Ciência e TecnologiaDeficiência Física

Resultados impressionantes em pacientes com tetraplegia em Santa Catarina

Compartilhe:
Pin Share

A matéria abaixo foi extraída do site http://www.hnsc.org.br e  do site Notisul.

Especialistas de todo o mundo consideram o procedimento como uma das mais importantes descobertas para o tratamento de pacientes com poucos movimentos.

Técnica desenvolvida pelos médicos Jayme Bertelli e Marcos Ghizoni, só é realizada no HNSC. Esta semana, o sexto paciente foi operado - Foto:Assessoria HNSC/Divulgação/Notisul
Técnica desenvolvida pelos médicos Jayme Bertelli e Marcos Ghizoni, só é realizada no HNSC. Esta semana, o sexto paciente foi operado – Foto:Assessoria HNSC/Divulgação/Notisul

Mais uma neurocirurgia de referência é realizada em Tubarão, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O tratamento para pacientes com tetraplegia, desenvolvido pelos médicos Jayme Bertelli e Marcos Ghizoni, tem proporcionado resultados impressionantes.

O hospital foi pioneiro no emprego da técnica, e, desde então, no Brasil, este procedimento é realizado apenas em Tubarão. Esta semana, a sexta cirurgia deste tipo foi realizada na instituição. O paciente, um homem de 40 anos, apresenta paralisia nos membros superiores e inferiores devido a um acidente automobilístico.

Segundo os neurocirurgiões, a prioridade não é fazê-lo andar, mas sim a melhorar a movimentação dos membros superiores. É um tratamento moderno, baseado na transferência de nervos. “Funciona como se fosse um ‘gato’ na instalação elétrica. Por exemplo, ligamos o nervo que abre os dedos ao que gira a palma da mão para cima”, explica Bertelli.

Da mesma forma com que é feita a extensão do cotovelo, a função do tríceps é reconstruída por meio da transferência de nervo, o que é importante para o paciente mover-se de uma cadeira a outra.

Desde que começaram a empregar esta nova técnica, o tratamento cirúrgico tem sido reconhecido por especialistas de todo o mundo, inclusive pelo Centro de Recuperação de Tetraplégicos na Suécia, como uma importante descoberta.

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

15 comentários sobre “Resultados impressionantes em pacientes com tetraplegia em Santa Catarina

  • ALERTA! gente POR favor, este “DR.JAYME AUGUSTO BERTELLI” destruiu minha vida!!! (e tambem de outras 2 pessoas) que ja deram também seu testemunho nos blogs, a respeito desta “TECNICA” que ele diz ter desenvolvido.Pelo AMOR DE DEUS, não entre nesta propaganda “MARAVILHOSA!” que ele propaga, Este “DR.” JAYME BERTELLI me deixou DEFORMADA, apos esta “CIRURGIA RECONSTRUTIVA”.Estou cheia de cicatrizes inestética e o problema que ele prometeu solucionar, NÃO resolveu em NADA! e ainda tenho que carregar outras sequelas que ele provocou, além do problema que eu ja possuia. Gastei todas as minhas economias, porque ele sem dó nem piedade, suga tudo que voce tem, mesmo sabendo que o trabalho não surtiu efeito.Ele vai te engando até vc perceber que caiu no golpe.Com a minha vida ele ja ACABOU! mas eu gostaria de deixar meu testemunho aqui, para que outros não venham a sofrer oque estou sofrendo. Este “DR,” atende no “conceituado” medical center, na rua dom joaquim, em florianopolis,realiza as “cirurgias” no hospital São Sebastião em florianopolis e tambem, no hospital Celso Ramos em Florianopolis, Tambem na cidade de Tubarão em Santa Catarina.è claro que ele vai fazer tudo para desclassificar oque estou relatando.Mas a minha parte de ALERTAR as pessoas esta feita, cada um tome a sua decisão.

    Resposta
    • Sempre tem alguém para denegrir a imagem da gente. Nunca operei este pessoa que se intitula Maria. Nosso trabalho referente a tetraplegia é gratuito. No hospital Celso Ramos e em Tubarão nossas cirurgias são pelo SUS.

      Resposta
      • Dr, Jaime, como fazemos para nós cadastrar ou se inscrever para realizamos este tipo de cirurgia, sou paraplégico, cadeirante à 1 ano e 6 meses, lesão T12, incompleta, tenho apenas sensibilidade, tenho 28 anos, gostaria de maiores informações.

        Obrigado.

        Resposta
    • Maria, sua manifestação carece de credibilidade, já que é anônima. Fui operado pelo Dr Jayme em 2007 por causa de uma osteomielite na tíbia e tive a satisfação de estar totalmente curado daquele mal. Moro em Curitiba e nenhum dos médicos daqui que consultei se responsabilizou pela preservação de minha perna, ao contrário do Dr. Jayme.
      Se fosse eu o responsável por este site nem teria publicado essa manifestação, pois declarações anonimas não podem ser levadas em conta.

      Resposta
    • Complemento esse comentário e afirmo esse “trabalho” não é gratuito pelo “SUS”, nem pelo Hospital Celso Ramos e muito menos em Tubarão. Você em um momento de sua vida, frágil e debilitado aceita fazer parte do “sistema”. E assim paga para “agilizar” uma fila de espera, para algo que não pode haver espera, assim participando de uma sujeira contra pessoas humildes e sem dinheiro para pagar por um atendimento particular e que oferecem reais esclarecimentos. Fiz parte dessa sujeira no ano de 2000 e sou vítima de acidente em 1999. Mas o mundo dá voltas!

      Resposta
  • Em 2005 conheci uma americana tetraplégica, Jenny, que fez a troca de nervos com um médico dela, dos Estados Unidos, em louisville kentucky, em um hospital famoso no trato de mão. Ela trocou nervos e voltou a ter pinça no indicador e polegar, além de tríceps. Cheguei a ser consultada pelo médico dela, na época. Acredito que essa cirurgia não é novidade, e nem inventada no Brasil, como afirma a reportagem acima.

    Resposta
    • Voçê esta enganada. A cirurgia que foi feita na tua colega foi uma transferência de tendão não de nervo. A transferencia de nervo na tetraplegia é uma novidade criada no Brasil e reconhecida como tal nos EUA. Leia:

      J Hand Surg Am. 2010 Oct;35(10):1647-51. doi: 10.1016/j.jhsa.2010.07.012.
      Transfer of supinator motor branches to the posterior interosseous nerve to reconstruct thumb and finger extension in tetraplegia: case report.
      Bertelli JA, Tacca CP, Ghizoni MF, Kechele PR, Santos MA.
      Source
      Center of Biological and Health Sciences, University of the South of Santa Catarina, Tubarão, SC, Brazil. bertelli@matrix.com.br

      Resposta
  • Eu, como terapeuta do membro superior atuando a 20 anos ,só tenho a elogiar o trabalho e dedicação deste especialista. Sempre tenho visto resultados positivos em seus pacientes; e isto é avaliado do quanto você espera de uma conduta cirúrgica restauradora.Em qualquer área um procedimento pode não ter bons resultados, mas nunca encontrei algum que tivesse piorado o quadro no caso de uma tentativa de melhorar a função.
    Dr Jaime para mim é um exemplo de dedicação dentro da medicina, atende os pacientes sempre com atenção e não mede esforços para fazer o melhor. Ensina o que sabe, e orienta sempre que solicitado.

    Abraços

    Resposta
  • Ele também não conseguiu ajudar o meu vizinho, e ainda fez pouco caso da situação dele, ppdendo reverter o quadro de paralisia, o mesmo disse que não pode fazer nada.

    Se alguém souber de algum cirurgião bom em Florianópolis por favor deixe o nome dele.

    Resposta
    • PERCEBER que não fui a única a sofrer nas maõs deste JAYME AUGUSTO BERTELLI, me faz pensar que se fôssemos em um país civilizado e com leis DURAS, este “SENHOR” ja teria sido proibido de clinicar.
      Fui vítima dele em 2006, quando ele me apresentou esta tpécnica acima, como “salvadora” para reabilitar meu sorriso, perdido por conta de uma paralisia facial, sim! ele diz que esta tecnica também restabelece as funções pedidas na face.
      Este “senhor” além de ter PIORADO meu estado, até então estacionado, deixou-me com várias cicatrizes, e o rosto deformado, fazendo segundo ele, uma transposição de músculo retirado das axilas, e transportado para o rosto, “ligando” o lado bom para o paralisado” Resumindo minha triste história ele me deixou com o rosto parecido com o do FOFÃO(aquele personagem antigo de programa infantil) da pra imaginarem o que eu passei????Quando eu o questionei, ele me ACUSOU de ter me debatido na hora da cirurgia,diz que minha familia me abandonou, que eu era louca e tomava remédios controlados sistemáticamente e ainda por cima disse a TODOS os outros profissionais que me atenderam que eu me insinuei pra ele, que eu queria conquista-lo, grande carater! este “senhor”!!!Disponibilizo a quem duvidar o meu ANTES e DEPOIS da “ciurgia dele, com datas bem legíveis e testemunhas de muitos que ja me conheciam….Ah! se eu tivesse encontrado este site antes!, JAMAIS JAMAIS, teria nem passado por tudo que passei e estou passando, eu nem sei como uma pessoa que faz isso com a outra, consegue viver e dormir tranquilo.
      Claro que seus “COLEGUINHAS” vão defende-lo, mas como ja tive oportunidade de ver em outros sites ele fez outras VÍTIMAS, então alguém conclua quem esta falando a verdade.. E que DEUS ilumine e evite que outros caião nesta armadilha.

      Resposta
  • Dr. Jayme Bertelli eu sou uma paciente do senhor qdo fui encaminhada para consultar com vc o senhor falou muito bem disse que eu ia ficar boa dentro de 15 dias fiquei muito feliz só tinha um problema o dinheiro a cirurgia era vinte três mil eu não tinha dinheiro mesmo assim marcamos cirurgia para dia 6 de novembro 2015 eu tinha um carro um celta velho 2006 mais era o que eu tinha fomos pra casa tentando vender o carro pedir empréstimo mais não consegui desmarquei a cirurgia pois não tinha dinheiro tentei outros tratamento pois tinha unimed do meu trabalho mais era só pro sul depois de várias tentativas minha perna não ficava boa eu fiquei com o senhor na minha cabeça achava que se o senhor me operasse eu ia melhorar neste meio tempo vendi meu carro então pedi ajuda para uns amigos pra me levar pra consultar com o senhor de novo então VC falou que me operava que eu ia ficar boa em dias então VC pediu uma tomografia pra mim fiz no mesmo dia meus amigos pagaram a consulta e o enxame qdo ficou pronto liguei pra saber se eu tinha que ir no consultório mais a secretária falou que não precisava fiquei um tanto desconfiada pois não sabia que tipo de cirurgia VC ia fazer porque o senhor falou que dependia a situação da minha perna seria a cirurgia perguntei se a perna não tivesse boa VC disse que tava boa então fez a cirurgia nen fiquei boa VC já estava no quarto pra receber seu dinheiro voltei umas vezes no seu consultorio VC falou que eu estava melhor era fazer fisioterapia e andar que eu ia ficar melhor dois de um mês comecei sentir muita dor fui em outro ortopedista ele pediu uma tomografia minha perna estava quebrada ainda então quero dizer pró senhor sou uma quase analfabeta mais o que o senhor fez foi desumano um médico que faz um juramento perante os homens e Deus não poderia fazer isso comigo qdo viu que minha tomografia tinha dado o resultado teria que me encminhar pra um verdadeiro ortopedista bom será que o senhor consegue colocar sua cabeça no travesseiro e dormi espero que não faça isso com mais ninguém

    Resposta
    • Carmem Lúcia Silva Eu tbm fui vítima deste senhor Jayme Augusto Bertelli e vcs não está sozinha existem outras vítimas dele por aí…Ele usou com você os mesmo Modus operando que ele usou comigo.A minha história é. Tão dolorosa e longa quanto a sua. Este cara não vale nada.Fico mais enojada é. Ver pessoas defendendo isso.O problema deste cara è só dinheiro,pra tanto ele MENTE descaradamente para conseguir seu intento.
      Hoje eu estou com minha face deformada e com cicatrizes..ele destruiu minha vida,me humilhou,me culpou e ainda disse que eu estava interessada em ter um caso com ele!!!!
      Isto quando eu o confrontei e leve distribuiu um monte de acusações sobre mim…querendo com isso disfarçar os erros que ele cometeu.Sinto nojo!de ler pessoas aqui defendendo ele

      Resposta
  • Carmem Lúcia Silva se possível entre em contato comigo…também fui vítima nas mãos de Jayme Augusto bertelli
    Deixo meu email elianaclara@msn.com.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.