ComportamentoTelevisão/Famosos

Conheça 11 famosos pais de filhos com deficiência ou má formação

Compartilhe:
Pin Share

Um pai de verdade é uma pessoa responsável, consciente de suas responsabilidades e do papel que representa na vida do filho. É um pai sempre presente. Esse verdadeiro pai lida com as crises ou com algum tipo de necessidade especial que o filho precisa, enfim ele não não desiste de seus filho, e faz o seu melhor por aquele que ama incondicionalmente. Veja abaixo 11 pais que possuem filhos com algum tipo de deficiência ou má formação:

1- Paulo Silvino e Flávio

filhos com deficiência
Paulo e Flávio Silvino (Foto: Rafael Campos, O Globo)

O filho de Paulo Silvino, Flávio Silvino, sofreu um acidente de carro em novembro de 1993, no auge de seu sucesso. A batida contra um carro-forte o deixou em coma por três meses e meio, com traumatismo craniano e perda de massa encefálica. Vinte anos após o acidente, Flávio ainda luta contra as sequelas. Há três anos, por causa de uma hidrocefalia, teve de ser operado para pôr uma válvula no cérebro. “Foi a maior alegria que Deus pode ter me dado de ver o meu filho vivo. Lembro que ele saiu do coma rindo. Eu contei uma piada para ele, e ele riu. Agradeço sempre a Deus por todos os dias em que eu acordo, por mais um dia fazer parte dessa festa maravilhosa que é a vida. O importante na vida, é viver, respirar. Não há nada que pague uma boa respirada”, afirmou Paulo, sorrindo, para a jornalista da Revista Caras. Em 2017, Flávio sofreu um duro golpe ao perder o pai, Paulo, que morreu por um câncer no estômago. Isso abalou muito o Flávio.

2-Marcos Mion e Romeo

filhos com deficiência Pai de Romeo, 8 anos. Romeo tem um distúrbio de desenvolvimento que não se encaixa 100% no diagnóstico de autismo. Mion ainda é pai de Donatella, 5, e Stefano, 3 anos. Veja o que disse Mion a respeito de seu filho autista (entrevista cedida a Folha de S. Paulo): “Deus me deu um presente. Fui um dos escolhidos. Quem somos nós? Famílias abençoadas com uma criança especial. Nunca tivemos um momento de desespero, de falar: ‘Meu Deus, e agora?’. Romeo é uma bênção. Aprendemos todos os dias ao conviver com uma criança que é amor puro. Você coloca os pés na terra dos valores reais. Romeo é totalmente voltado para arte e tecnologia. É muito sensível. Crianças como ele estão aqui para nos ensinar. Sou guardião de um anjo. Somos os escolhidos. Eu sempre quis ser pai. Gosto de prover, de cuidar. Romeo é o elo mais forte da nossa família. A minha maior motivação para ser uma pessoa melhor é por ele e para ele. Sou eternamente grato a ele por ter escolhido a Suzana e a mim e ter abençoado nossa vida”

3-Diogo Mainardi e Tito

filhos com deficiência
Diogo Mainardi e seu filho Tito.

Diogo Mainardi é escritor, produtor, roteirista de cinema e colunista. Tito, filho de Mainardi,  foi vítima de um erro médico grosseiro que levou a uma paralisia cerebral. O menino, de 13 anos, tem sérias restrições motoras, que comprometem os movimentos das mãos e das pernas e também a fala. Além de Tito, Mainardi tem mais dois filhos. Veja o que disse Mainardi ao Jornal Zero Hora, a respeito do seu livro “A Queda”, emocionante jornada ao lado do filho Tito: “É uma declaração de amor, uma declaração do jeito que eu sei declarar. É a minha serenata para o meu filho. Não sou uma pessoa particularmente sentimental. Para compreender esse amor avassalador, quase inexplicável, novo para mim, tive de recorrer aos meus instrumentos, que eram todos de natureza intelectual, estética. Foi assim que eu consegui resumi-lo, explicá-lo para mim e tirar dele o máximo que podia. Nossas expectativas são para amanhã de manhã, no máximo. Não tenho a ideia fantasiosa de que vamos triunfar sobre a deficiência. Não é um livro de superação. A nossa história não é uma história de superação. A gente não superou coisa nenhuma. Meu filho tem uma paralisia cerebral debilitante. Vivemos muito tranquilamente com isso, mas sem a ilusão de que ela foi vencida.”

4-Romário e Ivy

filhos com deficiência Pai de Ivy e de mais cinco filhos, Romário diz que a pequena Ivy, que nasceu com Síndrome de Down, foi um grande presente. Acompanhe o depoimento de Romário concedido a jornalista Ana Paula Padrão. “Os primeiros 10 minutos da notícia que recebi quando a Ivy chegou foram duros, complicado. Logo eu, porque isso? Tive cinco filhos e porque essa veio especial? A ficha foi caindo e cheguei a conclusão de que faltava algo em minha vida para que eu me tornasse uma pessoa feliz, alegre. As notícias sobre o assunto (nascimento de Ivy) não foram as mais razoáveis, as pessoas cochichavam sobre as características da síndrome, o mundo era outro. Alguns até acharam que eu esconderia minha princesa, mas, sendo um homem público, chamei uma coletiva para anunciar. Vamos falar sobre a síndrome de Down? Naquele mesmo ano, me despedi da Seleção Brasileira, com um gol contra a Guatemala, em um jogo de ampla cobertura da mídia, mostrei ao mundo que vestia a camisa da causa: “Tenho uma filhinha Down que é uma princesinha!” Foi assim, apresentando minha filha ao mundo que mudei muita gente, assim como mudei a mim próprio. Hoje, por conta dessa maturidade, tenho me relacionado melhor e entendido melhor as pessoas.”

5- Sebastião Salgado e Rodrigo

filhos com deficiência Rodrigo, filho de Sebastião Salgado, fotojornalista conhecido mundialmente, tem  Síndrome de Down. Veja o relato do fotógrafo, concedido a TV BBC: “Foi como se um trem tivesse passado em cima da gente. Foi totalmente inesperado e muito duro. Acho que ninguém está preparado para isso. A não ser quando você faz a aminiocentese e sabe que uma criança com Down vai chegar, o que não foi o nosso caso. Minha vida mudou completamente. Eu tentei por todas as maneiras justificar que ele não tinha a síndrome, procurei fotos da Lélia que quando era criança tinha um olho meio puxadinho…A Lélia, muito antes de mim, por ter carregado ele por nove meses, já tinha aceitado o Rodrigo como ele era. E a solução era entender que ele era o nosso filho e que você tinha que amá-lo profundamente, viver com o problema que não tinha solução e aceitar. Pelo menos no meu caso, levou dois anos para chegar a este nível de maturidade. Comecei a ver que ele tinha capacidades incríveis que os outros, ditos normais, não tinham. Ele tinha a normalidade dele. Ele me deu uma outra compreensão da vida, outra maneira de eu ver a humanidade, de me situar, de ver outras anomalias. A gente teve o direito a frequentar um outro universo que se eu tivesse ficado no mundo dos “normais” eu não teria conhecido. Foi muito rico para mim.”

6- Jô Soares e Rafael

filhos com deficiência Do casamento do apresentador Jô Soares  com Theresa Austregésilo nasceu Rafael que é autista. Quando fala das habilidades do filho, Jô se emociona. Theresa também. Ele toca piano, faz programa de rádio em casa, fala inglês, aprendeu a ler sozinho aos 4 anos de idade. Tem o jeito de andar de bonequinho, o humor e a musicalidade do pai. Rafael tem autismo “de alto nível”, como o personagem vivido por Dustin Hoffman em Rain Man. Rafael possui uma boa capacidade de comunicação e inteligência, mas tem dificuldades motoras e vive em uma espécie de mundo particular. Ele é genial. O Rafinha é diferente. Mas hoje eu não queria ter um filho diferente dele.” Infelizmente Rafael morreu em 2014, em decorrência de um câncer. “Eu jamais esconderia meu filho. Tinha orgulho desse talento musical que ele tinha, um ouvido absoluto (…) Uma capacidade para aguentar sofrimento. Ele ainda foi presenteado com câncer violento e quando começou a fazer o tratamento de quimioterapia, um enfermeiro, na hora de aplicar, errou e fez uma queimadura no Rafinha de incêndio, que queimou o peito todo dele”, revelou Jô ao site Fuxico. “A Tereza largou tudo para, durante 51 anos, se dedicar ao nosso filho, era uma mulher de inteligência superior”, declarou Jô. Em março de 2021, a atriz Teresa faleceu aos 87 anos.  A atriz morreu vítima das complicações da Covid-19. E em 25 de julho de 2022 faleceu Jô Soares, aos 84 anos, que estava se tratando de uma pneumonia.

7- Felipe Araújo e Miguel

filhos com deficiência O cantor Felipe Araújo tem um filho autista, o Miguel, fruto do relacionamento com a psicóloga Caroline Marchezi. “A gente conseguiu (identificar o quadro), muito por conta da mãe dele, que trabalha na área, perceber o espectro quando ele tinha um ano e quatro meses. A gente pôde buscar esse tratamento, que vai perdurar ainda por muitos anos, bem cedo… O Miguel está tendo um desenvolvimento maravilhoso, então é muito importante a gente abrir os olhos das pessoas e tentar romper com a barreira do preconceito quanto a essa questão”, afirmou Felipe. “Ele é a pessoa mais carinhosa que eu já conheci em toda a minha vida. Conversando com Marcos Mion, ele fala a mesma coisa, que é o espectro do amor. Miguel é muito ligado a música. E a única coisa que conecta o Miguel as pessoas é a música“, completou Felipe.

8- Henrique Fogaça e Olívia

filhos com deficiência

Olívia filha de Henrique Fogaça, jurado do Masterchef, tem um tipo raro de epilepsia, doença que perturba a atividade das células nervosas no cérebro, causando convulsões. A condição dela é chamada de fármaco-resistente, ou seja, não responde aos medicamentos. O diagnóstico não é conclusivo. De acordo com o chef, a doença da filha surgiu quando ela ainda era um bebê. Em entrevista ao site Bebê.com, da Editora Abril, ele diz que as crises frequentes impactaram o desenvolvimento da filha.

“Descobrimos logo no primeiro mês, quando ela teve que passar um mês internada em observação, que ela era diferente”, relembrou. “Ela tem hipotonia, que é a fraqueza muscular, e dificuldades de deglutição”, explicou. Atualmente Olívia vem apresentando melhoras no quadro após tratamentos com o canabidiol, substância retirada da planta conhecida popularmente como maconha.

filhos com deficiência

9-Roberto Carlos e Dudu Braga

Nascido como Roberto Carlos Segundo, Dudu Braga é filho do primeiro casamento de Rei com Nice Rossi. Ao vir ao mundo em 1968, Dudu nasceu com glaucoma congênito. Como não havia tratamento no Brasil na época, o cantor levou o filho para a Holanda.

Lá, passou por sete cirurgias quando estava com apenas 15 dias de vida. O músico conseguiu enxergar até os 23 anos de idade, quando teve um descolamento de retina enquanto dirigia voltando da praia. Ele passou por diversas cirurgias no Texas, nos Estados Unidos, mas não conseguiu recuperar a visão. Herdando o talento do pai, Dudu Braga foi locutor de rádio e chegou a tocar bateria na banda RC na Veia, grupo que fazia releitura das principais canções do rei Roberto Carlos.

Dudu é produtor musical e em 2019 revelou que estava enfrentando um câncer. No ano seguinte, 2020, apareceu um novo câncer e o músico começou a tratá-lo. Com uma grave doença, ele faleceu com câncer no peritônio, membrana que reveste a parede abdominal.

“Você é o ídolo de muita gente, você tem algum ídolo?”, perguntava uma jornalista ao cantor, em entrevista. “Eu tenho um grande ídolo na minha vida… Meu filho“, respondia Roberto Carlos. “O Dudu é… Fantástico!”, completava ele após ouvir depoimento do filho dizendo que o amava muito e chamando-o de “paizão”.

Roberto Carlos também tem uma deficiência. Ele perdeu uma perna em um atropelamento por trem quando ainda era criança que lhe faz caminhar com prótese mecânica até hoje.

10- Roberto Justus e Rafaella

O publicitário Roberto Justus foi casado com a apresentadora Ticiane Pinheiro, com quem teve a filha Rafaella. Depois de pouco mais de sete anos juntos, o casamento chegou ao fim.

A filha Rafaella tem Estenose crânio-facial, ou cranioestenose, que é uma má formação óssea do crânio. Rafaella fez cirurgia para correção.

“Rafa veio iluminar a vida de todos nós. Como qualquer pai do mundo, para mim, ela é a criança mais linda do mundo, com aqueles olhos azuis e o cabelo cor de mel. Grandes tops eram feinhas na escola. E, de repente, viraram referência mundial de estética. Se quiserem achar que minha filha não é tão bonita, podem achar”, declarou Roberto Justus em entrevista ao Portal Uol quando Rafa tinha dois anos.

filhos com deficiência

11-Cássio e Maria Luiza

Capitão e um dos maiores ídolos da história do Corinthians, o goleiro Cássio abraçou um grupo de inclusão chamado “Autistas Alvinegros”, que frequenta jogos do clube na Arena e que tem como objetivo divulgar e ajudar pais de crianças diagnosticadas com TEA (transtorno do espectro autista).

Recentemente ele revelou que Maria Luiza, sua filha de quatro anos, possui autismo.

Conheci o pessoal, eles estiveram no CT, vi que são pessoas sérias. Nem todos sabem, mas eu tenho uma filha autista, a Maria Luiza, minha filha de quatro anos tem autismo. Eu comecei a pesquisar e ler mais sobre o assunto, sigo páginas de autismo. Como pai, quanto mais eu puder saber sobre autismo, até para dar suporte para minha esposa e para minha filha evoluir, eu vou fazer. O pessoal dos autistas alvinegros é super bacana, você entra no Instagram deles e vê casos de crianças que têm autismo, o que fazer, como agir. Eles têm trazido crianças autistas – disse Cássio.

Fontes: Uol; Rádio Jornal; Uol

Veja Também:

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

30 thoughts on “Conheça 11 famosos pais de filhos com deficiência ou má formação

  • ingrid

    Admiro muito estes pais que assumem, partcipam e amam seus filhos acima ou abaixo de qualquer coisa que seus tenham, parabéns estes assumiram seus compromissos perante Deus, eu não tive a sorte de ter companheiros assim, tenho duas filhas com deficiência de pais diferentes e nenhum deles quis ou quer saber, no fundo acho que a sorte mesmo é minha.

    Resposta
  • marilene bispo

    Tambem sou mãae especial há 5 anos,depois de uma vacina meu filho desenvolveu hidrocefalia.

    Resposta
    • Meu filho também teve uma reação grave a vacina e tem
      Muitos atrasos de desenvolvimento!! Triste .. Temos que ter muita força e amor!! Meu filho é tudo P mim

      Resposta
  • Rute Meri Botelho

    Eu também sou mãe de uma jovem de 17 anos com paralisia cerebral devido ao descolamento prematuro da placenta.

    Resposta
  • Eu tenho uma filha com dislexia ela é uma guerreira e eu admiro muito em tudo que faz….

    Resposta
  • sueli gonçalves de santana

    Sou mãe de um lindo rapaz de 19 anos ele tem down ele é nosso orgulho, quando recebi a noticia tomei um susto ele é meu primeiro filho e depois DEUS me deu duas filhas eles são bem ligados o q existe de tenologia é com eles, vivo pra eles , somos felizes minha vida ñ teria muito sentido sem eles , amo tds com a msm intensidade, JOSE MARCELO torna a nossa vida mais feliz ele vive o q tem pra viver o mundo é dele tambem, meu amor , minha vida, q DEUS nos dê muita saúde , muitos anos de vida e paz.

    Resposta
  • Waleria

    Depois de 19 anos, no auge do sucesso profissional, meu esposo hj com 53 anos é especial. Devido a um enfarto com uma parada cardiaca de 28 minutos.
    Hoje é meu filho.

    Resposta
  • Luciane falconi

    Tenho uma irmã mais do que especial. …uma irmã com Down…que é linda, querida, moderna, trabalha , É….é nossa estrelinha.

    Resposta
  • Elizete Fontanella Tjader

    Tenho uma filha única autista, hoje com 31 anos. Posso dizer que é linda, amorosa enfim hoje é minha razão de viver. Esse nosso amor mútuo, não tem explicação.

    Resposta
  • samira alves

    sou mãe de 3 crianças especiais todas com epilepsia e o menino com transtorno mental e as meninas com deficiência intelectual acredito q fui escolhida por eles, são minha razão de viver vivo intensamente a cada dia com eles fui mãe muito jovem aprendi o que era a vida de verdade , vivo num mundo onde muitos tem preconceitos mas sei q deus me deu esta missão de cuidar amparar ensinar 3 anjos aqui na terra a cumprirem nossa missão juntos.

    Resposta
    • myanna montemor

      Sou cardecista e acredito q essas mães foram escolhidas p cumprir uma missão nesse plano. Elas foram determinadas a receber estes espirito para eles tambem executem sua jornada de aprendizado.

      Resposta
      • J F

        Tbm sou kardecista e em 04/03/2000 tive meu filho que nasceu com uma má formação congênita( mielomeningocele) e agenesia sacral. Acredito sim que meu marido e eu fomos escolhidos para recebê-lo e aprendermos com ele. Pierre é um adolescente de 16 anos super inteligente. Eu o amo muito e agradeço à Deus por nos ter concedido está tão grande bênção hoje somos pessoas melhores …

        Resposta
    • Fernanda

      Tenho uma filha de 13 anos com déficit cognitivo e muito difícil aceitar a deficia vc se pergunta porque comigo ela é linda eu a amo muito .tenho medo do futuro tenho que ser às vezes a mente dela.

      Resposta
    • Que mensagem linda! Que missão de fé! Que Deus continue te abençoando muito!!!!!

      Resposta
  • Chris Pires

    Eu tenho um casal de amigos que tem um filho com Sindrome de Down e é o melhor exemplo de amor, cumplicidade e superação que eu conheço! Parabéns Ivone e Ze Carlos!!!

    Resposta
  • Rita de cassia

    Oi sou mae do cairo com 4 anos , ele faltou oxigenio no celebro , tenho ongulho de ter ele como meu filho. Essa lutar q estou passado sei q a minha vitoria esta chegado ao fim , ele e minha vida meu viver.

    Resposta
  • Rejane mota

    Sou mãe de um casal de filhos ambos perfeitos até os 15 anos,começando a desabrochar para a vida quando descobrimos primeiro na menina q tinha um doença neurodegenerativa e o caçula descobrimos 5 anos após ela …tenho um marido incrível q me diz nao se desespere estamos juntos nessa caminhada.

    Resposta
  • Danielle

    Quantos depoimentos lindos de amor puro e sincero. . Emocionante!! Deus abençoe cada dia mais a todos vocês!!

    Resposta
  • Isabel de Nazaré de sousa monteiro

    Minha filha está com suspeita de síndrome de Down, mas eu amo ela com toda minha vida. Ela é minha razão de viver. Ela pode ser o que for, mas aqui todos amamos ela.

    Resposta
  • Isabel

    Eu e meu marido estamos juntos nessa luta e nossas familia também.

    Resposta
  • Gente histórias incríveis de amor, esperança, fé e muita superação que Deus a cada família infinitamente. ..
    As histórias servem para descobrirmos que tipo de situação vivemos. :'(

    Resposta
  • Marta

    Tenho uma filha com microcefalia presente de Deus pra mim nao consigo viver sem ela apesar das dificuldades, amor da minha vida helem te amo minha vida tá com 20 aninhos hj ruiva linda.

    Resposta
  • Márcia Antunes

    Amei os comentários tenho um filho com síndrome de down é um bebe abençoado me sinto privilegiada de ser mãe de João Lucas amo muito.

    Resposta
    • Sammya

      Tenho um lindo filho de quase três anos, autista. Nosso melhor presente, muito amado por todos que o rodeiam, ele é um ser bastante carinhoso e feliz. Antes mesmo de engravidar fui avisada que teria um filho nessa condição e o vi algumas vezes em sonho.

      Resposta
  • Silmara

    Tenho dois anjos com microcefalia um de 17 e uma com 24.. São anjos na minha vida. Meu marido e eu amamos incondicional. ..

    Resposta
    • Simone

      Oi bom dia. ..eu também tenho um filho também tem microcefalia e pc ,ele é minha vida …ele tem 2 anos. ..e os seus filhos eles andam???

      Resposta
  • Nivalda Gama de Lacerda

    Agradeço a Deus por ser especial, tive o previlégio de ser mãe de um anjo chamado Gabriel, por 16 anos fui sua guardiã, ele nasceu com paralisia cerebral, causada pela rubéola que tive na gravidêz.

    Resposta
  • Clayton Ferreira

    Bom dia!
    Prédios residenciais que possuem recuos para estacionamento de visitantes precisam possuir vagas para PNE?
    Sei que prédios públicos e prédios comerciais precisam possuir essas vagas.
    Obrigado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.