DiversosHistórias Reais

"Meu sonho é ser paciente do hospital Sarah Kubitschek"

Compartilhe:
Pin Share

Caro leitor,
O depoimento abaixo é da leitora Sandra Leite. Sandra teve paralisia infantil quando criança. Ela é uma grande lutadora. Sandra é casada, tem um filho e um dos seus sonhos é ser paciente do Hospital Sarah Kubitschek.

Olá Vera,

É com muito prazer que eu conto um pouco da minha história, pois tenho muito que contar e compartilhar minhas experiências de vida.

Eu sou uma filha entre dez irmãos e moro no interior do Rio Grande do Norte onde as dificuldades são grandes. Na época em que tive a paralisia infantil a falta de conhecimento dos médicos sobre o assunto era grande, ficaram passando o caso de um para outro até que um dia foi tarde demais.

Quando era pequena, minha mãe me levou a um médico de uma outra cidade, e ele disse que eu tinha paralisia infantil e não havia mais o que ser feito. Por ser cidade pequena não havia recursos e muito menos informação ou orientação de parte alguma, se quiséssemos informação era preciso ir atrás.

EsperançaHoje as coisas mudaram um pouco, temos mais conhecimento, as vacinas são regulares os acessos a comunicação é mais fácil e a informação é a única coisa que temos.

Na minha infância as dificuldades foram muitas para estudar. Não havia transporte e nem uma bicicleta velha para poder me levar ao colégio. Os meus irmãos mais velhos me levavam nos braços até o colégio, geralmente no interior o acesso aos meios de transporte não são fáceis, além do preconceito que era constante. A minha vontade de estudar era mais forte, assim conclui o curso de magistério. A ajuda da minha família e a força de vontade que eu tinha foi fundamental. Hoje não tenho mais saúde para enfrentar a vida com tanta determinação.

Eu casei aos 26 anos enfrentei vários preconceitos, mas eu tinha um objetivo de ser feliz acima de qualquer preconceito. Fui a luta, mas estava faltando algo, eu sentia um vazio no meu casamento. Foi aí que enfrentei o maior desafio da minha vida: ter um filho.

Fiquei grávida e os primeiros meses foram muito complicados em todos os sentidos: preconceito, saúde, adaptação à nova vida de uma grávida em cadeira de rodas. Fiquei várias vezes hospitalizada com dores muito fortes na coluna com o risco de perder a criança, as chances eram poucas dela sobreviver. Pedi a Deus força e coragem para enfrentar o que era impossível. Então de repente tudo se tornou possível e os meses restantes foram com saúde e tranquilidade.

Há pouco tempo fui fazer uma consulta com um reumatologista de outra cidade, foi então que ele falou que eu poderia andar melhor sem dobrar a coluna e puxar a perna que prejudica a minha saúde,  através de um aparelho chamado órtese que dá força e sustentação ao corpo, facilitando a minha locomoção. Preciso desse aparelho para ajudar minhas pernas, porque estou ficando impossibilitada de qualquer locomoção pois minha coluna foi prejudicada devido à forma como eu ando. Nunca mais ficarei boa da artrose, escoliose e deformação da coluna entre outras doenças dos ossos que veio no decorrer dos anos.

Hoje se estou com esperança pois meu médico  me orientou sobre o aparelho e o Hospital Sarah. Vou lutar até conseguir uma consulta se o criador permitir.

Vera espero que a minha história ajude muita gente que não tem esperança de ser feliz e possa ir a luta enfrentando todos os obstáculos acima de qualquer preconceito. Viver e ser feliz supera qualquer problema seja qual for. A superação é a base de tudo.

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

25 thoughts on “"Meu sonho é ser paciente do hospital Sarah Kubitschek"

  • Iracema Dantas

    Estimada Sandra Leite, seguem abaixo informações retiradas de: http://www.sarah.br/.

    Rede SARAH é a uma das maiores do mundo em reabilitação. Seus Hospitais em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Macapá, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís oferecem todos o mesmo padrão de atendimento. Todas as pessoas são tratadas com atenção e respeito.

    Lembre-se: você não paga nada, porque já pagou os seus impostos.

    SOLICITAÇÃO DE CONSULTA
    É muito simples solicitar um atendimento na Rede SARAH, basta ligar. (Sugiro ter em mãos o Relatório do seu médico)
    SARAH-BRASÍLIA
    SMHS QUADRA 301 BLOCO A – CEP: 70.335-901 – BRASÍLIA – DF
    Telefone: 0xx61 – 3319 1111 Fax: 0xx61 – 3319 15 38

    SARAH-BELÉM
    RODOVIA ARTUR BERNARDES, Nº 1000 VAL DE CANZ
    CEP: 66.115-000 – BELÉM – PA
    Telefone: 0xx91 – 3205 67 00 Fax: 0xx91 – 3205 67 27

    SARAH-BELO HORIZONTE
    AVENIDA AMAZONAS, 5953 GAMELEIRA
    CEP: 30.510-000 – BELO HORIZONTE – MG
    Telefone: 0xx31 – 3379 26 00 Fax: 0xx31 – 3379 27 00

    SARAH-FORTALEZA
    AV. PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK, 4.500 PASSARÉ
    CEP: 60.861-630 – FORTALEZA – CE
    Telefone: 0xx85 – 3499 49 99 Fax: 0xx85 – 3499 48 79

    SARAH-LAGO NORTE
    SHIN QL 13 ÁREA ESPECIAL C LAGO NORTE
    CEP: 71.535-005 – BRASÍLIA – DF
    Telefone: 0xx61 3319 11 11 Fax: 0xx61 3319 19 09

    SARAH-MACAPÁ
    RODOVIA JUSCELINO KUBITSCHEK, 2011 FAZENDINHA
    CEP: 68.903-419 – MACAPÁ – AP
    Telefone: 0xx96 3312 70 00 Fax: 0xx96 3312 70 13
    SARAH-RIO DE JANEIRO
    Centro Internacional SARAH de Neurorreabilitação e Neurociências
    EMBAIXADOR ABELARDO BUENO, Nº 1.500 BARRA DA TIJUCA
    22775-040 – RIO DE JANEIRO – RJ
    Telefone: 0xx21 – 3543 7000 Fax: 0xx21 – 3543 7234

    SARAH-SALVADOR
    AVENIDA TANCREDO NEVES, 2782 CAMINHO DAS ÁRVORES
    CEP: 41.820-900 – SALVADOR – BA
    Telefone: 0xx71 – 3206 33 33 Fax: 0xx71 – 3206 33 30

    SARAH-SÃO LUÍS
    AVENIDA LUIZ ROCHA S/N° – MONTE CASTELO
    CEP: 65.070-000 – SÃO LUÍS – MA
    Telefone: 0xx98 – 3216 53 53 Fax: 0xx98 – 3216 51 26

    Importante:
    Quanto mais detalhada for a explicação do seu problema de saúde, mais fácil a avaliação. O Hospital entrará em contato com você quando sua consulta for marcada.

    PRIMEIRA CONSULTA
    Quando você chegar a uma unidade da Rede SARAH, dirija-se à Recepção. A recepcionista abrirá o seu Prontuário, uma pasta que conterá informações sobre o seu problema de saúde. É nessa Pasta que a equipe registrará todos os dados durante o seu tratamento.

    Na admissão na Rede SARAH, é necessário documento de identidade e CPF para os adultos e, para as crianças, a certidão de nascimento.

    Você receberá então o Cartão do Hospital SARAH. Esse será o seu documento para todos os atendimentos e também indicará as datas em que deverá comparecer ao Hospital. Caso não possa comparecer ao atendimento, avise e solicite a remarcação.
    Se possível, no dia da primeira consulta, leve todos os exames já realizados.

    Boa sorte!

    Resposta
  • Sandra

    Adorei ,Vera ficou muito legal espero essa história sirva de exemplo para muitas pessoas que tem e os que não tem deficiência seja ela qual for que devemos ir a luta e nunca perder as esperanças.

    Resposta
  • Vera Garcia

    Oi Sandra! Parabéns por sua coragem e determinação!
    E quanto ao hospital Sarah, conseguiu uma vaga? Caso ainda não conseguiu, o que dizem a você?
    Abraços!

    Resposta
  • José Porto

    O mal está sempre tentando “consolar” as pessoas com os seus problemas, fazendo elas se conformarem e aceitarem as suas enfermidades e seus problemas..

    ” Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.” Mateus : 10 – 8

    Em nome do Senhor Jesus, Deus abençoe a todos.

    Com um abraço,

    José

    Resposta
  • Valdineia Dias da Cunha

    Oi Sandra, pra marcar uma consulta no Sarah de Brasília vc liga na primeira segunda -feira do mês na central de marcação no número (061 3319 1531) vc liga das 07:00 às 11:00 horas as consultas são marcadas só por telefone ou por encaminhamentos de outras unidades do DF é um pouco difícil mas vc não desista eles vão te pedir um número de fax que eles te enviam um questionário para o seu médico responder e depois vc envia de volta depois o hospital analisa e eles te ligam informando a data da sua primeira consulta. Meu namorado faz tratamento no Sarah a 4 anos ele sofreu acidente de moto e ficou paraplégico após a primeira consulta eles sempre marcam seus retornos. Da primeira ligação até a primeira consulta do meu namorado foi cerca de 2 meses. Sempre que vou no Sarah encontro pessoas do país inteiro estarei torcendo por vc não desista e continue lutando que Deus te abençoe.

    Resposta
    • magida ramadan

      Olá espero que me ajudem , sou mais uma mae desesperada pois tenho um filho com distrofia muscular, moro no exterior e aqui poucos médicos me dizem sobre esse triste diagnóstico,e tenho a esperanca de fazer uma consulta neste hospital pois me disseram que é uns dos melhores do mundo em termo de reabilitacão, esse meu filho é um jovem igual a todos com uma imensa vontade de vencer esse obstáculo que aparentimente a doença não é visivel, pois pediria por gentiliza uma forma de marcar a consulta através de telefone, tentei muitas vezes e ainda não consegui. atenciosamente, Uma mãe apreensiva.

      Resposta
      • Vera Garcia

        Boa noite, Magida.
        O blog Deficiente Ciente é um blog pessoal. Nesse blog republicamos e divulgamos informações sobre pessoas com deficiência. Não temos nenhum vínculo com hospitais ou institutos de reabilitação.
        Continue entrando em contato com o hospital.

        Resposta
      • gisa araujo

        O Sara não trata pacientes com distrofia muscular. Consegui uma consulta, com muita insistência e o auxílio de algumas pessoas, constaram a doença, mas não ofereceram tratamento. Sugeriram que a gente fosse para casa e se conformasse.

        Resposta
      • Elisangela

        Olá, vc já ouviu falar sobre o self healing, pesquisa no YouTube por beatriz nascimento, ela tem distrofia muscular e trata com esse método.

        Resposta
    • Elitanea de Freitas Borges

      Para cancelar e remarcar consultas e o mesmo fone?

      Resposta
      • Gislaine cristine rocha soares

        Boa noite como eu fasso pra volta se paciente do sara eu tenho palisia celebral eu to precisado muito

        Resposta
  • sandra

    Obrigado Valdineia por se preocupar comigo,mas sera que o Sarah de Brasilia atende o caso de polimielite? se atender me informe.Abraços…

    Resposta
    • Valdineia

      Eu vou perguntar no hospital ainda esta semana e te respondo porque eu conheço algumas pacientes que tem poliomelite e faz tratamento lá desde o inicio da descoberta da poliomelite vou pergunta se eles atende o seu caso.
      A leitora Iracema falou certo vc não paga mas como são poucos hospitais que fazem esse tipo de tratamento marcar a consulta demora mas todos que conheço nunca passou de 3 meses de espera, lembrando as consultas só são marcadas por telefone aqui no Sarah de Brasília eles não marca consulta no guiche e nem sem relatório médico e o questionário que o médico responde.
      Boa sorte que Deus te ajude.

      Neia

      Resposta
  • Nely Pinheiro André

    Sou Nely, também sequelada de poliomielite desde os meus 5 meses de idade. Hoje tenho 58 anos. Usei órteses, muletas … várias cirurgias .. … Desde os meus 35 anos comecei uma escalada descendente: osteoporose acentuadíssima, tendinites crônicas, artroses, escoliose, fibromialgia, cefaléia crônica, Finalmente aposentada por invalidez.
    Hoje sei que o que sinto há varios anos é a tal ‘SPP’ ( síndrome pós pólio). Me enquadro completamente nas características da SPP .Inclusive fui periciada pelo INSS comprovando tudo isso. Ah!! esqueci de dizer que até os 5 anos de idade eu não andava, somente engatinhava.
    Bem … … … FInalmente tinha conseguido me cadastrar numa “fila” no Sarah pois, o assunto poliomielite somente era clinicado quando uma turma de médicos de Brasília vinham ao RIO para nos avaliar. … … … Eis que essa semana me ligaram dizendo que as equipes de Brasília não viriam mais ao Rio e que sendo assim meu nome já está fora da tal fila.
    Estou muito frustrada. Não procurava “a cura”. Pretendia que ao me avaliarem eu pudesse ser melhor orientada para que minha velhice fosse menos sofrida. Tomo muitos medicamentos: labirintite, pressão alta, trombose, até surgiu esse mês uma ASMA pois minha escoliose está pressionando meus pulmões e também sou gorda, o que agrava mais ainda toda a situação.
    Gostaria, e estou torcendo, que o pessoal de Brasília tomasse conhecimento desses nossos desabafos e que então eles retomassem as visitações ao RIo para nos atender.
    Acho que já falei demais!!!!
    Obrigada!!

    Resposta
    • Vera Garcia

      Olá Nely! ótimo depoimento!

      Resposta
  • sandra

    Ola Nely! Não desista procure o SARAH de Brasilia .Vou torcer por vc .Abraços

    Resposta
  • jnaina

    Olá vera estamos passando por um momento muito dificil, tenho um sobrinho q sofreu acidente de moto ficando tetraplégico, ele tem 22 anos. esperamos ele curar 2 escaras q tem para poder ir para o sara kubitschek, sua lesão foi gravissima atingindo a medula cervical tenho fé q ele se recupere, pois não é fácil aceitar este diagnóstico. ore e torça por ele q esta precisando.lembrarei de vc até a próxima vez, belo horizonte, bjs janaina.

    Resposta
    • Vera Garcia

      Janaina, orarei muito por ele!
      Que Deus dê muita força a você e a toda família do seu sobrinho!
      Beijos,

      Resposta
  • mirian

    Oi, meu Nome é Mirian e tenho 15 anos. Fui atingida por bala perdida e fiquei paraplégica. Queria saber como eu faço para conseguir uma consulta no sarah.

    Resposta
  • Eliabete

    Ola , gostaria de ter informações de pacientes que ja passaram pelo Sarah de Brasilia, como è depois da primeira consulta? Fiz a solicitação pelo site e ja marcaram a primeira consulta para meu filho , moro muito longe sera que ja inicia o tratamento ?
    Meu filho Douglas tem 16 anos sofreu um acidente de moto e teve fratura de C2 a C6 com contusão medular esta tetraplégico. Agora vem a noticia que conseguimos a tão esperada consulta, estou ansiosa e preocupada .

    Resposta
  • Flavia caroline

    Boa noite? Gostaria de saber, porque o Sarah não atende paciente com escaras?

    Resposta
  • Maria de fátima gomes

    Olá..para você ser paciente é simples..você se inscreve pelo site do Sarah mais próximo do Estado em que você mora e aguarda ser chamada pra pimeira consulta..e passar pelo médico..e começar o tratamento.
    Bjs..faça isso

    Resposta
  • Ana Paula

    Olá. Meu pai tem um problema grave na coluna. Tem estenose vertebral, a coluna dele esta bem torta, se não bastasse isso tem uma hérnia enorme (o médico disse que é raro para a idade dele) e as pernas dele estão atrofiando. Ele geme 24h de dor. Nenhum medicamento forte tira a dor.
    Fiz a solicitação no Sarah de Brasília dia 17/08/20, me retornaram no mesmo dia para ver outras informações pelo site. Mas até agora não tive mais retorno.
    Estou ansiosa… será que eles retornam para avisar se vão chamar para a primeira consulta?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.