FilmesTops

24 filmes que trazem o Autismo e o Asperger: preparados para assistir?

Compartilhe:
Pin Share

Filmes são sempre uma boa pedida e, consequente, uma boa dica. Estão prontos para nossa lista com 24 filmes sobre Autismo? Alguns são mais antigos e abordam o tema da relação com os pais, outros relatam algumas outras relações valiosas, como com animais e com esportes.

Listamos dos mais antigos aos mais recentes:

1. Rain Man (1988)

O insensível Charlie Babbitt espera receber uma grande herança após a morte de seu pai, a quem ele não vê há anos. Mas Raymond (Dustin Hoffman), seu irmão mais velho, internado em uma instituição médica, alguém cuja existência Charlie ignorava até então, é quem recebe toda a fortuna. Raymond é um “autista sábio” com habilidades mentais seriamente limitadas em algumas áreas, mas com capacidade de gênio em outras. Quando Charlie rapta Raymond, a longa e maluca viagem atravessando o país, rumo a Los Angeles, ensina a ambos algumas lições sobre a vida.

2. Gilbert Grape: Aprendiz de Um Sonhador (1993)

Na pequena cidade de Endora, Gilbert cuida de seu irmão autista Arnie e de sua mãe extremamente obesa. A cidade é calma e a vida segue seu rumo, até que Becky aparece, e Gilbert se apaixona por ela. Agora ele terá que lidar com a problemática família ao mesmo tempo em que quer aprender os segredos da moça.

3.Testemunha do Silêncio (1994)

Não há pistas, nem motivos, nem suspeitos. E a única testemunha ocular sabe que nem tudo poderá ser dito. Ele é uma criança autista de nove anos cujas memórias do brutal massacre de seus pais estão seladas dentro dele, a não ser que um determinado e carinhoso psicólogo infantil possa acessá-las.

4. À Sombra do Piano (1996)

Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível. O principal obstáculo é a mãe, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle e carente de adulação.

5. Código Para o Inferno (1998)

Art Jeffries (Bruce Willis), um renegado agente do FBI, combate inescrupulosos agentes federais para proteger Simon, um garoto autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. Ele consegue ler o Mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto outros garotos lêem inglês. Essa habilidade, torna vulnerável esse código de 1 bilhão de dólares, especialmente se os inimigos do governo descobrirem Simon e o capturarem. Nick Kudrow (Alec Baldwin), chefe do projeto Mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que Jeffries está envolvido.

6. Ressurreição (1998)

Conta a história de uma jovem mulher (Loretta), que vive em Chicago com sua mãe e dois filhos, uma delas (Tracy) tem autismo. Por insistência da mãe, Loretta vai passar o verão com as filhas em uma cidadezinhade interior, onde vivem seu tio e sua tia (que têm alzheimer). Durante sua estadia, aprende a lidar melhor com os problemas dos filhos e os seus próprios.

7. Experimentando a Vida (1999)

Elisabeth Shue interpreta Molly, uma jovem autista que sai do período de internação e fica sob os cuidados de seu irmão, Buck (Aaron Eckhart). Ele permite que a irmã inicie um tratamento experimental. Molly se transforma em um gênio, com inteligência superior, para a surpresa de Buck. Mas esse progresso acaba sendo relativo, já que Molly não se livra completamente da sua extrema concentração autista. Buck e sua irmã enfrentam agora outro grande desafio.

8. Uma Viagem Inesperada (2004)

Quando Corrine descobre que seus dois filhos gêmeos são autistas, ela fica inconformada, mas acaba aceitando o veredito. Ela então conta ao marido sobre o fato, e ele lhe diz que não quer lidar com o problema do autismo. Por isso, Corrine o abandona, e passa a criar os meninos sozinha. Ela os coloca numa escola e não informa sobre problema dos meninos. Mas a atitude estranha das crianças faz com que os professores a acusem de maus tratos e, quando Corrine conta a verdade, eles a mandam procurar outra escola.

9. Loucos de Amor (2005)

Donald Morton (Josh Hartnett) e Isabelle Sorenson (Radha Mitchell) sofrem da síndrome de asperger, uma espécie de autismo que provoca disfunções emocionais. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto, ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida.

10. Um Certo Olhar (2006)

Alex Hughes, um ex-presidiário, está viajando para Winnipeg para ver um velho amigo. Ao longo do caminho, ele encontra o chato, mas vivaz, Vivienne Freeman que consegue pegar uma carona com ele, mas o veículo de Alex sofre um sério acidente, que mata Vivienne. Alex decide então falar com a mãe de Vivienne e vai até sua casa. Lá, ele descobre que a mãe, Linda, é uma mulher autista de alta funcionalidade. Ela o convence a ficar mais tempo, após o funeral e, naqueles dias, Alex descobre novas amizades e aprende mais sobre a singularidade de Linda mesmo enquanto ele se esforça para lidar com sua própria dor.

11. O Nome dela é Sabine (2007)

A atriz Sandrine Bonnaire narra a história da irmã Sabine, que é autista, através de imagens filmadas ao longo de 25 anos. Sandrine testemunha o momento atual de Sabine, que depois de uma estadia infeliz em um hospital psiquiátrico, passa a viver em uma estrutura adaptada a ela. E, dessa forma, numa casa na região de Charente, na França, reencontra a felicidade. A partir desse episódio, o documentário mostra a penúria e o despreparo de algumas instituições especializadas e as dramáticas conseqüências que podem causar aos doentes.

12. Ben X: A Fase Final (2007)

Ben é um jovem que sofre da síndrome de asperger e que se isola em sua própria realidade no mundo de Archlord, um jogo virtual. Seu modo de vida causa estranheza em seus colegas de classe, que o julgam e não o aceitam.

13. Sei Que Vou Te Amar (2008)

Thomas Mollison é um jovem de 16 anos que quer apenas ter uma vida normal. Seu irmão mais velho, Charlie, tem autismo e TDAH e o funcionamento de toda sua família gira em torno de lhe oferecer um ambiente de vida seguro. Ao se mudar para uma nova casa e uma nova escola, Thomas conhece Jackie Masters e começa a se apaixonar por ela. Quando sua mãe fica confinada na cama devido à gravidez, Thomas então deve assumir a responsabilidade de cuidar de seu irmão, o que pode custar a sua relação com Jackie, especialmente quando isso desencadeia um violento confronto na família em sua festa de aniversário.

14. Mary e Max: Uma Amizade Diferente (2009)

Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com síndrome de asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e 2 continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. Mary e Max é exploram a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais.

15. O Menino e o Cavalo (2009)

O jornalista britânico Rupert Isaacson se apaixonou pela americana Kristin Neff, professora de psicologia, quando viajava pela Índia. Sete anos depois, em 2001, nasceu seu filho Rowan. O mundo parecia perfeito até o menino ser diagnosticado com autismo. Tendo recorrido a todo tipo de terapia, sem sucesso, Rupert decide apostar numa jornada espiritual. Percebendo o amor do filho por cavalos, ele pesquisa como conciliar este fato com a busca por uma técnica de cura ancestral. A família parte assim para a Mongólia, onde, cavalgando por milhas, irão atrás do xamã mais poderoso da região.

16. A Mother’s Courage: Talking Back to Autism (2009)

Narrado por Kate Winslet, este inspirado filme mostra a busca de uma mulher para desbloquear a mente de seu filho autista. Margret encontra os principais especialistas e advogados no assunto e se conecta com várias outras famílias tocadas pelo autismo. À medida em que se depara com terapias inovadoras, Margret encontra a esperança de que seu filho possa ser capaz de se expressar em um nível que nunca pensou ser possível.

17. Adam (2009)

Adam, um rapaz com síndrome de asperger, é apaixonado por astronomia, e passa a morar sozinho após a morte do pai. Tem um único amigo para apoiá-lo, Harlan. O filme trata do seu relacionamento com uma nova vizinha, a professora Beth. Foi escrito e dirigido por Max Mayer, que teve a ideia quando ouviu uma entrevista de um homem que tinha a síndrome. Foi premiado no Sundance Film Festival e no Method Fest Independent Film Festival do ano seguinte.

18. Temple Grandin (2010)

É baseado no livro Uma Menina Estranha, da própria Temple, uma mulher com autismo que acabou se tornando uma das maiores especialistas do mundo em manejo de gado e planejamento de currais e matadouros.

19. Um Time Especial (2011)

Baseado no livro The Legend of Mickey Tussler, o filme conta a história de um técnico de uma liga juvenil de beisebol que chama um garoto com autismo para ser seu lançador. Os dois terão que vencer preconceitos e a rejeição de alguns jogadores do time para seguir em frente.

20. Tão forte e tão perto (2011)

Oskar Schell (Thomas Horn) é um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks). Thomas inventou uma história para Oskar, dizendo que Nova York tinha um distrito, hoje desaparecido, para fazer com que o filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa. Thomas morre no fatídico 11 de setembro e sua perda é um baque para Oskar e sua mãe, Linda (Sandra Bullock). Um dia, Oskar encontra um envelope onde aparece escrito Black e, dentro dele, uma misteriosa chave. Esse é o início de uma aventura vivida por ele em busca de um sentido para o inexplicável. Apesar de não ser dito abertamente no filme, Oskar provavelmente tem Síndrome de Asperger. Disponível na Netflix.

21. Um elo de amor (2015)

Jimmy (Ian Colletti) é um jovem autista que, às vezes, não compreende tudo o que acontece ao seu redor. Porém, ele possui uma memória fantástica, que, junto de sua ingenuidade, acaba deixando-o comumente em apuros. Seu avô (Ted Levine) e sua madrasta (Kelly Carlson) incentivam o garoto a superar os traumas, entretanto, ele fica aflito ao se deparar com seus medos. Assista ao trailer e confira esta linda história!

22. Farol das Orcas (2016)

Este é um filme baseado em uma história real. O roteiro de “Farol das Orcas” conta a história de um biólogo marinho, Beto Bubas, que vive na Patagônia argentina, mais propriamente na península de Valdes,e estuda baleias orcas. Em um determinado dia Beto encontra na porta de sua casa uma mãe espanhola com seu filho pequeno, Tristan, um menino autista, que ao ver um documentário de Beto na Tv esboçou reações nunca antes esboçadas. A mãe do garoto viajou o mundo para encontrar o biólogo a fim de ajudar o filho a se comunicar através do contato com as orcas. O mais impressionante é que toda a história é verídica! Beto existe e realmente encontrou uma mãe corajosa e seu filho autista, que na realidade se chama Agustín. A história tocou tão profundamente Roberto (Beto) que o inspirou a escrever o livro “Agustín Corazon Abierto”. Filme lindíssimo! Disponível na Netflix.

23. Vida, Animada (2016)

Neste documentário, conhecemos a história de Owen Suskind, um menino autista que ficou imerso em sua solidão por anos, até se envolver com os filmes animados da Disney. A família começou a interagir com ele através dos diálogos e canções das animações.

24. Tudo que Quero (2017)

Dakota Fanning interpreta Wendy, uma jovem com autismo submetida a uma rotina diária. Fã de Star Trek, ela deseja participar de uma competição de escrita. Decidida a entregar seu manuscrito, ela dribla sua cuidadora e sua irmã (Toni Collette), partindo em uma aventura sozinha.

Fontes: Reab;

Veja Também:

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

51 thoughts on “24 filmes que trazem o Autismo e o Asperger: preparados para assistir?

  • tatiane

    Amei receber estas listagens de filmes quando tiveres mais pode me enviar obrigada.

    Resposta
  • Flavio

    Faltou citar Um Amigo Inesperado (After Thomas) de 2006, ótimo filme também.

    Resposta
  • Luiz Mário Jordão do Nascimento

    Desses filmes só assisti: Rain Man e Código para o Inferno. Convivi quatro anos trabalhando com um autista chamado Zézinho que com certeza deve estar residindo em um albergue de Campo Grande. São pessoas sensíveis e especiais e tem em seu modo de viver muita inteligência.

    Resposta
  • Faltou um filme indiano sobre asperger excelente: “Meu nome é Khan”.

    Resposta
    • Marcelo

      Isso sem falar de outro indiano : Barfi!

      Resposta
    • Leandro Leles

      Com certeza um dos melhores q já assisti!!!

      Resposta
    • Cintia

      Concordo Patrícia! Esse filme é LINDO!!!

      Resposta
    • Também ia comentar isso porque o filme é perfeito…

      Resposta
  • Valéria

    Eu indico também o filme Meu Querido Jhon, vale muito a pena!

    Resposta
  • natalina

    Onde posso encontrar alguns destes filmes?

    Resposta
  • Claudia

    Faltou tb o filme Tão forte tão perto, muito bom! É uma historia real de um garoto aspie que o pai morre no 11 de setembro

    Resposta
  • Ingrid Motoso

    Eu assisti Adam, e foi um do melhores filmes que já assisti. Super indico!

    Resposta
  • Sofia Macedo

    Muito importante e que merece uma atenção muito especial “Mente Brilhante”. Sem dúvida o Síndrome de Asperger que confere uma genialidade única e possível de lidar com a Esquizofrenia …. Um caso verídico e único!

    Resposta
  • Jorge Augusto

    Faltou “Uma Lição de Amor” com Sean Penn e Dakota Fanning

    Resposta
    • Fabíolla Rosa

      Nesse filme o protagonista não é autista, mas com certeza é um excelente filme.

      Resposta
  • Carina

    Faltou citar também ‘Muito Além do Jardim’ com Peter Sellers e Shirley MacLaine. Excelente!

    Resposta
  • Thiago

    Esqueceram o filme “Tão Forte, Tão Perto” do Stephen Daldry

    Resposta
    • Carla Brito

      Faltou o Enigma das Cartas, excelente!

      Resposta
  • NÁDIA DE CARMEN MARTINEZ TAVARES

    AMIGOS SOU ADVOGADA E O QUE SEMPRE ME MOTIVOU NESTA PROFISSÃO É AJUDAR DE ALGUMA FORMA OS NECESSITADOS E DESAMPARADOS, JÁ ATUEI JUNTO A DELEGACIA DA MULHER, JUNTO AOS MENORES INFRATORES, DIVERSOS CLIENTES, ENFIM AOS QUE PRECISAVAM DE ALGUMA FORMA SER AMPARADOS DIANTE DE TANTA INJUSTIÇA, SEM CONTAR A DEMORA PROCESSUAL NOS FÓRUNS E TRIBUNAIS.
    TODAVIA PARA OS DEFICIENTES E SEUS TUTORES, CURADORES E RESPONSÁVEIS LEGAIS HÁ UMA MEDIDA ADMINISTRATIVA QUE OS AUXILIA MUITO TANTO NA QUESTÃO DE APOSENTADORIAS ESPECIAIS (GRAUS DE DEFICIÊNCIA), COMO NUM AUXÍLIO AOS EXTREMAMENTE NECESSITADOS.
    SE NECESSITAREM DE MEUS PRÉSTIMOS ME COLOCO À DISPOSIÇÃO OARA QUALQUER ESCLARECIMENTO NO MEU TRABALHO E GANHA PÃO.
    GRATA,

    DRA. NÁDIA DE C.M. TAVARES

    Resposta
  • Maria Hosang 

    Esqueceram também do filme indiano: Somos todos diferentes. Excelente.

    Resposta
    • Ah, esse é maravilhoso! O título original é Taare Zameen Par, mas não fala sobre autismo nem asperger e sim sobre Dislexia! mas eu não canso de assistir!
      Acho que todo educador deveria ter esse filme na prateleira de sua casa!
      🙂

      Resposta
  • Márcia

    Senti falta de WHITE FROG. Veja a sinopse:

    Sinopse:
    “White Frog” conta a história de uma família obcecada com a ideia de parecer perfeita. O único “problema” aparente dos Young é o filho mais novo, Nick, que nasceu com Síndrome de Asperger, uma espécie de autismo, que faz com que a pessoa tenha dificuldades para se socializar. Quando o filho mais velho, Chaz, morre em um acidente, a família cai em pedaços. Nick, muito ligado a ele, precisa então juntar as peças. O longa é estrelado por Booboo Stewart (Nick), o Seith de “Crepúsculo”, Harry Shum (o Mike Chang de “Glee”), interpretando Chaz, um personagem que esconde durante a vida toda que é gay, e Tyler Posey (Doug), de “Teen Wolf”.

    É um filme de 2012, mas não sei se foi lançado com outro título no Brasil. Mas vale a pena ver. É sensacional.

    Resposta
  • elaine lany

    gostei nomes dos filmes sera que tem lojas no rio de janeiro ,estudo pedagogia e bom conhecer historias do autismo,gosto dos dvd.
    grata

    Resposta
    • Procure no YouTube o título Taare Zameen Par (título original em indi) o título em portugues é “como estrelas na terra” ou”somos todos diferentes”.
      Muito valioso pra todo educador e pedagogo!
      fala sobre uma outra questão: a Dislexia.
      Mas considero a abordagem do filme excelente para compreender qualquer dificuldade, mesmo as de crianças que nao possuam nenhuma deficiência como estas. Toda dificuldade mereceria ser trabalhada com dedicação e cuidado. Acho esse filme uma ótima fonte de inspiração!!

      Resposta
    • Maria Zenilda Lopes

      verdade esse e maravilhoso

      Resposta
  • Augusto

    Aconselho também “Mozart and the Whale”.

    O filme conta a história de duas pessoas com a síndrome de Asperger (uma forma de autismo ). Donald ( Josh Hartnett ) é executado um pequeno grupo de auto-ajuda para pessoas do espectro do autismo, que são mais afetadas por seu autismo do que ele. Isabelle ( Radha Mitchell ) é referido o grupo por seu terapeuta. Mozart and the Whale é uma ficção conta, usando personagens vagamente baseado no relacionamento da vida real de Jerry Newport e Mary Meinel (agora Mary Newport).

    Director: Petter Næss
    Writer: Ronald Bass
    Stars: Josh Hartnett, Radha Mitchell, Gary Cole

    Parte1:
    http://www.youtube.com/watch?v=DuGTGEAXvQU

    Parte2:
    http://www.youtube.com/watch?v=vjHiLod0CaI

    Resposta
    • NEUZIMAR

      É o mesmo LOUCOS DE AMOR que aparece entre os 19.

      Resposta
  • Luisa Souza

    Assisti tb um filme, Canção do Coração, tem um personagem, filho da personagem de Queen Latifahque tem sindrome de Aspeger, achei muito bom tb!Não é o personagem principal mas tem uma boa abordagem!!

    Resposta
  • Um bom filme também é: Meu nome é Khan…retrata desde a infância como decorre a síndrome de Asperger. Muito Bom

    Resposta
  • obrigada pelas dicas, estou ansiosa para assistir a tudo, pois estou Certa de vai ser muito produtivo para o meu desempenho junto aos estudantes e familiares com necessidades especiais.
    Grata
    Elda

    Resposta
  • Fernanda Valentin

    Ótimas dicas amei!!!!! Sou professora e amo o que eu faço, por isso vou além da lousa e giz, olho nos olhos, quero saber o que há dentro de cada ser…
    Tem um filme fabuloso O MELHOR ALUNO DA CLASSE – TRATA A SINDROME DE TOURETTE. VC SE EMOCIONA DO COMEÇO AO FIM.

    Resposta
    • Vera Garcia

      Agradeço sua dica, Fernanda!
      Abraços!

      Resposta
    • Fabiana coelho madeira

      Ótima dicas sempre acrecentam

      Resposta
  • Marinilda

    O livro sobre autismo muito bom é Dibis em busca de si mesmo.

    Resposta
    • Flávia

      Que bom que você mencionou esse livro. Minha mãe tem esse livro desde antes de eu nascer, eu acho. Eu nunca havia lido. Agora que li este comentário me animei de ir atrás, achei na internet e li o começo e o fim e é sim bem interessante. Muito obrigada.

      Resposta
  • José Humberto

    Faltou um dos melhores filmes que assisti em toda a minha vida: “Meu filho, meu mundo”. Maravilhoso!

    Resposta
  • Claudete Ramos

    Muito interessante a lista feita pela autora do blog e os outros filmes sugeridos por outros participantes, sem dúvida, vai acrescentar muito para aprendizagem, estou cursando pós graduação em educação especial e estou fazendo curso sobre autismo também. Então sem dúvida irei aproveitar bastante todas as dicas.

    Resposta
  • juscelaine pedroso

    Olá,Vera Garcia estou realizando um trabalho de pesquisa sobre acessibilidade de pessoas que usam cadeira de rodas e as dificuldades que encontram em minha cidade-Alegrete/RS- se quiseres sugerir livros, leis, projetos e ou outros, será de muita valia para mim. Obrigada.Juscelaine

    Resposta
  • simone ap polo couto

    Gostaria tanto de assistir esses filmes. Tentei pela internet, mas não consegui. Queria muita comprar. Você pode me ajudar. Tenho 2 filhos com síndrome de asperger.

    Resposta
  • maria celestina c.carvalho

    Gostaria de assistir o filme Victor! é exelente, mas muito dificil de encontrar. Agradeço.

    Resposta
  • Beatriz Alexandre

    Muito obrigado pela dica dos filmes pois tenho um filho autista e isto ira me ajudar bastante

    Resposta
  • virginia

    A outra margem. Excelente filme trata de Sindrome de Down e um tio transsexual.

    Resposta
  • Iracema Campos Sodré

    Faltou o filme O milagre de Anne sulivan. Não sei se escrevi certo. Este filme me ajudou muito, pois tenho 2 filhos cegos e autistas.

    Resposta
  • Faltou também o filme “No espaço não existem sentimentos”, que é meu favorito sobre o tema. 🙂

    Resposta
  • Regina Maura

    Depois que vi as dicas imediatamente procurei e assisti “Somos todos diferentes” e fiquei impactada, até mesmo para criarmos nossos filhos tidos como “normais” mas que são todos diferentes.Muito obrigada pela oportunidade.

    Resposta
    • Vera Garcia

      Que bom que gostou Regina!
      Abraços!

      Resposta
  • Faltou o filme órfãos muito bom

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.