Autismo

10 coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse

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O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividade.

Veja abaixo 10 coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse:

1- Antes de tudo eu sou uma criança. Eu tenho autismo. Eu não sou somente “Autista”. O meu autismo é só um aspecto do meu caráter.

Não me define como pessoa. Você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e talentos. Ou você é somente gordo, magro, alto, baixo, míope.

Talvez estas sejam algumas coisas que eu perceba quando conhecer você, mas isso não é necessariamente o que você é. Sendo um adulto, você tem algum controle de como se auto-define. Se quer excluir uma característica, pode se expressar de maneira diferente.

Sendo criança eu ainda estou descobrindo.Nem você ou eu podemos saber do que eu sou capaz. Definir-me somente por uma característica, acaba-se correndo o risco de manter expectativas que serão pequenas para mim.E se eu sinto que você acha que não posso fazer algo, a minha resposta naturalmente será: Para que tentar?

2- A minha percepção sensorial é desordenada. Interação sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo.

Quer dizer que sentidos ordinários como audição, olfato, paladar, toque, sensações que passam desapercebidas no seu dia a dia podem ser doloridas para mim.

O ambiente em que eu vivo pode ser hostil para mim. Eu posso parecer distraído ou em outro planeta, mas eu só estou tentando me defender.

Vou explicar o porquê: uma simples ida ao mercado pode ser um inferno para mim: a minha audição pode ser muito sensível.

Muitas pessoas podem estar falando ao mesmo tempo, música, anúncios, barulho da caixa registradora, celulares tocando, crianças chorando, pessoas tossindo, luzes fluorescentes.

O meu cérebro não pode assimilar todas estas informações, provocando em mim uma perda de controle. O meu olfato pode ser muito sensível.

O peixe que está à venda na peixaria não está fresco. A pessoa que está perto pode não ter tomado banho hoje. O bebê ao lado pode estar com uma fralda suja.O chão pode ter sido limpo com amônia. Eu não consigo separar os cheiros e começo a passar mal. Porque o meu sentido principal é o visual.

Então, a visão pode ser o primeiro sentido a ser super-estimulado. A luz fluorescente não é somente muito brilhante, ela pisca e pode fazer um barulho.

O quarto parece pulsar e isso machuca os meus olhos. Esta pulsação da luz cobre tudo e distorce o que estou vendo. O espaço parece estar sempre mudando.

Eu vejo um brilho na janela, são muitas coisas para que eu consiga me concentrar. O ventilador, as pessoas andando de um lado para o outro… Tudo isso afeta os meus sentidos e agora eu não sei onde o meu corpo está neste espaço.

3 – Por favor, lembre de distinguir entre não poder (eu não quero fazer) e eu não posso (eu não consigo fazer) Receber e expressar a linguagem e vocabulário pode ser muito difícil para mim.

Não é que eu não escute as frases. É que eu não te compreendo.Quando você me chama do outro lado do quarto, isto é o que eu escuto “BBBFFFZZZZSWERSRTDSRDTYFDYT João”.

Ao invés disso, venha falar comigo diretamente com um vocabulário simples: “João, por favor, coloque o seu livro na estante. Está na hora de almoçar”. Isso me diz o que você quer que eu faça e o que vai acontecer depois. Assim é mais fácil para compreender.

4 –  Eu sou um “pensador concreto” (CONCRETE THINKER). O meu pensamento é concreto, não consigo fazer abstrações.Eu interpreto muito pouco o sentido oculto das palavras.

É muito confuso para mim quando você diz “não enche o saco”, quando o que você quer dizer é “não me aborreça”. Não diga que “isso é moleza, é mamão com açúcar” quando não há nenhum mamão com açúcar por perto e o que você quer dizer é que isso e algo fácil de fazer.Gírias, piadas, duplas intenções, paráfrases, indiretas, sarcasmo eu não compreendo.

5-Por favor, tenha paciência com o meu vocabulário limitado.Dizer o que eu preciso é muito difícil para mim, quando não sei as palavras para descrever o que sinto.

Posso estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas agora estas palavras estão além da minha capacidade, do que eu possa expressar. Por isso, preste atenção na linguagem do meu corpo (retração, agitação ou outros sinais de que algo está errado).

Por outro lado, posso parecer como um pequeno professor ou um artista de cinema dizendo palavras acima da minha capacidade na minha idade. Na verdade, são palavras que eu memorizei do mundo ao meu redor para compensar a minha deficiência na linguagem.

Por que eu sei exatamente o que é esperado de mim como resposta quando alguém fala comigo. As palavras difíceis que de vez em quando falo podem vir de livros, TV, ou até mesmo serem palavras de outras pessoas. Isto é chamado de ECOLALIA. Não preciso compreender o contexto das palavras que estou usando. Eu só sei que devo dizer alguma coisa.

6- Eu sou muito orientado visualmente porque a linguagem é muito difícil para mim.Por favor, me mostre como fazer alguma coisa ao invés de simplesmente me dizer. E, por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Repetições consistentes me ajudam a aprender.

Um esquema visual me ajuda durante o dia-a-dia. Alivia-me do stress de ter que lembrar o que vai acontecer. Ajuda-me a ter uma transição mais fácil entre uma atividade e outra. Ajuda-me a controlar o tempo, as minhas atividades e alcançar as suas expectativas.

Eu não vou perder a necessidade de ter um esquema visual por estar crescendo. Mas o meu nível de representação pode mudar. Antes que eu possa ler, preciso de um esquema visual com fotografias ou desenhos simples. Com o meu crescimento, uma combinação de palavras e fotos pode ajudar mais tarde a conhecer as palavras.

7 – Por favor, preste atenção e diga o que eu posso fazer ao invés de só dizer o que eu não posso fazer. Como qualquer outro ser humano não posso aprender em um ambiente onde sempre me sinta inútil, que há algo errado comigo e que preciso de CONSERTO.

Para que tentar fazer alguma coisa nova quando sei que vou ser criticado? Construtivamente ou não é uma coisa que vou evitar. Procure o meu potencial e você vai encontrar muitos! Terei mais que uma maneira para fazer as coisas.

8 – Por favor, me ajude com interações sociais, pode parecer que não quero brincar com as outras crianças no parque, mas algumas vezes simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar na brincadeira. Se você pode encorajar outras crianças a me convidarem a jogar futebol ou brincar com carrinhos, talvez eu fique muito feliz por ser incluído.

Eu sou melhor em brincadeiras que tenham atividades com estrutura começo-meio-fim. Não sei como “LER” expressão facial, linguagem corporal ou emoções de outras pessoas. Agradeço se você me ensinar como devo responder socialmente.

Exemplo: Se eu rir quando Sandra cair do escorregador não é que eu ache engraçado. É que eu não sei como agir socialmente. Ensine-me a dizer: Você esta bem?.

9 – Tente encontrar o que provoca a minha perda de controle.Perda de controle, “chilique”, birra, mal-criação, escândalo, como você quiser chamar, eles são mais horríveis para mim do que para você. Eles acontecem porque um ou mais dos meus sentidos foi estimulado ao extremo.

Se você conseguir descobrir o que causa a minha perda de controle, isso poderá ser prevenido – ou até evitado. Mantenha um diário de horas, lugares pessoas e atividades. Você encontrar uma seqüência pode parecer difícil no começo, mas, com certeza, vai conseguir. Tente lembrar que todo comportamento é uma forma de comunicação.

Isso dirá a você o que as minhas palavras não podem dizer: como eu sinto o meu ambiente e o que está acontecendo dentro dele.

10 – Se você é um membro da família me ame sem nenhuma condição.Elimine pensamentos como “Se ele pelo menos pudesse…” ou “Porque ele não pode…” Você não conseguiu atender a todas as expectativas que os seus pais tinham para você e você não gostaria de ser sempre lembrado disso.

Eu não escolhi ser autista. Mas lembre-se que isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda a minha chance de alcançar uma vida adulta digna será pequena. Com o seu suporte e guia, a possibilidade é maior do que você pensa.

Eu prometo: EU VALHO A PENA. E, finalmente três palavras mágicas: Paciência, Paciência, Paciência. Ajuda a ver o meu autismo como uma habilidade diferente e não uma desabilidade. Olhe por cima do que você acha que seja uma limitação e veja o presente que o autismo me deu.

Talvez seja verdade que eu não seja bom no contato olho no olho e conversas, mas você notou que eu não minto, roubo em jogos, fofoco com as colegas de classe ou julgo outras pessoas? É verdade que eu não vou ser um Ronaldinho “Fenômeno” do futebol.

Mas, com a minha capacidade de prestar atenção e de concentração no que me interessa, eu posso ser o próximo Einstein, Mozart ou Van Gogh. Eles também tinham autismo, uma possível resposta para Alzaheim o enigma da vida extraterrestre.

O que o futuro tem guardado para crianças autistas como eu, está no próprio futuro. Tudo que eu posso ser não vai acontecer sem você sendo a minha Base. Pense sobre estas “regras” sociais e se elas não fazem sentido para mim, deixe de lado. Seja o meu protetor seja o meu amigo e nós vamos ver até onde eu posso ir.

CONTO COM VOCÊ!!!

O texto acima foi extraído do site Planeta Educação e foi escrito por Ellen Nottohm e traduzido por Andréa Simon (Portugal).

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Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

28 thoughts on “10 coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse

  • Raquel Rodrigues Soares

    Sou deficiente físico.
    Me emocionei com este texto.
    As pessoas deveriam saber o que podemos realizar e não as não podemos.
    É um texto maravilhoso para reflexão.
    Obrigada por isso.

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    • Vera Garcia

      Realmente é um texto para uma reflexão profunda, Raquel.

      Abraços.

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  • Excelente texto – ótimo para indicar para pais e educadores que lidam com o transtorno invasivo do desenvolvimento – precisamos na saúde mental, pratica clinica, de midias que informem e ajudem na conscientização dos diversos quadros clinicos – Parabéns!

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  • NILZA

    Que bárbaro este artigo!!!. Acho que precisamos ler artigos desta natureza, sempre, para entendermos os diversos mundos que existem, diferentes do nosso, e não ficarmos achando que tudo que existe é só o nosso “mundinho”. Professores, pedagogos, fisioterapeutas….
    Todos precisam aprender cada vez mais sobre este assunto.OBRIGADA!!!

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  • Ivan

    Olá Vera! Estou no meu terceiro ano de Pedagogia e sempre que penso em desistir, textos como o seu me fazem repensar. Obrigado!

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    • Vera Garcia

      Por nada, Ivan.
      Abraço,

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  • Júlia

    Por quê não li este artigo antes? Meu Deus… Fiquei com lágrimas nos olhos ao ler este texto, tenho um lindo sobrinho que muito amo chamado Henry e eu fui a 1ª pessoa que percebeu que tinha algo incomum nele. Foi diagnosticado autista. Sempre o trato com muito carinho mas, depois desse artigo percebi que posso fazer muito mais por ele. Obrigado pelo artigo.

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    • Vera Garcia

      Quem bom que esse artigo a ajudou de alguma forma, Júlia.
      Abraços,

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  • gisele

    Chorei ao ler o texto… A sociedade procura rolutar as pessoas, como se fossemos robôs, programados para fazer isso ou aquilo a uma determinada época… Esquecem que cada pessoa é unica… e que esteriótipo de NORMAL, nao pode ser um fardo, para aqueles que são ESPECIAIS..

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  • Eva Gal

    Muito belo o texto. Geralmente são a própria família ou os profissionais que lidam com o autista os primeiros a impor barreiras, limitações, lamúrias, estereotipias, pré-noções ao desenvolvimento, ou a encherem de mitos, fantasias, genialidades inalcançáveis. É preciso botar o pé no chão em prol da vida em vez de ficar deslizando em maioneses.

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  • Eduardo

    Belíssimo texto, parabéns!
    Tenho um filho de dois anos e quatro meses que ainda não fala, não me entende e não responde quando o chamo. Alguns sintomas do autismo ele apresenta muito levemente, e ainda não conseguimos descobrir se ele é ou não autista. De qualquer maneira ele será sempre muito amado e eu já me tornei uma pessoa diferente, passei a olhar o mundo de outra forma.

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  • kadhija

    Boa noite,fiquei emocionada ao ler o texto…
    Tenho uma filha de 4 anos e 6meses,que foi diagnosticada a pouco tempo com autismo atipico,a amo d+ e so quero o melhor pra ela,tenho levado ela pra fazer acompanhamento com uma equipe multidiciplinar,e ja estou vendo sua evolução.
    muito obrigado pelo texto é maravilhoso!

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    • Vera Garcia

      Desejamos muitas felicidades a você e sua família, Kadhija!

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  • josecleide

    Nossa estou muito emocionada com esse texto,ainda não tenho certeza que meu filho é um autista mas pelo que tenho observado no comportamento dele é bem provável que ele seja estou muito feliz por ter lido esse texto agora sei o que se passa na cabecinha dele e posso ajudá-lo a ter dias melhores parabéns por esses esclarecimento.

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  • Stael

    Excelente texto. Parabéns! Tenho um sobrinho autista e vou repassar o texto para a minha família. Só uma observação. Você pulou o item número 5. Passa do 4 para o 6.

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  • Monica

    Muito obrigada!!! Seu texto me trouxe um alívio no coração… é uma esperança de que posso me comunicar com a minha filha. Basta saber como… Acabo de descobrir que sou mãe de uma linda menina autista… Ainda estamos em avaliação mas, tudo indica que ela se encaixa em autista de alto funcionamento…acredito que as informações repassadas me ajudaram a entendê-la. Obrigada e parabéns pelo texto!!

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    • Vera Garcia

      Que bom que o texto te ajudou, Monica!
      Um grande abraço!

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  • Adalberto

    Obrigado por este texto, fez com que eu compreenda mais minha filha. Vou divulgar.

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  • Kamilla

    Nossa, esse texto deve ser lido e refletido por todos, pois vivemos em um mundo de diferenças. E compreender aqueles que são mais especiais está além da nossa pequena visão.

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  • Fabiane

    Amei ler esse texto. Imaginei meu filho falando comigo. Espero ter essa percepção e empatia com meiniciativa também, mesmo não diagnosticados, mas sintomáticos. parabéns pela iniciativa.

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  • Maquison

    Texto maravilhoso! Me ajudou a compreender melhor meu filho. Irei imprimir e deixar uma cópia na escola do meu filho.

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  • mouriso ribeiro de carvalho junior

    ótimo!!!! Esclarecedor.
    PACIÊNCIA, PACIÊNCIA E P…AMOR.

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  • adorei o texto, tenho uma filha autista de 8 anos que é o orgulho da minha vida, cada dia que passa uma evolução, uma novidade, é perfeito, por isso é especial!

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  • Daniele Alves Martins

    amei tudo… sou mãe do Lucas de dois anos autista e agora estou em busca de td para melhorar a vida dele… tenho fé que vai dar td certo e amor e paciência é td.Bjss.

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  • ivone vebber

    tenho sintomas de autismo….. sofro muito com barulhos, sujeira, críticas,…… evitava sempre olhar para os pais ,que já faleceram falo pouco, me sinto etê … tudo parece assustador …se pudesse moraria no campo …tento me equilibrar com http://mundoracional.com.br

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