Detran-RJ divulga novos modelos de carteira de identidade e crachá para pessoas com deficiência
Emissão do documento não é obrigatória
O Detran-RJ divulgou no dia 21/05, no Diário Oficial do Estado do Rio, os novos modelos de carteira de identidade diferenciada e de crachá descritivo para pessoas com deficiência, em respeito à Lei estadual 7.821, de 20 de dezembro de 2017. A emissão não é obrigatória, mas é gratuita e pode ser solicitada em todos os postos de identificação civil do órgão.
No documento de identificação, a diferença é apenas a expressão “Pessoa com deficiência” acima da fotografia. No crachá, que será fornecido com o RG, haverá a mesma inscrição, a foto do titular, a referência à lei estadual e a logomarca do Departamento de Trânsito. No verso, serão indicados o número da identidade, a data de nascimento, as informações indicadas no laudo médico fornecido pelo próprio usuário, e um número de telefone de contato.
Veja também: Pessoas com deficiência poderão registrar sua condição na carteira de identidade
De acordo com o Detran-RJ, as informações extraídas do laudo médico incluem o número do Código Internacional de Doenças – CID, ou seja, a especificação da deficiência, assim como o eventual uso contínuo de medicamentos e a existência de alergias alimentares e/ou medicamentosas. O laudo médico apresentado será arquivado junto ao processo de identificação.
O agendamento para a emissão dos documentos pode ser feito pelo site www.detran.rj.gov.br ou pelo teleatendimento 3460-4040 (região metropolitana) e 0800-020-4040 (interior).
Fonte: https://oglobo.globo.com
E você, caro leitor, o que acha desse modelo de carteira de identidade?
Afinal de contas alguém sabe dizer pra q serve o crachá?