SíndromesTops

9 Autistas famosos e surpreendentes

Compartilhe:
Pin Share

Muitos pensam que o diagnóstico de autismo condena uma criança a uma vida solitária sem qualquer realizações. A história provou que esta teoria é falsa, e muitas pessoas  com as formas de funcionamento superior do autismo passaram a fazer grandes coisas. Há algumas pessoas com transtorno do Espectro  do Autismo famosas que podem ser uma inspiração para as crianças com autismo ou para seus pais.

1-Bill Gates

Imagem: Chesnot/Getty Images

Bill Gates (citado no livro “Thinking in pictures” de Temple Grandin como tendo características autistas) é diretor da Microsoft e inventor do Windows. Nasceu em 1955 em Seattle (EUA). Gates se balança continuamente durante reuniões de negócios e em aviões (autistas fazem isso quando nervosos), não gosta de manter contato olho-a-olho e tem pouca habilidade social. Não dá importância à sua aparência.

2- Albert Einsten

Albert Einsten, físico teórico
Albert Einsten, físico teórico

Embora não tenha sido comprovado, alguns especulam que Albert Einstein pode ter tido uma forma de autismo de alto funcionamento. Porque ele não é mais vivo, não há nenhuma maneira que se possa ter certeza do diagnóstico. No entanto, essa teoria é popular e é atribuída a alguns comportamentos que ele demonstrou, e em suas próprias palavras, muito solitário e não se sentia particularmente ligado a ninguém, nem mesmo a seus familiares próximos. Ele era brilhante em matemática, mas algumas fontes dizem que ele só começou a falar na idade de dois ou três anos. Ele costumava ficar tão envolvido com seu trabalho que era capaz de esquecer de fazer as refeições, e se uma palestra que ele estava dando não chamasse nenhum ouvinte, ele daria a aula de qualquer maneira. Novamente, esta é apenas uma teoria, mas parece que esta hipótese pode ser válida.

3- Daryl Hannah

Daryl Hannah, atriz americana
Daryl Hannah, atriz americana

A atriz Daryl Hannah diz-se ter sido diagnosticada como  no “limite do autismo” com menos de 3 anos, mas teve uma carreira bem sucedida como atriz. Ela é provavelmente mais conhecida por seu papel nos filmes Splash e na série Kill Bill.

4- Andy Kaufman

Andy Kaufman (falecido em 1984) era conhecido por ter um sentimento muito estranho e bizarro de humor. Ele é outro ator que acredita-se com o autismo.

5- Courtney Love

autistas
Courtney Love, atriz e cantora americana

Embora Courtney Love não seja, provavelmente, o melhor exemplo do que alguém com autismo pode fazer, percebe-se que ela foi diagnosticada na idade de três anos como “levemente autista “. Ela teve seus altos e baixos, mas sua banda Hole fez algum sucesso.

6- Isaac Newton

autistas
Isaac Newton, matemático

Talvez algumas das pessoas mais conhecidas com essa condição nasceram antes que um diagnóstico real pudesse ser feito. Isso significa que essas pessoas autistas famosas têm um “diagnóstico” que se baseia em especulações e por coisas que eles eram conhecidos quando estavam vivos. Muitas dessas pessoas são importantes, tanto por razões históricas e por melhorar o mundo à sua maneira. Exemplos são Sir Isaac Newton (matemático), Wolfgang Mozart (compositor e músico), Charles Darwin (naturalista / cientista) e Michelangelo (pintor / escultor / arquiteto / poeta).

Dois artistas muito conhecidos, Vincent van Gogh e Andy Warhol podem ter tido autismo. Eles apresentaram muitos traços de pessoa com alto grau de funcionamento nesta condição, e eram vistos como “excêntricos” e brilhantes.

7- Temple Grandin

autistas
Temple Grandin (autismo de alta funcionalidade)

Temple Grandin  nasceu autista, coisa que na época ninguém conhecia muito bem. Seu jeito peculiar de pensar e seu comportamento antissocial e agressivo eram mal vistos por professores e colegas de escola na infância. Frequentemente brigava com outras crianças. Ela tinha dificuldade de aprender certas coisas, porque as coisas para ela seguiam uma lógica particular. A única coisa que podia deixar Temple mais calma era um abraço forte, mas ela não conseguia dizer isso nem a sua mãe.Temple é Ph.D em ciências animais na Universidade Estadual do Colorado.

8- James Durbin

autistas
James Durbin, cantor americano

James Durbin, 23 anos, é um cantor americano de rock. Foi diagnosticado com a síndrome de Asperger. Em 2011 participou do Programa American Idol e ficou em quarto lugar.

9- Heather Kuzmich

autistas
Heather Kuzmich (Photo: Mitchell Haddad/the CW)

Heather Kuzmich é uma estudante americana de arte e moda. Heather ficou conhecida quando participou do programa America’s Next Top Model e ficou classificada em quarto lugar. Durante o programa foi revelado que ela tem Síndrome de Asperger e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Heather assinou contrato com a agência de modelos Elite Model e também foi capa da revista Spectrum, cujo conteúdo é sobre autismo.

Fonte: http://www.reabilitacaocognitiva.org/

Veja também:

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

57 thoughts on “9 Autistas famosos e surpreendentes

  • Oi Vera!

    Excelente texto e esclarecedor. Porém a pior parte do autismo é a desinformação que gera o preconceito…

    Beijosssssssss

    Resposta
    • Vera Garcia

      Concordo plenamente com você, Beatriz.

      Beijos!

      Resposta
  • Parece até que ficam procurando chifre em cabeça de cavalo quando tentam enquadrar Einstein, Newton e outros cientistas consagrados como sendo autistas. Ainda há, inclusive, uma grande falta de conhecimento acerca do autismo que acaba fazendo com que algumas pessoas mais tímidas possam ser confundidas com autistas, por exemplo.

    Resposta
    • Rosana

      Daniel, pelo que li do seu comentário, percebi que não sabe nada sobre autismo.
      Comente sobre qualquer assunto quando tiver algum dominio ou conhecimento sobre ele, se não melhor ficar calado ou procure se informar para comentar, nada pessoal!

      Resposta
      • Beatriz

        O Daniel tem razão em parte. Uma pessoa muito tímida pode mesmo ser confundida com um autista.

        Resposta
      • samuel

        parabens Rosana pela sua resposta tenho um filho autista que e muito inteligente fala e escreve alemão e ingles fluente e que tem um grande cargo em uma multinacional

        Resposta
    • DENISE SILVA

      Daniel, parece que você nada sabe sobre autismo. Notei um certo preconceito quando você demonstrou indignação porque certas pessoas “notáveis” provavelmente podem ter sido autistas. Qual o problema? Uma pessoa autista não pode ser notável? Não pode ser PHD, milionário, bem sucedido?

      Resposta
      • isabel samanta

        sabe o que acontece existe muito preconceito sobre o assunto… e discordo dos caros colegas falar sobre as celebridades porque n? acredito sim que sejam autistas o autismo tem universos diversos n é específico e nem tá com lacre,ou etiqueta dizendo: olha só pobre tem. existe pessoas que escondem porque vivem numa sociedade de ricos ou remediados e n gostam de explanarem afinal quem quer ter um filho problemático? sim pra essas pessoas é assim que consideram …. eu acho que sim podemos educar nossos filhos autistas e quem sabe tirar deles um grande astro? ou um grande campeão? etc…. meu filho tem cinco anos e é autista e eu o amo mais ainda por isso.

        Resposta
      • Jéssica

        Meu filho diagnosticado com autismo infantil não falava e nem andava até os 2 anos e derrepente começou a andar e falar ( só que falava tudo em inglês ) aos 2 anos e 5 ele já sabia ler em inglês e português, sabe formas geométricas, e agora está calculando com 3 anos e 2 meses … Autistas são brilhantes sim , e acredito que esses famosos tinham autismo sim pelos relatos que vejo sobre suas vidas

        Resposta
    • Gisele

      Daniel , voce é um exemplo claro do que é o preconceito e ignorância em relação ao autismo , muito curiosos e insensatos como você, falam sem nenhum conhecimento e colocam suas opniões desqualificadas , que não trazem nenhum acréscimo, portanto se for para falar besteira , melhor ficar calado.

      Resposta
      • Janaina

        Parem de reclamar, ele nao tem preconceito, ele só disse que por muitas vezes as pessoas autismo com timidez. Só é dificil saber se Einsten e Newton eram autistas. Sempre acham que tudo é preconceito, nossa.

        Resposta
        • Wagner

          “Hoje em dia tudo é preconceito, tudo é assédio, tudo é bullying, tudo é racismo! Espera, olha a calça colorida daquela moça, que coisa horrível!!!”
          “Tudo é ________” Frequentemente vejo esse mantra sendo repetido principalmente por parte de quem abusa…
          Se tu nunca foi discriminada por sua aparência ou personalidade acho melhor você e o Daniel guardarem seus argumentos fúteis para vocês, caso contrário escrevam um artigo melhor se são tão esclarecidos assim em relação a condições psicológicas. É cada uma, viu…

          Resposta
    • Daniel eu tenho um filho autista com sinais de síndrome de asperger
      meu filho é um menino que tem limitações sim no campo do relacionamento com pessoas tem dificuldades de expressar sentimentos e alguns hábitos bem característicos de uma pessoa autista. Porém o resultado dele na escola revela o potencial que ele tem para o aprendizado suas notas são sempre acima de 8 isso em todas as matérias. A matéria que ele mais gosta é matemática e quase todas as provas tira 9 ou 10. Pelo que pesquisei o meu filho tem síndrome de asperger mas não duvido de sua capacidade não.
      Ele disse que vai estudar medicina e eu acredito que tem potencial para isso. Ele tá com 12 anos aprendeu o alfabeto com 4 pela tv é junto com mais outro aluno o melhor da sala em nota numa classe com 40 acredito que um menino inteligente vc não acha??

      Resposta
  • Ana Maria

    VERA,PARABÉNS PELO SEU BLOG.
    É MUITO GOSTOSO DE LER.
    BJSS

    Resposta
  • Ana Paula Siqueira de Moura

    Parabéns pela matéria!

    Meu filho tem dois anos e o médico desconfia que ele tenha espectro autista, estamos investigando para termos certeza e me identifiquei com a matéria.

    Bjs!

    Ana Paula

    Resposta
  • marilene

    Tenho uma irmã deficiente de 51 anos. como eu sempre deixei ela participar de minha vida levando a festas, confraternização no trabalho e algumas faculdades que eu cursei, sempre senti e ainda sinto muita discriminação, chegando mesmo ao ponto de certas pessoas se afastarem ou então insinuar que eu não deveria levar ela junto com o grupo. mesmo sendo todos de nível superior parece que existe algum problema em conviver com a deficiência, muitas vezes eu fui vista como deficiente também, por alguns colegas, a discriminação é forte e chega a doer.

    Resposta
  • Debora

    Ana gostei muito da matéria, a dois meses conheci uma pessoa pela internet e começamos a namorar , e agora faz uns vinte dias mas ou menos descobri que ele tem autismo,pensei em terminar com ele a principio, mas agora a cada dia meu amor por ele cresce, e estou buscando conhecimento sobre o autismo, para entendê-lo melhor …

    Resposta
    • Vera Garcia

      Que bacana, Deborah!
      Felicidades!

      Resposta
    • Gisele

      Olá, namorei um rapaz que ainda não foi diagnosticado aspeger, mas tem todos os sintomas e tenho sofrido muito com a ausência e jeito dele… Tentei levá-lo ao médico para uma avaliaçao e que pudesse ser feito um diagnóstico, mas não consegui. Gostaria de saber como foi seu relacionamento, se continuam juntos e trocar experiência. Obrigada!

      Resposta
    • paty

      Debora , eles possem uma sensibilidade incrivel, são verdadeiros.

      Resposta
  • mary souza

    oi vera adorei seu blog estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre pessoas com deficiência e seu conteúdo me ajudou muito parabéns!!

    Resposta
    • Vera Garcia

      Obrigada, Mary!
      Abraços,

      Resposta
  • kelly cristina dos santos

    Estou preocupada pois lendo percebi que meu filho tem alguns sintomas pois na escola ñ consegui se relacionar com ninguém, ele tem 2 anos e 4 meses, fala muito pouco, acredito que ele tem e leve, ele é um menino lindo mas odeia barulho. que especialista tenho que levar ele?

    Resposta
    • Vera Garcia

      Olá Kelly!
      Sugiro que procure um neurologista.

      Resposta
      • Mauro

        Um neuropediatra pode ajudar, mas o tratamento necessário é multidisciplinar. Entendo que a família deve ser assistida por psicólogos, psicopedagogos, nutrólogos, fisiatras, mas também necessita de apoio de assistentes sociais e até mesmo de psiquiatra dependendo do grau de autismo. É importante que a família tenha um alicerce, a jornada não é fácil, as vitórias são lentas… Digo sempre “se você quer um poço, continue cavando persistentemente até encontrar a água”.

        Sucesso… Cordiais saudações,

        Mauro

        Resposta
  • Eva Gal

    Estranho! É a mesma lista de “Famosos com Depressão”, “Famosos com TOC”, “Famosos com TDAH”, “Famosos Bipolares”… déficits e falsos diagnósticos hoje em dia transformaram-se em símbolo de status e distinção.

    Resposta
  • Isis Paula

    Olá , meu nome é Isis , e estou invertigando autismo no meu filho, ele tem exatos 2 anos , não fala muita palavras , não atende pelo nome ( Leonardo)e tem varios outro indicios do autismo , em fim ,,,, mais é uma criança muito imperativa , Bom o importante é um diagnostico rapido para iniciar o tratamento, e bola pra frente 🙂
    Eu adorei seu Blog
    Obrigada.

    Resposta
    • Vera Garcia

      Obrigada Isis!
      Desejo muitas felicidades a você e ao Leonardo!
      Abraços,

      Resposta
  • eduarda luz

    ola ,tenho um primo autista ele tem apenas 3 anos de idade ,e acho que temos que dar um basta no preconceito … pois ele nos causa muita dor ..bijjos

    Resposta
  • Larissa Souza

    MinHa Irmanzinha & Autista … o nome dela & Sabrina .. O autismo não tem nada a ver com a timidez & sim o comportamento diferente a minha irma tem o comportamento um pouco diferente dos outros mais ela consegue falar mais ela so repete o Q os outros dizem para ela ou alguma coisa Q ela já ouviu … eu acho Q ela consegue entender algumas coisas… no começo quando ela tinhha mais o menos uns 3 anos os médicos diziam Q ela era uma criança normal.. mais meu pai não acreditava nisso por achar o comportamento dela diferente de outras crianças da mesma idade … ela mordia as outras crianças quando ficava nervosa … eu acho Q eles vivem no mundo deles e nem todos os autistas tem o mesmo tipo de autismo na escola Q ela estuda q se chama AMA (UNIDADE DE AMIGOS DO AUTISTA) ela convive com crianças outras crianças autista # Amo minha irmanzinha Sabrina

    Resposta
  • ROBSON MENDES

    VERA VOCÊ É UM DOCE, NÃO TE CONHEÇO MAIS PERCEBO ISSO NA SUA POSTURA AO RESPONDER AS PERGUNTAS, PARABENS PELO BLOG. UM GRANDE BEIJO.

    Resposta
  • rui

    As pessoas SIMPLESMENTE não são o que aparentam e, na maioria dos casos, não aparentam o que de fato são!

    Resposta
  • Pedro

    Gostei muito do seu texto. Sou autista, descobri aos 20 anos. Desde pequeno, em minhas lembranças, notei que não era muito desenvolvido; cheguei inclusive a participar de aulas de reforço, quando criança, já que não conseguia acompanhar a turma. Atualmente tenho 20/21 anos, estou um pouco em choque, mas agora sei o porque de ser assim. Infelizmente não tenho amigos, nunca tive, vivo só, mas não sinto tanta falta. Mas eu gostaria de ter amigos, só que eu não sei manter uma conversa ou laços com alguém. Infelizmente não consegui terminar meus estudos, estou iniciando este ano, depois de 5 anos tentando terminar o 2 ano do ensino médio. Não vou revelar meu nome, peço perdão.

    Resposta
    • paty

      Vá em frente, vc é capaz vc abalará o mundo sem perceber que ele se estremece. As pessoas tem medo da percepção certeira que vcs tem.

      Resposta
  • Sirlene Fidelis

    Amei a matéria. Tenho um filho de 6 anos que e autista e como pais as vezes ficamos sem perspectiva de futuro e textos assim nos ajudam sonhar mais alto. Muito bom. Amei vc tb Vera

    Resposta
  • Meu filho tem uma mistura de autismo com síndrome de asperger. O que posso dizer que ele é lindo e muito inteligente.
    Aprendeu o alfabeto pela tv com 4 anos e pelo fato de descobrir que tinha autismo com síndrome de asperger ele sendo bem pequeno ajudou bastante no seu desenvolvimento. Passei ele com especialistas e tive a sorte de encontrar uma professora muito amorosa e competente que ajudou meu filho evoluir muito. Suas notas na escola são sempre acima de 8 na quinta nunca repetiu e ama geografia e matemática. Média geral na escola 9 em português matemática e geografia e as demais 8,5. Ele junto com outro menino são os melhores em notas em uma classe com 40. Um abraço espero com esse depoimento ter ajudado.

    Resposta
  • Marina

    Nossa, porque tentar colocar as pessoas dentro de caixinhas, rotulando-as em autista, TDAH, etc? Ainda mais fazendo especulações sobre pessoas que não estão vivas? Eu tenho várias características de pessoas com autismo: timidez, pouco contato com outras pessoas, anti-social, não olho nos olhos das pessoas quando converso, faço movimentos repetitivos quando converso. E surpresa eu sou simplesmente uma pessoa diferente das outras, como todas as pessoas são diferentes, não sou autista. Todos nós somos diferentes, tanto de forma orgânica como ontológica. Então não precisamos rotular pessoas, o que precisamos é respeitar as diferenças e perceber que todos nós temos diferenças e isso é o normal. E sim, todas as pessoas diagnosticadas com autismo são inteligentes e se desenvolvem plenamente, se isso não ocorre é porque a rotularam como incapaz e a apartaram das suas possibilidades de desenvolvimento. Lembrando que se desenvolver plenamente não é se desenvolver igual a outros, porque ninguém se desenvolve da mesma forma, mas se desenvolver utilizando todas as suas possibilidades. Recomendo a leitura do livro de Defectologia do Vigotski, não temos tradução para o português, mas há uma boa tradução em espanhol, que foi feita do original russo.

    Resposta
    • paty

      Adoro, adorei se comentario vc pode achar sozinhos, parecidos, mas nunca igual. Valeu

      Resposta
  • MEU NETO TEM 3 ANOS ELE É AUTISTA ELE SÓ É DIFERENTE É INTELIGENTE MUITO ESPERTO AH VÁ ELE É MARAVILHOSO AMO DEMAIS!

    Resposta
  • Excelente.! Parabéns por compartilhar este artigo, devemos entender cada vez este universo, sem indiferenças e mais conhecimento e amor ao próximo.

    Resposta
  • fernando santos

    ola pessoal ,,,tenho filho de 12 anos diagnosticado com autismo leve !!! mais percebi que suas habilidades sao fora do comum ,apesar de nao ser muito sociavel com a familia ,nao tem amigos !!! mais nada tira dele o poder de produzir ele pinta quadros faz esculturas e na matematica consegue faz contas dificeis de cabeça ,mesmo com essa doença acho incrivel as habilidades do autista isso nao quer dizer que daremos as costas para a doença ok mais sim a mudança que essas crianças podem fazer para o mundo ! poder de criar de inventar de se reenventar somos pais felizes por termos filhos geniais

    Resposta
  • Clarice

    Não entendo muito sobre autismo, meu filho tem 3 anos e ainda não foi laudado como autista, mas sei que alguma síndrome tem, independente disso ele tem carinho, amor, paciência e minha dedicação total pra ajuda_lo a ter uma vida normal.

    Resposta
  • Marinez Santos

    Oi, adorei o texto me ajudou muito com o meu trabalho na faculdade, parabéns Beatriz. Ótimo incentivo. Deus te abençoe, bjos.

    Resposta
  • Jose Antonio Correa

    Ola, muito bom os comentarios e assuntos abordados, quanto mais falarmos sobre autismo teremos condições de ter mais mais e mais informações, gostaria de dicas de filmes de abordem esse assunto.

    tenho um filho com austimo e quanto mais eu tiver informações e dicas vai ajudar muito
    Grato

    Jota

    Resposta
  • Bárbara

    Bom pelo que li nos comentários vi que existe muito preconceitos , mas vivo isso com meu filho , ele é ótimo na escola faz toda sua tarefa mas sempre me chamam pra falar que ele não se socializa ,ele faz curso tira ótimas notas mas mesmo assim a professora me chamou e perguntou se ele tem um probleminha meu Deus isso dói muito , as pessoas não ve a qualidade só vê os defeitos porque não está a no padrão outra tem que ter um padrão pra ser aceito na sociedade! Respeite a diferença vc vai fazer um mundo melhor pra muitas outras pessoas pensar antes de fala seria muito bom .

    Resposta
  • Humberto

    Bárbara! Li somente o seu último comentário e concordo plenamente com você! A nossa sociedade individualista e competitiva tende a individualizar a culpa e a excluir deliberadamente! Na verdade acredito que seja mais coerente afirmar que a dificuldade está na turma e não no indivíduo! Entende? Porque dizem que é “o seu filho que não se socializa com os outros?” – Porque que não dizer que são “os outros que não se socializam com ele” quando provavelmente é exatamente isso que acontece. Sobre o autismo: inventaram muitos níveis de classificação, mas a maioria deles eu considero desnecessários, e um erro, dizem que “existem níveis de autismo muito próximos do que é considerado normal” isto é um problema; pois quem é autista de verdade, tem limites muito específicos, porém, estas classificações similares à pessoa normal gera muita confusão, erro e especulações – e com especulação consequentemente vem desinformação – por ex, citar Sr.Isaac Newton é pura especulação, especialmente porque ele viveu no século XVII, somente sabemos que tinha uma personalidade sóbria, séria e introspectiva – agora, toda pessoa com estas características vai poder “sofrer especulações” sobre sua sanidade mental sem ao menos poderem se defender? Todo mundo que for sério e introspectivo vai ficar recebendo especulações agora? No exército existe muita gente com estas características, acho que algumas profissões pedem isso, e algumas pessoas tem estas personalidades, só por isso vão ficar sendo vítima de especulação? É necessário um diagnóstico mais eficaz, que distingua corretamente os autistas de verdade, porque isto é sério, estes graus de “autismo leve” não deveriam existir PORQUE QUALQUER PESSOA NORMAL, SEM DOENÇA NENHUMA, PORÉM COM TRAÇOS DE PERSONALIDADE DE SERIEDADE, INTROSPECÇÃO E ATÉ MESMO SOMENTE TIMIDEZ, PODEM SER ERRONEAMENTE CLASSIFICADOS, E/OU SEREM ENVOLVIDOS SEM AO MENOS SEREM OUVIDOS, EM PURA ESPECULAÇÃO, COMO FIZERAM COM NEWTON AQUI! O diagnóstico precisa ser preciso e apontar SOMENTE para quem precisa de alguma terapia. Digo isto, porque a nossa “maravilhosa” sociedade, além de tudo também é muito preconceituosa! Nós sabemos que a rotulação é um PURO mecanismo de exclusão! As pessoas em geral, e certamente a própria sociedade, adoram ter OU SE NÃO TIVER CRIAR motivo para excluir uns aos outros; este é um traço de DEFICIÊNCIA DA ESPÉCIE HUMANA em relação ao seu próprio bem estar e a sua evolução. Nós sabemos que a mera especulação JÁ SE TORNA UM GRANDE MOTIVO para exclusão! Por isto, não podemos admitir a possibilidade de que pessoas normais sejam envolvidas em especulações que envolvam sua sanidade de qualquer espécie; pois graças a sociedade primitiva, isto trará prejuízos à pessoa envolvida em tais especulações.

    Resposta
    • Clayton

      Bom dia Humberto,

      Tenho uma filha com caracteristicas da sindrome de Asperger, ela esta com 24 anos, formada em direito, sem recuperações e inclusive aprovada nas duas provas da OAB nas 2 primeiras provas realizadas na nona fase e nos ultimos meses estamos travando uma batalha mais acirrada, com o intuito de tentar ajudá-la, pois são muitas etapas criados pela pessoa que tem este “problema” que muitas vezes para nós beira a desculpa, a preguiça.
      Lendo seu texto, não sei se lhe dou os parabens por me fazer enxergar que nós temos que nos adaptar a essas pessoas maravilhosas, ou se te mando calar a boca por levantar ainda mais duvidas em nossas cabeças e com isso acabarmos seguindo caminhos totalmente equivocados por achar que sua opinião esta correta, fazendo com que nos acomodemos e creiamos que vc esta certo e percamos mais tempo( no meu caso) em diagnosticar com precisão o que ainda não conseguimos fazer. Lembrando que ja passamos por duas psicologas sem ver nenhum ou muito pouca evolução e uma recusa de minha filha de visitarmos um neuro. De qualquer forma todo opinião é valida e você tem todo direito de expressá-la, desculpe meu desabafo, suas palavras foram reveladoras para mim, mas mais uma vez tenho medo de estar seguindo o caminho errado.

      Resposta
  • jonatas frança

    eu tenho sindrome de asperger ou seja autismo de nivel 1

    Resposta
    • Alex

      Boa tarde Jonatas…. Quantos anos vc tem e como vc se sente ???
      Um forte abraço e que Deus te abençoe sempre !!!!!

      Resposta
  • MARCOS CAZARIN DE MIRANDA

    Tenho um filho no Espectro Autista de quase 5 anos. Pelo nome Espectro, já subentende-se que são muitas características Atipicas, o que torna cada um único e especial.
    Meu filho pode vir a ser um super matemático ou músico? Talvez.
    Nunca vamos podar ou deixa-lo de praticar o que gosta… só que, mais importante que isso, o maior foco, é ajuda-lo com muito carinho e paciência nas áreas onde ele tem dificuldades (motora, social, comportamental, etc.).
    Não me importa se ele vai ser o próximo bill gates… eu só quero ver ele feliz e ajuda-lo no que estiver ao meu alcance.
    Talvez a melhor maneira de entender o autismo, caso não convivam com um, seja conversar com pais de autistas….

    Resposta
    • HUGO RIBEIRO

      Interessante seu posicionamento, Marcos. Vamos aprendendo juntos!!!

      Resposta
  • HUGO RIBEIRO

    Meu netinho foi diagnosticado com autismo a cerca de dois meses.

    Minha filha me falou algo impactante: “Deus sabia que eu não tinha experiência como mãe e confiou tanto em mim que concedeu um filho autista”.

    Passado o baque inicial, todos os familiares já estão cientes desse novo e motivador universo, dedicando todo amor e atenção a esse serzinho de 3 anos, tão amado e admirado.

    Feliz em ter encontrado esse blog…

    Abraços.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.