Transporte Adaptado

São Paulo tem só 35 táxis acessíveis para uso de cadeirantes

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Lançado com alarde pela Prefeitura de São Paulo no início de 2009, o programa de táxis acessíveis patina. De 80 alvarás previstos para carros adaptados, só 35 estão em uso –a frota de táxis na cidade é de 32.611 veículos e o número de pessoas com deficiências supera 1 milhão.

Os motoristas reclamam que, além de terem de gastar R$ 32 mil em adaptações, acabam punidos pelo poder público: muitos passaram a pagar IPVA, imposto do qual o taxista paulistano é isento.

Quando o programa começou, o taxista Marcelo Freitas, 38, foi um dos primeiros a circular com seu carro de teto elevado, piso especial e elevador para cadeirantes.

Há um mês, pensou: “Deixa eu sair logo, enquanto dá tempo”. Desistiu do negócio. “Estava dando prejuízo e dor de cabeça, eu não queria ficar com o nome sujo”, diz.

Não existe divulgação dos serviços nem pontos de atendimento especiais. Dos 35 táxis adaptados, dez são motoristas autônomos e 25 fazem parte de frotas, segundo a prefeitura.

De acordo com Ricardo Auriemma, 40, presidente da associação das frotas de táxi, o serviço ainda não dá lucro, mas também já não dá mais prejuízo para as empresas.

Pessoas com deficiência que querem ou precisam usar táxi acessível agendam a corrida até um dia antes para não ficarem na mão.

A analista de sistemas Sandra Maciel, 64, vice-presidente de uma ONG voltada para deficientes visuais, não consegue usar outro tipo de veículo, por causa da má formação óssea congênita que fragiliza seu corpo. “A rotina é ficar esperando”, diz ela.

O problema já foi constatado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida há cerca de um ano, segundo o chefe da pasta, Marcos Belizário.

Para ele, todos taxistas e usuários têm razão. Ele defende que se faça um novo sorteio de alvarás, com novas regras, atendendo a algumas das demandas dos taxistas, como criação de pontos em locais estratégicos, como hospitais e clínicas de reabilitação e subsídio inicial.

Segundo ele, a proposta já foi levada à Secretaria Municipal dos Transportes, responsável pelas mudanças.

A pasta dos Transportes afirma que os pontos específicos para táxis acessíveis estão em estudo, mas descarta dar subsídio na semana passada houve uma primeira reunião com a categoria.

A secretaria não comentou a falta de adesão ao projeto.

A Secretaria de Estado da Fazenda disse que os taxistas voltaram a pagar o IPVA porque, na hora da adaptação, a empresa que fez o serviço classificou o veículo indevidamente como “misto”, submetendo-o ao imposto.

Motoristas que tiveram esse problema podem pedir a isenção, que passará a valer para o exercício seguinte.

Fonte: http://www.24horasnews.com.br/

Veja também nesse blog:
Passageiros e motoristas criticam programa de táxis adaptados em São Paulo
Acesse aqui e veja outras matérias sobre transporte adaptado.

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Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

2 thoughts on “São Paulo tem só 35 táxis acessíveis para uso de cadeirantes

  • Carolina Câmara

    Oi Vera, adoro seiu, por isso estou passando para te dizer que tem dois selinhos de qualidade para o seu blog, Passe no meu blog para pegar!
    Bjss,
    Carol

    Resposta
  • Vera (Deficiente Ciente)

    Obrigada, Carol!!
    Amanhã publicarei os selinhos que ganhei no blog.

    Beijos!

    Resposta

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