revalidei ela varias vezes,nunca usei aquela bolinha no volante. minha habilitaçao tinha a letra X,agora revalidei e apareceu do nada uma letra pr usar esta bolinha.Agora imagine;tenho uma grande força nos dedos e nas mãos.Respeito quem precisa usar mas eu acho muito mais seguro eu não usar ja que dirijo a mais de quinze anos sem isto.vou falar a verdade isto e um grande desrespeito a nós portadores de necessidades especiais.pra minha segurança e de todos no transito não vou usar esta bolinha não!

  111. roberto rolim disse:

    Caso: Renovação de CNH. Após medico do Detran ter determinado”apto c/ restrições devido a limitação em membro inferior esquerdo devido a sequela em calcâneo e colo do fêmur” o Despachante disse que o Detran mandou passar por uma Auto-Escola.

    1.Por que me obrigam a pagar por aulas inúteis a quem já possui e dirige tal carro se a restrição do Medico é para tanto?
    2.Por que não se pode ir diretamente ao exame pratico do Detran (se for obrigatório) evitando gasto inútil de tempo e dinheiro ?
    3.Qual o meu direito sobre essa situação a fim de evitar ser explorado desnecessariamente? Outra Auto-Escola cobrou R$ 1.400,00 e disse ser obrigatório mínimo de 5 aulas e exame psicotécnico, ao contrario de outra que exigiu 3 aulas praticas e não exigiu psicotécnico.

    É lamentável termos que nos submeter a exploração financeira, sem respaldo do Orgao gestor dessa atividade. Após 40 anos de CNH, 7 dos quais com carro automático, eu fico impedido em nome da exploração financeira de meu bolso, a ir a prova pratica com meu próprio carro automático ou mesmo com qualquer outro e provar que minha perna esquerda não tem nenhuma influencia na habilidade de dirigir um veiculo!

    Somado a estes fatos desagradáveis, dizem que aqui no Guarujá as Auto-Escolas so podem enviar 8 alunos deficiente por mês, sendo que o próximo exame pratico será somente em 28 de junho !!!
    5.

  112. Renato disse:

    Pessoal estou comumadúvida.
    Possuo dfeciencia de força na mao direita e no braço esquedo defido a um acidente.
    Sou ex-carreteiro com CNH categoria E. Consigo comprar automovel com insençao total somente com restriçao para veículos com Direçao Hidraulica e assim permanecer com a categoria E, ja que os caminhoes possuem direçao hidraulica? Pq as vezes viajo de carreta para conseguir um extra, e seeu tivr que baixar minha categoria para B,’nao poderei mais dirigir carretas.
    Vcs conseguem tirar esta minha duvida?

    Muito obrigado.

  113. dyelle freitas disse:

    Boa noite, fui submetida a uma cirurgia na coluna lombar, onde retirei 4 hernias discais. Nessa cirurgia colocaram 2 hastes e 10 pinos.
    Eu tenho dúvidas quanto a minha situação, eu me encaixo no quadro de portadores ou não?

Postar um Comentário

Comentários são extremamente importantes, pois enriquecem e agregam valor a um post. Todo comentário é bem-vindo desde que respeite as regras criadas pela autora do blog. Não serão aprovados comentários:

  • obscenos, ofensivos e anônimos;
  • não relacionados ao post;
  • propagandas (spam).

ANTES DE POSTAR UM COMENTÁRIO, LEIA COM ATENÇÃO:

  • O Blog Deficiente Ciente é um BLOG PESSOAL, portanto NÃO TEM VÍNCULO com nenhuma instituição de reabilitação, clínica médica ou empresa jurídica.
  • Devido ao grande número de perguntas/dúvidas que recebemos através dos comentários, nem sempre conseguimos responder a todos.
  • Visite a seção de PERGUNTAS FREQUENTES do blog para ver as respostas das dúvidas mais frequentes dos visitantes do blog: www.deficienteciente.com.br/perguntas-frequentes

© 2009-2013 - Deficiente Ciente