Ciência e TecnologiaDeficiência Física

Projetos criam próteses para serem montadas com impressoras 3D

Compartilhe:
Pin Share

O projeto que ajudou Leon é apenas um dos que estão disponíveis na internet. Outro, feito com ajuda brasileira, também começou com uma prótese.

Leon Mccarthy, de 13 anos, nasceu sem os dedos da mão esquerda. O pai procurava uma prótese, mas esbarrava no preço, caro demais para a família.

Leon

Até que um dia, na internet, encontrou a solução. Uma mão biônica para ser montada em casa usando uma impressora 3D.

“Eu baixei os arquivos e levei para um amigo que tinha uma impressora 3D e nós imprimimos os dedos. Construímos a primeira versão com papelão e tinha parafusos saindo por todos os lados. Nós a chamávamos de ‘a mão de Frankenstein’”, conta Paul Mccarthy, pai de Leon.
“Foi a primeira versão. Nós trabalhamos juntos até fazer funcionar e ficar assim”, lembra.

“Eu lembro do meu filho dizendo ‘ela funcionou, pai, nós conseguimos’. Foi fantástico. Foi um dos momentos mais incríveis da minha vida”, comemora Paul.

A mão biônica de Leon não tem nenhum componente lá muito complexo. O osso do braço é usado para movimentar os dedos.
“É bem simples. Eu só preciso pressionar com o punho e ela fecha”, explica Leon.

“Quando usei a primeira vez, estava muito animado, queria pegar um monte de coisa. Passei 20 minutos só agarrando tudo que eu via pela minha frente”, conta. “Antes eu era diferente. Todo mundo tinha dedos e eu não. Agora, eu sou especial. Meus dedos são especiais”.

A prótese não é apenas funcional. Ela é barata. Se alguma coisa quebra, é fácil reconstruir. O que é importante, porque Leon é um menino de13 anos e gosta de fazer tudo que os garotos da sua idade fazem.

Leon Mccarthy

“Eu tentei jogar futebol americano com ela. Eu peguei a bola e quebrei todos os dedos. Mas eu peguei a bola e marquei o ponto”, conta.
“Ele quer usar a mão para jogar tênis. E ele quer outras coisas mais malucas. Quer um laser para ficar igual ao Homem de Ferro”, conta o pai.

O projeto que ajudou Leon é apenas um dos que estão disponíveis na internet. Outro, feito com ajuda brasileira, também começou com uma prótese. Depois de um tempo, desenvolveu uma mão robótica. E agora quer alçar voos mais altos.

“O objetivo é construir um robô completo. Um robô que também possa ser usado como ajudante de alguém que tenha algum problema de locomoção, por exemplo”.

Por enquanto, o robô tem apenas a cabeça, o tronco e os braços. O próximo passo é construir o resto do corpo, para que ele possa andar e realizar tarefas. O brasileiro Gustavo Brancante ajuda nessa missão.

Em São Paulo, ele trabalha no projeto. É dele o mérito de fazer o robô ser controlado pelo telefone. E pelos músculos do braço.

“Os eletrodos detectam os sinais musculares e enviam um sinal para mão que faz o movimento equivalente”, explica Brancante. “Esse é um braço que já poderia ser usado como uma prótese. Tem próteses que podem chegar a até R$ 100 mil. Esta vai custar por volta de R$ 600. Ela é extremamente barata porque tudo isso aqui foi feito em impressora 3D. Um trabalho assim você tem que deixar aberto. O mundo inteiro pode colaborar. Se você fechar, você vai ter que ter uma indústria gigante por trás.

“Uma pessoa, na casa dela, como é que ela faz? Ela entra na internet e baixa esse projeto no próprio computador?”, pergunta a repórter.
“Isso, ela baixa o projeto, as instruções todas. A dificuldade é como montar um quebra cabeça. A única peça que eu vejo que é mais difícil de conseguir hoje é a impressora 3D. A impressora 3D hoje no Brasil é e difícil acesso e caro. Mas lá fora você consegue lá impressora 3D por 300 dólares”, responde. “Tem pessoas do mundo inteiro colaborando. Até onde eu sei eu sou o único brasileiro”

“Quando você olha para mão, não é uma coisa pela qual eu paguei. É uma coisa que nós construímos juntos. E isso nos faz ter muito mais orgulho e aproveitarmos muito mais”, conta Paul.

Fonte: Fantástico

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

14 thoughts on “Projetos criam próteses para serem montadas com impressoras 3D

  • Fausto

    Boa noite,

    possuo uma impressora 3d para uso doméstico e estou disposto a produzir próteses para ajudar alguém que precise.

    Abraço,

    Fausto

    Resposta
    • Alvaro Vitor

      Boa tarde Fausto!
      Como funciona essa impressão de prótese? Estou interessado, pois tenho uma filha no mesmo caso do garoto da reportagem e gostaria muito de presenteá-la com uma mão mecânica.
      alvaroadorador@yahoo.com.br

      Um grande abraço

      Resposta
    • Alex

      Somos uma entidade sindical e acompanhamos o trágico caso do operário ALEX SILVA ROCHA, 31 anos, pai de 3 filhas, eletrocutado realizando serviços de pintura e que sofreu amputação dos dois braços e de um dedo do pé direito, em 24/12/2012. O Alex sofre muito com a falta dos braços e sua esperança é conseguir próteses para conseguir realizar atividades básicas da vida diária (higienizar-se e alimentar-se sozinho). Seguem fotos em anexo.Através de pesquisa na internet, o Alex teve conhecimento do projeto desenvolvimento de mão biônica de baixo custo voltada para deficientes e pediu para entrarmos em contato para ver a possibilidade do acesso a tecnologia.Alex passou Ficou 82 dias internado no Hospital de Pronto Socorro João XXIII e teve:- amputação parcial do antebraço direito (1/3 proximal)- amputação parcial do braço esquerdo (1/2)- amputação parcial do halux direito- amputação do V dedo do pé direito- mínima limitação dos movimentos do tornozelo direito- cicatrizes na face anterior de ambos os membros inferioresEssa situação também lhe acarreta diversos problemas pessoais e familiares e por isso está fazendo tratamento psiquiátrico.As ações impetradas na justiça até hoje não tiveram deferimento e a esperança do Alex é conseguir essas próteses com custo mais barato.Indagamos se é possível essa aquisição, ou se teriam outras universidades ou pesquisadores para indicar? Tomamos conhecimento também que o Dr. Gustavo Brancante desenvolve a fabricação de próteses atravépms de impressoras 3D mas infelizmente ainda não conseguimos o contato. Agradecendo sua atenção e sensibilidade social, esperamos o retorno dos pedidos de informação e enviamos nossas.

      Saudações classistas,
      Gerson Lima (Liga Operária)
      email: ligaoperariabr@gmail.com

      Resposta
    • juliana castroa

      Gostaria de seu contato. Estou interessada em adquirir.

      Resposta
    • alessandra

      Bom dia Fausto,

      Meu Pai trabalha como pedreiro e infelizmente houve uma acidente onde ocorreu a perda do dedão da mão direita, gostaria de saber se pode me ajudar, pois como se trata de um pequeno membro acredito q sua ação social possa ajudar meu Pai, pois ele continua trabalhando para sustentar a familia.

      Resposta
    • Reginaldo Teixeira dos Passo

      Saudações Fausto! Nobre amigo, meu nome é Reginaldo sou do Rio Grande do Sul, e confesso que não compreendi bem sua especialidade, mais gostaria de colocar uma grande vontade de atuar e proporcionar uma alegria e conforto para quem tem a falta de membros principalmente superiores.
      Minha vontade é comprar uma impressora 3D e imprimir membros e distribuilos sem fins lucrativos e até de graças dependendo da situação. funcionaria assim se alguém esta nesta situação de perda de membros e não tem nenhuma condição seria uma doação gratuita se alguém já esta aposentado e tem como contribuir na ajuda do custo dos materiais a serem impressos, seria uma ajuda de custo nada mais. O meu tempo a impressora local e manutenção é a minha contribuição para a sociedade!
      Vc poderia me ajudar ou indicar alguém que possa me ajudar neste desafio?

      Grande abraço

      att
      Reginaldo Teixeira dos Passos

      Resposta
  • Daiane Hélica

    Olá queridos, fiquei muito feliz por descobrir esse blog, pois tenho um filhinho de 2 anos e 6 meses (Pedro Augusto) portador de malformação congênita na mãozinha esquerda, não possuindo os dedinhos, igual ao Leon Mccarthy, de 13 anos, e, a dias que procuro algo que ajude o Pedrinho a andar de bicicleta com os amiguinhos dele. Se alguém souber, e puder me ajudar, serei eternamente grata, por poder ver meu filhinho andar de bicicleta, como as demais crianças. (Contato celular (66) 9907-2855). Que Deus os abençoem!

    Resposta
  • Tenho 53 anos , tenho falta da mão, esquerda , ante-braço lado esquerdo, por má formação congênita. Sempre trabalhei , mas nas atividades que exerço no meu trabalho , utilizo o computador e as vezes encontro algumas limitações para digitação.Se alguem puder me indicar quem possa me ajudar com uma prótese ou órtese 3D agradeço. Fone celular claro whatsapp.989510874/Darci

    Resposta
  • José Marcelo

    Sou dono de uma empresa de manutenção hospitalar e odontologica em São Leopoldo – Rio Grande do Sul, quero comprar uma impressora 3D não para ganhar dinheiro. Nos corredores dos hospitais onde eu circulo vejo muita gente que poderia estar usando uma prótese que ajudaria muito a sua vida. Alguém sabe dos projetos free que rodam pela internet, também pessoas aqui no Sul que queiram abraçar este desafio juntos, montarmos uma instituição para fabricação e distribuição sem fins comerciais.
    Att. Marcelo

    Resposta
  • Gilmar

    Fausto boa noite!
    Tenho uma esposa que nasceu sem parte do braço esquerdo…pouco acima do cotovelo. Li este post e me enteressei mto na possibilidade de dar esse presente a ela através de um baixo custo.
    Quando puder por favor entre em contato através do email abaixo. Obrigado…

    Resposta
  • Alberto Carlos

    Gostaria de adquirir uma prótese do antebraço direito. Moro em Rio Largo em Alagoas, como fazer?

    Resposta
  • Mauriceia

    Boa noite!
    Tenho interesse em prótese para antebraço. Gostaria do contato para mais informações
    Obrigada

    Resposta
  • Juliana Pardini

    Fausto boa noite,

    Tenho um menino de 9 anos, que nasceu com deficiência na mão esquerda, igual ao garoto da reportagem.
    Ele pedi muito uma prótese como esta.

    POR FAVOR faça contato comigo 19 983898765

    Juliana Pardini
    Limeira SP

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.