Esporte AdaptadoSíndromes

Jogador Messi: de autista e anão a Bola de Ouro

Compartilhe:
Pin Share

A matéria abaixo foi extraída do site português Futebol Total News.

Lionel Messi não teve vida fácil, desde criança que era muito apegado à bola, mas desde cedo lhe foram diagnosticados alguns problemas.

Aos 8 anos Messi foi considerado autista, e aos 11 anos foi-lhe detectado um problema hormonal que lhe retardava o desenvolvimento ósseo e consequentemente o seu crescimento. Aos 13 anos, foi mesmo considerado anão.

O talento de Messi desde cedo sobressaiu  em relação aos outros meninos, mas os pais tiraram-no da equipa onde jogava porque houve um jogo que não tinham dinheiro para pagar os bilhetes e o clube não os deixou assistir ao jogo do seu filho.

Aos sete anos o pai volta a inscrever Messi para fazer aquilo que mais gostava, conduzir a bola com o seu pé esquerdo e driblar tudo e todos.
Mas, os diagnósticos médicos alarmaram Messi, e os custos do tratamento alarmaram seus pais. Messi tinha que fazer um tratamento durante 42 meses, que consistia em apanhar injecções de somatropina, uma hormona de crescimento inscrita na tabela de produtos proibidos pela Agência Mundial de Antidopagem e só autorizada para fins terapêuticos.

Os tratamentos tinham um custo de 1000 euros mensais, quatro meses de rendimentos da família de Messi, que vivia num bairro pobre de Rosário. Durante 18 meses os tratamentos foram pagos pela fundação onde o pai trabalhava, até que a fonte secou. Como o Newells Old Boys, clube onde brilhava Messi não quis pagar o tratamento, seu pai ofereceu Messi ao River Plate, e como o River mostrou interesse em Messi, o Newells voltou atrás e ofereceu 200 pesos por mês a Messi, dinheiro insuficiente para pagar os tratamentos.

Sem tratamentos contra o nanismo, os prognósticos médicos eram arrasadores, Lionel Messi chegaria à idade adulta com 1,50 metros de altura, no máximo.

O pai de Messi não se resignou, ele sabia que o filho, pequeno no corpo, mas gigante no talento, tinha tudo para vingar no mundo do futebol.

A famíla Messi foi mais forte, e com a ajuda de uma tia de Lionel, emigrada na Catalunha, a famíla viajou para Lérida, Messi tinha 12 anos. Dias depois o pequeno prodígio foi fazer testes ao Barcelona, e com a bola quase a dar-lhe pelos joelhos, com uma enorme habilidade, logo maravilhou os treinadores do Barça.

Carles Rexah, director desportivo do clube, hesitava em contratar Messi, até que o viu treinar, e depois de ver o craque em acção não hesitou e tratou logo de fazer o seu contrato. Tal foi o seu espanto, quando o pai de Messi apenas pediu para que o clube pagasse os tratamentos do seu filho. Foi dito e feito.

Em 2003 a milagrosa hormona faria de Messi um rapagão de 1,69 metros, actual altura do prodígio.

Aos 17 anos Leo, que foi o nome que lhe deram no Barça, entrou para o Barcelona B, mas só efectuou 5 jogos, o seu enorme talento reclamava maiores palcos. Rapidamente começou a jogar na equipa principal.

A 16 de Outubro de 2004, o prodígio estreou-se na liga espanhola, num dérbi com o Espanhol. No dia 1 de Maio de 2005 entrou para a história do Barça, marcou ao Albacete e tornou-se o mais jovem jogador a marcar um golo pelo Barcelona. Aos 17 anos começou a lenda.

Desde então Leo tem espalhado magia pelos relvados por onde passa.

Em 2005 foi eleito Golden Boy, melhor jogador do mundo e melhor jogador do Mundial sub-20.

Em 2008/2009 foi eleito o melhor atacante e melhor jogador da Liga dos Campeões.

Em 2009 foi eleito melhor jogador da final e melhor marcador do Mundial e teve a consagração máxima, foi eleito Melhor Jogador do Mundo de 2009, com um feito inédito do Barça; Campeão de Espanha, Vencedor da Taça do Rei, Vencedor da Supertaça Espanhola, Vencedor da Supertaça Europeia, Vencedor da Liga dos Campeões e Vencedor do Mundial de Clubes.

Lionel ajuda instituições que cuidam de crianças com Síndrome do X Frágil –também conhecida como síndrome de Martin & Bell – é a 2ª causa herdada mais comum de atraso intelectual, e é também a causa conhecida mais comum do autismo. O ex-treinador Jorge Valdano, em entrevista ao jornal La Nación, disse que “Alcanzar esos niveles de celebridad sin confundirse es imposible, salvo que uno sea un superdotado o un autista…” sobre o não deslumbramento do craque em relação a sua importância para o futebol mundial.

Em 2010 e pela 2ª vez consecutiva foi eleito Melhor Jogador do Mundo.

O prodígio considerado um dos melhores do Mundo de sempre, já é comparado a Maradona.

O menino que o Barça contratou pelo custo da terapia de crescimento é hoje a maior jóia do futebol mundial, o menino pobre que vivia num bairro de La Heras é hoje multimilionário, o menino que algumas equipas recusaram é hoje O Melhor do Mundo. Tudo graças a um pai que nunca desistiu do seu filho e tudo fez para conseguir que ele vingasse não só no futebol mas também na vida.

Messi deve tudo ao seu pai, que nunca desistiu do seu sonho, curar o seu filho.

Referência: http://centauroalado.blogspot.com/

Jogador Lionel Messi

Jogador Lionel Messi

Jogador Lionel Messi

Veja Também:

Compartilhe:
Pin Share

Vera Garcia

Paulista, pedagoga e blogueira. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

29 thoughts on “Jogador Messi: de autista e anão a Bola de Ouro

  • Parece que há um uso indiscriminado do rótulo de “autista” para crianças com algum comportamento diferente do que as psicólogas e “educadores” consideram o ideal.

    Resposta
    • Márcia

      O espectro autista é muito amplo. Alguns tem muitas caracteristicas, outros poucas porém intensas, nem todos tem todas e/ou as mesmas caracteristicas. Não se trata de diagnóstico errado, mas sim, diversidade de quadros clinicos.

      Resposta
    • Rita

      Interessante notar como os mais críticos com os profissionais da neuropediatria e psicologia são também os primeiros a apontar autistas como crianças mal educadas. Ignorância é fogo.

      Resposta
    • Sônia

      Não suporto a idéia da rotulação ou nomeação de autista para as pessoas que são diferentes .
      Todos somos ser humanos somos sim diferentes um dos outros. Pois até nossas digitais são diferentes.

      Resposta
  • Superar da silva

    LEIA COM MUITA ATENÇÃO, NADA PODE SER MAIOR QUE NÓS MESMOS.

    Resposta
  • Muito bom conhecer histórias de superação, elas nos motivam a perseverar na luta pelo desenvolvimento de nossos amados.Um grande abraço a todos e todas, Heloisa

    Resposta
  • mary nogueira meneghel

    Linda e emocionante história!!!! Por isso nunca dê ouvidos as pessaos que dizem que não vai dar certo lute e corra atrás de seus sonhos…

    Resposta
  • Lídia

    Tenho 16 anos e tenho 1.40 de altura. Como foi o caso de Messi, ele não tinha possibilidades económicas mas pagaram-lhe. É triste saber que muitas pessoas pequenas não têm essa oportunidade de crescer e sentem-se mal com elas próprias.

    Resposta
    • Paulo Nedel

      Amigo nem sempre temos o que queremos… Muitas pessoas tem altura mas não tem outras coisas que gostariam de ter e certamente vc tem! Conheço um que tem altura mas não tem braços. Esta pessoa certamente trocaria de condição com vc! Conheço grandes homens que são pequenos e homens medíocres de quase dois metros! Se vc for grande por dentro sua grandeza se estenderá para o restante do corpo! Trabalha a tua grandeza interior e sua média de altura ficará acima da população! Abraços,

      Prof. Paulo de Lima Nedel

      Resposta
    • Prof. Paulo de Lima Nedel

      Amiga nem sempre temos o que queremos… Muitas pessoas tem altura mas não tem outras coisas que gostariam de ter e certamente vc tem! Conheço uma guria vítima de Talidomida que tem altura mas não tem braços. Esta pessoa certamente trocaria de condição com vc!

      Conheço grandes homens que são pequenos e homens medíocres de quase dois metros! Se vc for grande por dentro sua grandeza se estenderá para o restante do corpo! Trabalha a tua grandeza interior e sua média de altura ficará acima da população! Abraços,

      Prof. Paulo de Lima Nedel

      Resposta
  • mozara regina werb

    A história deste jogador é incrivel superação é uma palavra pequena perto de sua persistência. Parabéns.

    Resposta
  • Patricia Martinez

    Será que Messi é mesmo autista? Se fosse autismo ele estaria curado? Acho que não tem cura,certo? Mas pode ser alguma sindrome ou outro tipo de problema. De qualquer forma, a historia de Messi é realmente incrivel e é uma pena que tudo seja escondido, velado, em vez de divulgado para mostrar como é possível superar e crescer. As crianças e jovens que enfrentam problemas e dificuldades de inserção social – assim como suas familias – precisam de incentivo e modelos de determinação, por isso a familia de Messi deveria expor ao mundo esse exemplo e interagir mais com os portadores de necessidades especiais.

    Resposta
    • Isolda

      1) Há diversas manifestações de autismo. 2)Há um bom prognóstico em favor do autismo. Leia em “O Globo” de 05/08/12 entrevista de Luciana Calaza com o cietista brasieio Allyson Muotri, “Nasci ouvindo que o autismo não tem cura mas, para mim, isso é um mito”.

      Resposta
      • Isolda

        Melhor dizendo: em favor da “cura” do autismo.

        Resposta
    • vanessa

      O autismo não tem cura tem evolução, pois não é uma doença, não existe nenhum exame médico que diga que uma pessoa é autista. O diagnóstico vem de observação do comportamento da pessoa, feito por neurologistas ou psiquiatras.

      Resposta
    • Eunildes Francisca Mantovaneli

      cara patricia ,na California tem 3 pesquisadores Brasileiros que descobriram a cura do Autismo ,procure na internete ,no facebook ele entrou e interagiu é Alyson Muotri para quem quiser saber,no ano de 2010 revelou a descoberta do que é a sindrome e em 2013 revelou que tem cura,maraviha esta descoberta,pesquise e saberás mais a respeito…

      Resposta
  • Oi, tenho 16 anos e tenho 1,50 de altura! graças ao meu tio estou tomando a ´´somatropina“ também quero ser um jogador de futebol, tenho fé em que DEUS que irei ser igual o lionel messi e dar uma vida melhor ao meu tio! e sou muito fã de lionel messi todos jogos dele eu chamo a minha familia pra assistir comigo o jogo dele! e falo que um dia serei um jogador de futebol!

    Resposta
    • Marcus Araujo

      Gostaria de saber mais sobre somatropina poderia me ajudar

      Resposta
  • José Carlos Bertuol

    Parabéns ao PAI do LEONEL MESSI, que nunca desistiu, tenho um neto com problema muito parecido, sei como é dificil.

    Resposta
  • Messi é um gênio, parabéns ao pai de Messi que nunca desistiu.

    Resposta
  • Jaslane Xavier

    A história dele é incrível! Me emocionei muito com o texto, pois eu tenho uma filha que faz este mesmo tratamento. Não sei exatamente o nome da doença do Messi, mas o da minha filha chama-se “Síndrome de Laron”. Doença rara de baixa estatura grave e pouco, aliás pouquíssima conhecida!
    Além dele e minha filha terem em comum este “problema” , eu também tenho algo muito em comum com o pai deste jogador: força de vontade de curar minha filha! Creio muito em Deus e além disso, faço o possível e impossível por ela. Ela é meu tudo!! Minha vida!! Meu amor maior!!!

    Resposta
  • FABIANA

    Ao ver história como essa fico muito emocionada, e minhas esperanças só aumentam mais!!!Sou mãe de um autista e sei todas as dificuldades e entraves que enfrentamos para superar cada dia esse transtorno, mas é baseada em um ídolo como esse que tenho cada dia mais certeza de que meu filho irá ser grande em td que ele fizer e fará da melhor forma possível, de forma perfeita, afinal: ELE É AUTISTA!!!!

    Resposta
  • Messi vc é o melhor jogador do planeta bola vc merece muitas vitorias em sua carrera e muito sucesso , meus PARABÉNS e QUE DEUS lhe abençoe a cada dia.

    Resposta
  • Nossa estou muito Feliz em saber um pouco da História desse jogador tão importante, tive curiosidade sobre sua história por causa do meu irmão k é Mega Fã do Messi! Confesso k fiquei surpresa e Feliz com o que descobrí sobre ele, estou Emocionada, sem palavras Linda Vitória! Que o ” Criador” seja Louvado!!

    Resposta
    • Pâmela Teodoro Pinatti

      São 40 tópicos para identificar uma pessoa que tem transtorno do espectro autista , a única coisa que eles deixam é o estado de espectro, mais não deixam de ser autistas , nenhum é igual o outro , existe sim diagnóstico errado , confundido com TDAH , tem que passar no neurologista e psiquiatra , entre demais profissionais

      Resposta
  • Autismo na Pratica

    05/02/2017Este é o blog certo para quem quiser saber mais sobre este tópico. Você percebe o quanto é difícil discutir este assunto com você. Você definitivamente coloca uma nova rotação sobre um tema que é conhecido por todos nos. Esta muito ótimo!

    05/02/2017

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.