Televisão/Famosos

Programa da MTV satiriza e discrimina autistas

Compartilhe:
Pin Share

Autismo
Caro leitor,

Recebi o vídeo abaixo, do amigo e presidente do “Movimento Inclusão Já“, Valdir Timóteo. Assim como ele fiquei indignada ao assistir esse vídeo.

Enquanto instituições, ONGs, grupos e Movimentos de Pessoas com deficiência e segmentos vulneráveis trabalham incansavelmente e constantemente para que um dia possamos nos deparar com a tão sonhada sociedade inclusiva, eis que surge um programa cruel, preconceituoso e discriminatório como o da “MTV Comédia” na tentativa de desconstruir um trabalho que vem acontecendo há décadas.  Este tipo de programa certamente tem como único objetivo incitar ainda mais o preconceito que já existe há séculos em nossa sociedade.

Gostaria de saber o que o movimento Direitos Humanos tem a dizer e fazer em relação a esse programa. Afinal Direitos Humanos representa os direitos e liberdades de todo e qualquer ser humano.

E o Ministério Público o que fará diante de uma desumanidade como essa?

Enquanto há uma batalha grande para que a audiodescrição seja uma realidade na TV brasileira, programas como esse são veiculados sem que haja necessidade de nenhum esforço.

Esse programa, no mínimo,  deveria ser proibido e a emissora severamente punida.

“A televisão, como um dos mais poderosos veículos de comunicação atualmente, forja a hegemonia de valores por meio dos programas de entretenimento, jornalismo e publicidade, tornando-os referência para milhões de consumidores. Sua mensagem, que alia discurso e imagem, combina, de forma híbrida, diversos roteiros e mensagens sobre o “ser deficiente”, mesmo sem freqüentemente mostrá-lo, veiculando estereótipos diversos a partir de matérias de suposta prestação de serviços, informações imprecisas e errôneas, personagens caricatos em que predominam os discursos beneficentes, preconceituosos e sensacionalistas. O enfoque dado pela mídia às notícias que envolvem pessoas com deficiência as coloca numa posição de vítima, com ênfase na impotência e dependência, revigorando a discriminação.” Veja o texto completo. (Revista Brasileira de Educação v. 11 nº 33 set./dez. 2006)

Peço a você, caro leitor, que envie tweets ou emails as autoridades competentes, solicitando urgentemente que providências sejam tomadas. Assine também,  o abaixo assinado na rede, em repúdio ao programa MTV Comédia.
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9211

Já assinei e peço a colaboração de todos que são contra a esse tipo de programa que também assinem.
Obrigada. (Vera Garcia)

Veja:

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

24 thoughts on “Programa da MTV satiriza e discrimina autistas

  • Silvia de Castro

    Vera, estou CHOCADA!!!!!!!!!!!!!!!! Tamanha a hipocrisia que se vê neste mundo. Como pode alguém achar graça as características diferentes do outro. Liberdade de expressão? Sim existe. Então, por que não vão satirizar o quão hipócrita um ser humano pode ser, tentando “esconder” seus próprios problemas mal resolvidos interiormente, ao invés de trazer para o público, questões tão sérias como o autismo e outros temas q vemos os que se dizem “engraçados” satirizar. HIPÓCRITAS, é o que podemos dizer de alguns SERES, que se ‘DIZEM’ HUMANOS. Tenho certeza de que eles não têm a mínima idéia do que é um ser humano. CADÊ OS QUE CUIDAM DOS DIREITOS HUMANOS? F O R A com estes programas RIDÍCULOS.

    Resposta
  • Vera Garcia

    Concordo plenamente com você, Silvia. Quando o Valdir me contou sobre este vídeo achei inacreditável.
    Em pleno séc. XXI ainda nos deparamos com uma barbaridade como essa. Quando pensamos que demos um passo a frente percebemos que demos vários passos atrás… Só espero que providências sejam tomadas o quanto antes.

    Abraços,

    Resposta
  • Bom dia Vera,

    sou mãe de um rapaz autista, e presidente de uma associação de pais de autistas com mais de 100 familias associadas. Nos sentimos tristes, desrespeitados, perplexos ao ver o tamanho do mau gosto e da vulgaridade com que os autistas foram caracterizados nesse pseudo programa de humor, pois que graça tem isso?
    Há um abaixo assinado na rede, em repúdio a esse programa
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9211
    Espero que todos os que são contra a esse tipo de programa se manifestem.
    Att,

    Claudia Moraes

    Resposta
  • Vera Garcia

    Bom dia, Claudia!

    Também senti o mesmo quando assisti o vídeo.
    Com maior prazer assinarei a petição e pedirei ajuda dos leitores para que façam o mesmo.

    Abraço,

    Resposta
  • Nossa que coisa absurda eles são ridiculos esse programa devia ser processado!!!!!!!

    Resposta
    • Vera Garcia

      Também penso da mesma forma, Rosana.

      Resposta
  • Eu digo que o “humor” no nosso pais esta cada vez pior, não só ele mas os programas de tv em geral. A MTV já possui um histórico de programas ridículos, de tremendo mau gosto e de baixo nível, me faz pensar o que passa na cabeça de produtores roteiristas e atores que se prestam a esse papel? Nesse mundo vemos de tudo mesmo, infelizmente ultimamente temos visto as piores coisas, inclusive na tv que ainda hoje é o meio de comunicação e de formação de opinião mais popular. Parabéns pelo post e já assinei a petição espero que outros também assinem.

    Resposta
    • Vera Garcia

      É verdade, Marcio. Ao invés de veicular um programa tão desprezível como esse, as autoridades competentes deveriam ter a preocupação em autorizar a divulgação de serviços relacionados à melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência.

      Resposta
  • Valeska Reis

    As pessoas com preconceito são muitas, nesse programa mesmo, temos os atores, diretores, produtores, assistentes e com certeza a própria emissora tem preconceito. Sem contar alguns tantos espectadores. Com tantas manifestações críticas, uma resposta vai aparecer em breve dos Direitos Humanos, pelo menos nesse dia vamos poder ver que realmente o preconceito é punido nesse país e que as mudanças estão acontecendo de verdade.
    Parabéns a todos que lutam pela causa da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

    Resposta
    • Vera Garcia

      Valeska,

      Realmente o movimento Direitos Humanos tem que fazer algo.

      A própria ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, durante sua posse, disse que não iria descansar enquanto não assegurasse os direitos humanos para todos brasileiros e brasileiras. Veja um dos trechos de seu discurso:

      “Implementar políticas visando a inclusão social, a acessibilidade e o COMBATE À DISCRIMINAÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, incentivando a implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, de forma a assegurar o acesso a serviços e garantia de direitos, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, tanto na zona urbana como na rural.”

      Resta-nos esperar para ver o que será feito.

      Abraços, Valeska!

      Resposta
  • A comédia ficou por conta das manifestações que eles estão recebendo. Quero ver a cara desses comediantes com tantas respostas negativas. Será que eles estão rindo nesse exato momento? Será que ainda vão ser comediantes por muito tempo?

    Resposta
    • Vera Garcia

      Essa foi muito boa, Kica!!

      Resposta
  • Lisa barbosa

    Sou mãe de um autista e fiquei muito triste com isto que assisti.
    DEUS tenha piedade de suas almas que eu não consigo.
    Força aí a todos a partilharem a petição pois é tempo de gastarem emissões e programas a divulgarem programas de ajuda aos autistas e informar os parvos que existem pelo mundo fora sendo ainda ignorantes. Comédia deixa de o ser a partir do momento que inclui racismo ou desprezo pela incapacidade seja ela qual for do seu semelhante.
    Meus cumprimentos.

    Resposta
    • Vera Garcia

      Com certeza, Lisa.
      Aproveito para agradecer a todos amigos de Portugal pela solidariedade em relação a esse caso.

      Abraços,

      Resposta
  • Já faz bastante tempo que eu não perco meu tempo com a MTV brasileira, que atualmente não é mais do que uma vitrine de incentivo à pederastia juvenil com aqueles Restarts e outras bandinhas coloridas. Mas trocadilho entre “artistas” e “autistas” esse não foi o primeiro e eu acredito que não será o último a ocorrer no Brasil…

    Vale destacar que volta e meia aparece quem defenda uma cota mínima de produções nacionais na TV aberta, mas se for para ficar nesse nível de apelação é melhor a MTV brasileira passar a ser uma mera repetidora da MTV americana…

    Resposta
    • Vera Garcia

      Sou da mesma opinião, Daniel.

      Resposta
  • Vera identifiquei com sua postura indignada,sim enquanto grupos constroem uma imagem desmistificada,real onde haja um FUTURO sem preconceitos grupos de mídias descontroem rapidamente o que positivamente vanguardistas desse processo trabalham para um MUNDO MELHOR.
    Compartilhei no FUTURO .Sim mobilizemos!!!Abraço fraterno.

    Resposta
    • Vera Garcia

      É isso mesmo, Clara… Desconstruir um trabalho que vem sendo realizado há décadas. Lamentável!

      Abraços!

      Resposta
  • Hoje, dia 26 de abril de 2011, vendo o programa do Jô Soares, um dos atores, que fez personagem da “Casa dos Autistas”, esta dando sua entrevista como se nada tivesse acontecido. Seu nome: Paulo José Serra do Carmo, mais conhecido como Paulinho Serra. Fez piada com seu próprio perfil, o fato de estar ficando careca. Porém, nem tocou no assunto, que com certeza ele mesmo não achou graça, o de ter preconceito com as pessoas autistas. Foi divulgar o seu espetáculo. Será que ele vai gostar de ver a platéia tocar no assunto da MTV? Afinal, temos que cobrar uma posição de todos os atores, produção, roteiristas e da própria emissora. São muitas pessoas que praticaram esse crime, que é o preconceito. Estamos de olho em todos. Será que ele vai gostar de ser chamado de Careca o tempo todo? Vamos ver se ele aguenta por muito tempo sofrer algum preconceito por conta da calvície. Afinal ele não esta no que é “considerado” com padrão de beleza. Mesmo com o ditado : “é dos carecas que elas gostam mais”, ele deixa a desejar dentro do que os “padrões” de beleza estabelecem… Mesmo ele tentando fazer piada com esse fato, que não achei engraçado, acho que ele não é um bom comediante, precisa aprender muita coisa ainda, vamos ver quem vai ser a próxima vitima dele. Quando as piadas de careca acabarem.

    Resposta
  • Vera Garcia

    Vamos continuar de olho, Flor!
    Grata pelo comentário!

    Resposta
  • josé Victor

    Será que o empresário e apresentador Silvio Santos divulgou alguma nota sobre o assunto?
    Alguns anos atras ele processou o humorista Tom Cavalcante por ter feito em seu programa Show do Tom, um quadro chamado Gentalha que Brilha, uma paródia ao programa do SBT Gente que Brilha. Graças a este processo o Tom Cavalcante ficou proibido de imitar Silvio Santos.
    Duvido que o empresário e apresentador Silvio Santos tenha gostado de se ver retratado naquele quadro chamando pessoas para assistirem um programa que difama o público alvo da principal ação social de sua emissora.

    Resposta
  • vanessa

    Tenho um filho autista e, so quem passa por isso, sabe a dor de ver uma situaçao dessas, tratada com tanta vulgaridade em um programa sem graça e preconceituoso como foi exibido na mtv. Agradeço a todos pelo post aqui escrito em prol de pessoas mais do que especias: autistas. valeu…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.