Roberto Justus fala pela 1ª vez sobre alteração óssea na face da filha Rafaella

18
 Roberto Justus, 56, a mulher, Ticiane Pinheiro,35, e a filha do casal, Rafaella, 2; apresentador fala sobre ela. Imagem: UOL

Roberto Justus, 56, a mulher, Ticiane Pinheiro,35, e a filha do casal, Rafaella, 2; apresentador fala sobre ela. Imagem: UOL

Rafaella Justus completa três anos em 1º de julho e desde o seu nascimento é uma minicelebridade. A caçula do publicitário e apresentador Roberto Justus, 56, e da atriz e apresentadora Ticiane Pinheiro, 35, aparece em cerca de 270 mil citações no Google. Ganhou perfil falso no Twitter, com 34.155 seguidores.

Tem seu nome associado indevidamente a uma série de síndromes. Nas colunas e sites de celebridades, a neta da eterna “Garota de Ipanema”, Helô Pinheiro, ganhou o título de “Miss Simpatia”.

Leia abaixo o depoimento de Roberto Justus sobre a filha:

Quando apareceu no Twitter o perfil “A filha de Justus” no ano passado, as pessoas comentavam: “Você viu o que fizeram com a Rafa?”

Fiquei chateado, obviamente, e fui me inteirar sobre o perfil falso. Na descrição do perfil tem a frase “Ticiane Pinheiro diz que sua filha não tem nenhuma síndrome”. Por isso, a pessoa alegou prestar um serviço. Expliquei que Rafa, de fato, não tem nenhuma síndrome, portanto, não seria a forma de levantar tal bandeira.

A filha de Justus e a insensibilidade da sociedade
 Roberto Justus defende a filha Rafaella das críticas

Minha filha tinha acabado de fazer dois anos. O perfil surgiu logo depois da festinha de aniversário.

Entrei nesse Twitter e mandei uma mensagem perguntando o porquê. A pessoa me respondeu toda preocupada. “Imagina, é como se fosse uma criança, falo da dedeira dela [mamadeira].” Justificou-se dizendo que se tratava de uma “criança pública”, querida de todos, e só estava dando voz fictícia à Rafa.

Argumentei que era um fórum desnecessário. A pessoa continuou postando. Poderia tentar tirar a página do ar. Pensei bastante e não o fiz, pois só tinham sido postadas brincadeiras bobas. Caducou a piada. Se houvesse uma ofensa grande, tomaria alguma medida.

No Brasil, o Twitter tem uma dimensão muito grande. Tenho 600 mil seguidores e, minha mulher, Ticiane, outros 600 mil. Para cada um que fala uma bobagem sobre a Rafa, tem pelo menos 20, 30 dizendo que é absurdo. As pessoas travam discussões agressivas. Coisa que nem eu nem Ticiane nunca fizemos.

Tive vários Twitters, Orkuts e Facebooks “fakes”, muita gente falando besteira em meu nome. É normal acontecer com celebridades.

A vaidade da pequena Rafaella Justus com seu esmalte pink; Imagem: Revista Caras

A vaidade da pequena Rafaella Justus com seu esmalte pink; Imagem: Revista Caras

ALTERAÇÃO FACIAL

O tempo é o senhor da razão. E no caso ele vem mostrando o quanto Rafa é saudável e feliz.

Minha filha teve uma coisa que se chama estenose crânio-facial. Uma alteração óssea corrigida recentemente com uma cirurgia e com o uso de aparelho ortodôntico.

A cirurgia, graças a Deus, foi um grande sucesso.

O mais importante era resolver o aspecto funcional.

Esse tipo de disfunção pode atrapalhar um pouco a respiração. Era preciso também ajustar a oclusão do maxilar, a mordida.

Essas coisas nos preocupavam. Os médicos dizem que está resolvido.

Em casos bem mais graves, pode haver sequela. Rafa não tinha problema de saúde. É como um desvio de septo no nariz, que se corrige com uma cirurgia simples.

Haveria um problema de saúde se houvesse algum comprometimento motor, cognitivo ou cerebral.

Rafa é uma criança absolutamente normal. Fizemos testes motores e de inteligência. Ela é acima da média.

EXAGEROS

Como se criou todo esse exagero em relação ao tema? De certa forma, o fato de não ter comentado antes pode ter ajudado a criar especulação.

Não havia, lá atrás, base para falar. Tínhamos uma ideia do que poderia ser, mas existia a necessidade de aguardar o desenvolvimento ósseo dela.

As demonstrações de inteligência e socialização precoce, mais o desenvolvimento motor fantástico, deixavam claro a normalidade dela em todos os sentidos.

Se a Rafa tivesse um comprometimento, eu não teria problema em admitir. Me incomodava ler: ah, “eles querem esconder” Esconder o quê? Se as pessoas conversassem cinco minutos com a Rafa, iam ver que ela não tem nenhuma síndrome.

Sou solidário às crianças que têm esse tipo de problema. Sou pai quatro vezes.

Nenhuma realização é maior do que ver os filhos crescerem saudáveis.

Rafa é muito carismática, tanto que a imprensa a apelidou de “a Suri brasileira”, em referência à filha do Tom Cruise. Toda curiosidade saudável é bem-vinda.

Eu entro na vida das pessoas com meu programa de TV. Tenho obrigação de atender o público com carinho, tirar foto, dar autógrafo. Mas certas coisas são de foro íntimo.

UMA GRAÇA

Ao contrário do que muitos imaginam, a alegria gerada pela Rafa é tão grande que não houve esse mundo sombrio que tentaram colocar na nossa vida.

Rafa veio iluminar a vida de todos nós.

Como qualquer pai do mundo, para mim, ela é a criança mais linda do mundo, com aqueles olhos azuis e o cabelo cor de mel.

As feições de uma criança de dois anos mudam radicalmente. Você vê muitos bebês lindos que são adultos feios e vice-versa.

Grandes tops eram feinhas na escola. E, de repente, viraram referência mundial de estética.

Se quiserem achar que minha filha não é tão bonita, podem achar.

Roberto Justus, Ticiane e Rafaella

Roberto Justus, Ticiane e Rafaella. Imagem: R7

Fonte: Portal UOL

ENTENDA O QUE É ESTENOSE CRÂNIO-FACIAL

Em entrevista a jornal, Roberto Justus diz que a filha Rafaella tem esta alteração óssea na cabeça, de origem genética

Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, publicada neste domingo (22/04), o publicitário e apresentador Roberto Justus afirmou que a sua filha com a modelo Ticiane Pinheiro, Rafaella, 2 anos, tem estenose crânio-facial.

Segundo o neurologista pediátrico Paulo Brenis, professor da Faculdade de Medicina do ABC, este problema consiste em um crescimento diferenciado da cabeça, por causa de alterações ósseas, e não necessariamente está ligado a nenhuma síndrome.

“Em casos em que não há ligação com nenhuma doença, o prejuízo é mais estético, pois não há comprometimento cognitivo (inteligência ou memória, por exemplo).”

“O que acontece é que o remodelamento da calota craniana, por questões genéticas, é diferente. Isso pode acarretar deformidades no crânio. A cabeça cresce ou de forma alongada ou oval”, afirmou Brenis.

As doenças que, em geral, tem como sequela a estenose crânio-facial são a síndrome de Crouzon e a síndrome de Apert, as duas raras e que influenciam no desenvolvimento neurológico e motor dos portadores. Ao jornal, Justus afirmou que “Rafa não tem nenhuma síndrome” e que o caso da menina trata-se apenas de uma “alteração óssea”, “corrigida recentemente com uma cirurgia”.

Garoto passou por cirurgia para criar um crânio  com novo formato

Mesmo quando isolados de doenças e sem comprometimento cognitivo, alguns casos de estenose crânio-facial, de fato, precisam de cirurgia. Justus disse ao jornal que sua caçula passou por uma operação recentemente e que fez uso de um aparelho ortodôntico. Por causa da malformação na caixa craniana, explicam os médicos, o cérebro pode ficar pressionado. A interferência direta é nos olhos, que costumam ficar mais separados e saltados e podem, com o passar do tempo e nos piores cenários, descolar da face.

A cirurgia precisa ser feita precocemente, pois entre 1 e 2 anos de idade é o período da vida que a cabeça mais cresce. O procedimento consiste em descolar o couro cabeludo para corrigir as alterações na calota craniana, que apresenta mais fissuras.

Além da cirurgia, acompanhada por neurologistas e cirurgiões plásticos, algumas crianças também precisam fazer fisioterapia e fonoaudiologia. Estes dois tratamentos previnem e corrigem as possíveis alterações na fala, na capacidade de engolir e na respiração, que podem surgir em decorrência da estenose crânio-facial.

Fonte:http://saude.ig.com.br/ 

 

18 Comentários

  1. Singrid Goulart Magalhaes disse:

    Achei de grande valia todo esse esclarecimento em relação ao que a criança tem e não tem!!!

    • CARLA BERTI disse:

      O que importa é a felicidade que os filhos traz para nossas vidas, a menina é linda , as pessoas acreditam que por ser filha de celebridades a menina deveria ter nascido como uma princesa as vezes até de asas (como fadas),vai saber o brasileiro cobra tanto!! O que importa e a felicidade que ela traz quando sorri.
      Linda de viver, um anjo lindo de olhos azuis, beijos.
      Carla Berti-Araçatuba-SP

  2. ÂNGELA FÉLIX disse:

    TICIANE E JUSTUS VOCÊS TÊM UMA FILHA LINDA E NÃO DEVEM SATISFAÇÃO A NINGUÉM, MAS NÃO TIRO SUA RAZÃO EM DEFENDER SUA FILHA, QUE DEUS ABENÇOE SUA FAMÍLIA SEMPRE.

  3. A.S disse:

    Ele que dá extremo valor as aparências, gosta de aparecer, exala arrogância, tem preconceito contra pessoas gordas, só gosta de mulheres bonitas e jovens, disse que jamais ficaria com uma mulher mais velha pois não conseguiria sentir atração por uma mulher “caída”, agora a vida está ensinando a ele que amor verdadeiro é o amor incondicional, de pai/mãe pra filho, não importando como seja o filho.

    • papibakigrafo disse:

      TIROU AS PALAVRAS DA MINHA BOCA A.S…OS INOCENTES PAGAM PELOS PECADORES…

    • LU disse:

      Se ele falou isso é porque é um pobre coitado que vive de aparências e vai ter que aprender a superá-las de qualquer jeito se não quiser que a filha sofra as consequências da sua arrogância. Agora quem sabe ele vai perceber que todos: gordos, feios, velhos, pobres são seres humanos e merecem respeito. Ah! a jovem e linda mulher dele vai envelhecer, talvez não fique feia porque tem dinheiro, mas a mãe dela, de garota de Ipanema não tem mais nada!

  4. Rosangela Bertouza Julio da Silva disse:

    Aos que falam demais, cuidemos cada um de nossos filhos e de nossas síndromes. Sim! Preconceito é uma síndrome!

    • Elizabete Reis disse:

      Achei interessante a frase da Rosangela: “Preconceito é uma síndrome.”
      Sabemos que para síndromes não existem cura, mas existem tratamentos…
      Os principais tratamentos para preconceitos são o “conhecer” e o “sentir”.

      • LINA QUARANTA disse:

        ho una figlia con crouzon uguale alla tua ,ha 6 anni ed e bellissima il signiore e sempre con loro . SOLO CHE QUESTI BAMBINI HANNO BISOGNIO DI TANTI MA TANTI SOLDI PER CURARSI

  5. cicero ricardo disse:

    A fisionomia dela realmente sinaliza que ela não é uma criança normal !

  6. taina oliveira disse:

    Acho que vcs não devem satisfação de suas vidas a ninguem, mas como sendo uma pessoa publica esclareceram o que muitos estavam comentando!
    Desejo a vcs tudo de mais perfeito,e que esta linda filha q vcs tem, seja acima de tudo muito feliz !

  7. Elizabete disse:

    Rafa saúde e muita paz e que papai do céu te abençoe estamos torcendo por vocês um grande abraço. Elizabete Arcos – MG

  8. vhera barbosa disse:

    -

    gente que graçinha essa garotinha, ela e muito linda….os pais lindos tambem…muito fofinha…como eu gostaria e poder conversar com essa criaturinha lindinha.

  9. BETANIA CAMPOS disse:

    ACHO ELA LINDA, TENHO UMA FILHA COM SINDROME DE DOWM COM 16 ANOS E ACHO ELA A MOÇA MAIS LINDA DO MUNDO. SOMOS MUITO FELIZES EM TÊ-LA CONOSCO. PARABÉNS A VOCÊS E QUE DEUS A ILUMINE SEMPRE. FELICIDADES.
    ATC BETANIA CAMPOS

  10. Cristina disse:

    A menina não tem somente uma deformação nos ossos da face, ela tem Síndrome de Crouzon, e as deformações ósseas são umas das muitas consequências desta síndrome. Não sei porque o casal ainda tenta esconder das pessoas que a menina é normal. Ninguém é besta, todo mundo sabe que ela doente. Ela é lindinha, Sorte que os pais podem proporcioná-la os melhores tratamentos do mundo para amenizar os sintomas…

  11. shirley disse:

    Cristina, se ela tem ou não, ñ é problema seu, pois ela é um ser humano como todos nos; e outra síndrome ñ é doença; o importante que ela é feliz e os pais tbm; pelo que eu estou vendo é que vc está com inveja de uma criança linda; garanto que vc queria estar no lugar dela; veja sua vida como está para depois ir falar dos outros..

  12. graziela disse:

    concordo com vc, ninguém tem nada a ver com isso,rafa vc é uma menina linda e não deve satisfação para ninguém…

  13. adriana disse:

    só acho q deveriam parar de expecular a vida da pequena ela é uma criança muito esperta pros seu poucos anninhos sempre sorridente e feliz! Tenho 5 filhos perdi meu sobrino kauan a pouco tempo.fico muito triste com esse povo q perde o tempo de amar e respeita os filhos pra cuidar da vida alheia.
    parabéns pela filha maravilhosa q vcs tem e obrigada por nos dar o praser de vela sempre na midia com um sorriso maravilhoso q encanta qualquer um!

Postar um Comentário

Comentários são extremamente importantes, pois enriquecem e agregam valor a um post. Todo comentário é bem-vindo desde que respeite as regras criadas pela autora do blog. Não serão aprovados comentários:

  • obscenos, ofensivos e anônimos;
  • não relacionados ao post;
  • propagandas (spam).

ANTES DE POSTAR UM COMENTÁRIO, LEIA COM ATENÇÃO:

  • O Blog Deficiente Ciente é um BLOG PESSOAL, portanto NÃO TEM VÍNCULO com nenhuma instituição de reabilitação, clínica médica ou empresa jurídica.
  • Devido ao grande número de perguntas/dúvidas que recebemos através dos comentários, nem sempre conseguimos responder a todos.
  • Visite a seção de PERGUNTAS FREQUENTES do blog para ver as respostas das dúvidas mais frequentes dos visitantes do blog: www.deficienteciente.com.br/perguntas-frequentes

© 2009-2013 - Deficiente Ciente