Vera - Artigos

Viva sem medo!

Compartilhe:
Pin Share
Houve uma época, durante minha adolescência, em que passei a sentir medo diante de várias situações. Comecei a sentir medo de me relacionar com as pessoas,  medo de fracassar, medo de não ser aceita…. Esses medos surgiram quando percebi que devido a minha deficiência, as pessoas me olhavam diferente. Na maioria das vezes, eram olhares de sentimento de dó, de curiosidade e até mesmo olhares de como se eu fosse culpada pela minha atual condição. A última coisa que eu precisava nessa altura da minha vida, é que sentissem pena de mim.

Viva sem medo!Evidentemente o sentimento de dó e curiosidade, fazem parte da natureza humana, mas existem pessoas que ultrapassam o limite da ética. A meu ver, são pessoas insensíveis e preconceituosas. Havia momentos em que até me esquecia que era uma pessoa com deficiência, entretanto essas pessoas faziam questão de me lembrar disso o tempo todo.

Caro leitor, se você quer tratar bem uma pessoa com deficiência, seja ela criança, adolescente ou adulto, procure agir com naturalidade e discrição diante dela.

Devido à curiosidade excessiva, devido aos olhares nada discretos e as perguntas absurdas de algumas pessoas, comecei a sentir medo… Lamentavelmente, durante um bom tempo, deixei que esse sentimento dominasse minha vida e me arrependo por isso. O medo fez com que eu perdesse a alegria de viver, perdesse grandes amizades, novas experiências, novos conhecimentos e oportunidades. É natural que as pessoas sintam medo de algo. Nenhum ser humano está livre disso. No entanto, quando esse sentimento se torna uma fobia, ele rouba a nossa coragem, a nossa alegria, os nossos sonhos e as oportunidades da vida. O medo nos deixa fraco, vulnerável e tímido.

Somente consegui sair dessa paranóia, quando percebi que o medo estava paralisando meu corpo e minha mente, ou melhor, estava me derrotando. Pensei comigo: “Deus me deu a grande chance de sobreviver, passei por tantos sofrimentos, não é justo que agora, eu deixe esse sentimento tomar conta de mim”. Existe uma frase de Lucius C. Lactantius que diz: “Onde o medo está presente, a sabedoria não consegue estar”. E foi exatamente isso que aconteceu comigo. O medo impedia-me de raciocinar e estava me imobilizando. Ele estava se tornando cada vez mais sério, pois vinha acompanhada de outros fatores como insegurança, baixa auto-estima e depressão. E quando chega nesse estágio, ele deixa de ser um sentimento primário e se torna algo bem complexo e exige cuidados. Ralph Waldo Emerson dizia que: “O medo derrota mais pessoas que qualquer outra coisa do mundo”. Quando aprendi a derrotar o medo – de tudo aquilo que estava sentindo – minha coragem, força e confiança voltaram novamente.

Querido leitor, espero que nesse novo ano, você possa dar as costas aos medos que o aflige. Que consiga enfrentar todos os desafios que surgirem ao longo da sua caminhada, com muita fé e coragem. Que possa lembrar de todos os exemplos positivos de vida, de pessoas que sofreram, mas não deixaram se abater e tornaram-se vitoriosas.

Há muito que fazer no próximo ano, como por exemplo: conhecer novas pessoas, fortalecer amizades, dar novos sorrisos, pular e gritar de alegria por novas conquistas, adquirir novos conhecimentos e informações, enfim há muito que fazer ainda. No entanto, para que tudo isso aconteça, é preciso derrotar os medos. E você só consegue vencê-los, quando percebe o quanto deixou de viver e aprender por causa deles.

Para finalizar deixo uma reflexão do escritor Ted Engstrom. Com muita sabedoria ele afirmou que: “Estropie o homem, e você terá um Sir Walter Scott. Enterre-o nas neves de Valley Forge, e você terá um George Washington. Eduque-o em pobreza abjeta, e você terá um Abrahan Lincoln. Atinja-o com poliomielite e ele se torna Franklin Roosevelt. Ensurdeça-o e você terá um Ludwig Van Beethoven. Chame-o de aprendiz lerdo, “retardado “e dispense-o por ser incapaz de aprender, e você terá um Albert Einstein”. Esses homens somente se tornaram vitoriosos porque aceitaram os desafios, enfrentaram situações adversas e imprevisíveis da vida, não permitindo que o medo os abatesse.

Reflita sobre isso e viva sem medo!

Vera Garcia

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

10 thoughts on “Viva sem medo!

  • Eduardo Jorge

    Ainda bem que ultrapassas-te teus medos.

    Eu ainda não. Dou-te um exemplo: estou para tirar um curso profissional e preparadíssimo e com uma força ilimitada.
    Mas de repente verifico que o frio me impossibilita de o fazer, outros problemas inerentes tetraplegia idem, e lá desço eu á terra e assumo minhas limitações.

    Mentalmente não tenho limites, mas fisicamente muitos.

    Quanto aos estigmas, e o que quer que seja vindo dos outros humanos, eu nunca dei importância nenhuma.

    Quanto aos que nos tratam por coitadinhos eu também não dou demasiada importância (tenho um texto pronto a editar sobre isso).
    Essas pessoas devem ser educadas por nós e não maltratadas.

    Nada como com calma explicar-lhes que não nos sentimos coitadinhos e que muitos diferentes não gostam de ser apontados como tal.

    Eu próprio uso a palavra "coitadinho/a". Para mim tudo é relativo e depende do contexto.

    Fica bem Vera e BOM ANO.

    Resposta
  • G I L B E R T O

    VEra

    Tenho andado meio longe da net, mal e mal tenho postado em nel mezzo del cammim e os blogs amigos, negligenciei nos ultimos dias devido ao acumulo de trabalho aqui, mas, estou vencendo e não poderia deixar de vir te ver!

    Sabes que amo teu blog, não é mesmo! ainda que partas por alguns dias, eu sempre volto, eu sempre volto, porque fui encantado por este espaço e por voce, minha querida amiga!

    E amo, especialmente, confesso, teus textos autorais, penso, se é que posso dar pitacos nestas coisas, que devias escrever mais coisas tuas… Tuas experiências e tua visão são extremamente edificantes e nos ajuda.

    Grato por mais este lindo texto, minha querida!

    Irei vencer todos os meus medos em 2010, sei que posso!

    Abraços e estejas bem agora e sempre!

    Resposta
  • Deficiente Ciente

    Eduardo,

    Parabéns, por não se preocupar com os comentários negativos das pessoas. Isso mostra que você é uma pessoa confiante e segura. Você, vive sua vida!

    Em relação ao seu curso profissional, não desista de fazê-lo! Se esse não é o momento oportuno, com certeza surgirá um momento melhor.

    Creio que você já superou situações bem mais difíceis em sua vida. Você também é um vencedor, meu amigo!

    Abraços e um ótimo Ano Novo!
    Vera

    Resposta
  • Deficiente Ciente

    Que saudade de você, meu amigo! Como é bom vê-lo por aqui!!

    Você pode dar quantas opiniões quiser, todas serão bem-vindas! Procurarei postar mais textos, sobre minha história de vida. Fico feliz que estas histórias o ajudem de alguma maneira.

    Gilberto, desejo a você nesse novo ano, muita saúde, sucesso, muitas amizades, felicidades e que você continue cada vez mais apaixonado pela vida!! E que nel mezzo del cammim continue encantador e inspirador!!

    Abraços!
    Vera

    Resposta
  • Regina

    Vera, querida,

    O medo realmente paralisa nossa vida… Temos medo de arriscar por achar que tudo dará errado, temos medo do desconhecido…

    Confesso que também já tive momentos de muito medo e a minha vida ficou estagnada.. Temos que arriscar porque quando temos um ideal e ele é forte e acreditamos nele, tudo sempre dá certo!

    Parabéns por sua força, coragem e luta! Sempre quando eu sentir medo, vou lembrar-me da tua garra!!

    Tenha um feliz Ano Novo também e que vc continue irradiando essa luz…

    Beijo!

    Resposta
  • Deficiente Ciente

    Obrigada, minha querida amiga!

    Tem uma frase, que eu gosto muito, de William Shakespeare que diz: "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." É exatamente o que você disse. Quando temos um propósito, só saberemos se ele dará ou não certo quando arriscamos.

    Regina, um ano Novo repleto de saúde, paz, sucesso e muitas felicidades!!

    Beijos!
    Vera

    Resposta
  • Flavio

    Vera achei fantástico,vamos colocar no site ok,volto segunda de ferias e que ferias,fomos Bonito ms é lindo,hotel Zagaia todo acessivel,vamos colocar materia site da viagem,vc já deve começar a pensar a fazer palestras tem tudo para isso.Abraços Flávio peralta.
    http://www.amputadosvencedores.com.br

    Resposta
  • Deficiente Ciente

    Obrigada, Flávio! Será uma honra colocar esse texto no seu site.

    Que bom que aproveitou suas férias!
    Ainda não conheço Mato Grosso do Sul, mas já ouvi vários comentários sobre a beleza da cidade de Bonito. O nome já é sugestivo, não é?

    Quanto a palestra, quem sabe um dia…

    Abraços e um ano novo maravilhoso para você e para a Jane!

    Vera

    Resposta
  • Maria helena

    Oii Vera Tudo Bem??? Sou assessora do Flavio do site amputados vencedores, colocamos seu artigo no site está em destaque seu blog está ficando show de bola abraços Maria helena
    amputadosvencedores.com.br

    Resposta
  • Deficiente Ciente

    Olá Maria Helena!

    Muito obrigada pelo carinho! Para mim é uma honra ter um dos meus textos no site Amputados Vencedores!

    Beijos
    Vera

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.