Estudantes criam cadeira de rodas acoplada a bicicleta
Aluna de engenharia quis ajudar uma prima, que é paraplégica. Grupo inventor busca apoio para patentear invenção e vender o produto.
Pensando no lazer de deficientes físicos, um grupo de 20 estudantes do curso de engenharia de uma universidade particular de Vila Velha, Espírito Santo, desenvolveu uma cadeira de rodas especial, que é acoplada a uma bicicleta. A invenção foi apresentada na Maratona Tecnológica da instituição.
Autora do projeto, de nome “Pé na Roda”, a estudante de Engenharia Mecânica Markelle Paiva se sensibilizou depois que passou a conviver com uma prima paraplégica, de 12 anos. A menina enfrenta dificuldade de locomoção desde que nasceu por causa de uma hidrocefalia, doença que leva ao acúmulo de líquido no crânio.
“Ela tem dificuldade de interação e locomoção. Sou do interior e moro aqui com a mãe dela. Vendo as batalhas dela, pensei em aliar um trabalho de faculdade com algo que pudesse ajudá-la. Aos finais de semana, ela acaba ficando em casa por conta da falta de acessibilidade”, conta Markelle.
O processo de criação levou três meses. Desde fevereiro, quando os alunos tiveram conhecimento do evento da faculdade, eles se empenharam no projeto, que vale como atividade curricular. Um membro do grupo doou a bicicleta e a instituição cedeu a cadeira de rodas, o que reduziu o custo do produto. Sem as doações, o valor da cadeira ficaria em R$ 1.380.
“Contei também com a ajuda do meu pai, que é serralheiro. Além da cadeira e da bicicleta, é claro, usamos rodas da bikes na cadeira ,e peças de segurança, como cinto e capacete”, lembra ela.
A estudante conta que a apresentação do projeto na Maratona foi um sucesso. Agora, os próximos passos dados pelo grupo serão a busca de apoio para patentear a invenção e levar o produto à venda.
“Tivemos uma boa recepção. Queremos agora que a invenção ajude outras pessoas, esse é o nosso objetivo”, comenta.
Fonte: G1
Nossa precisaria muito de uma meu filho tem 8 anos tem paralisia cerebral anda de bicicleta cmg por tudo mas todas cadeirinhas já estão pequenas pra ele,quando saírem pra vender vou fazer o possível e o impossível pra dar mais conforto a ele.parabéns pelo trabalho d vcs….
Pode contar com a gente Maria! Um grande abraço pra vc e o seu filho.
Emendar um coisa na outra a exmos é fácil. Se fossem bons engenheiros saberiam que freios “cantilever” ou “v brake” não funcionariam por causa do peso e causaria acidentes talvez até fatais. Teria que ser usado nesse caso discos com freios hidráulicos.
As rodinhas que estão na frente não tem sentido, deveriam ter sido removidas, já que não tem função alguma e só servem pra atrapalhar e causar acidentes, outra coisa, 4 rodas na frente seria impossível o sistema de direção.
A cadeira deveria ter sido adaptada com uma leve inclinação para trás, isso se chama “caster”, do contrário ao frear jogaria o deficiente para frente derrubando-o da cadeira.
Cintos de segurança também seriam bem vindos mas mesmo assim o caster seria necessário para que os cintos não machucassem.
Gostaria muito de comprar uma bicicleta dessa para meu neto ,ele adora andar na rua mas destrói todas as cadeira de rodas dele