Quantos deficientes tem no Brasil?

6

CENSO NÃO OFERECERÁ NOVAMENTE DADOS CONFIÁVEIS SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Censo de 2010, recentemente iniciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está utilizando novamente o método de amostragem para captar dados sobre as pessoas com deficiência. Dos grupos vulneráveis, somente esse segmento não consta em todos os formulários. A presidente do Conselho Nacional de Defesa da Pessoa com Deficiência (Conade), Denise Granja, argumenta que o método não será capaz de trazer dados confiáveis e satisfatórios para se traçar políticas públicas. “Em apenas um de cada dez questionários haverá perguntas sobre essas pessoas”, ressalta.

O IBGE usa um formulário comum a todos os entrevistados. Em uma de cada 10 casas visitadas há o acréscimo de outro formulário com questões para aprofundamento, é o caso das pessoas com deficiência. O fato ensejou vários protestos do segmento e uma representação junto ao Ministério Público Federal de São Paulo. Segundo o Conade, tanto o conselho quanto as pessoas com deficiência não tiveram acesso ao questionário para que pudessem intervir. Em Recife, de acordo com o presidente do Coned (Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência), Paulo Silva, um grande número de pessoas declararam não terem sido entrevistadas para o Censo de 2000.

Fonte: http://www.mp.pe.gov.br/ (10/12/10)
Referência: Rede Saci

Veja:

6 Comentários

  1. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Como se não bastasse uma série de exclusões que sofremos no nosso dia a dia, agora fomos excluídos, mais uma vez, do Censo.

    Segundo nossa enquete, até o momento, das 157 pessoas que participaram, 142 responderam que não foram perguntadas pelo recenseador do IBGE se na residência havia pessoa com deficiência. Ou seja, 142 pessoas com deficiência não farão parte da estatística social brasileira. Lamentável!

  2. Alberto disse:

    Estou tendo dificuldade enorme para encontrar o resultado do censo 2010 referente ao número de deficientes físicos no Brasil.

    Poderia me oferecer o link exato?

  3. Vera Garcia disse:

    Olá Alberto!
    Também estou com essa mesma dificuldade. Enviei uma mensagem no “Fale Conosco” do link abaixo, e estou aguardando resposta. http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1866&id_pagina=1

  4. Alessandra disse:

    Alguém conseguiu?

Postar um Comentário

Comentários são extremamente importantes, pois enriquecem e agregam valor a um post. Todo comentário é bem-vindo desde que respeite as regras criadas pela autora do blog. Não serão aprovados comentários:

  • obscenos, ofensivos e anônimos;
  • não relacionados ao post;
  • propagandas (spam).

ANTES DE POSTAR UM COMENTÁRIO, LEIA COM ATENÇÃO:

  • O Blog Deficiente Ciente é um BLOG PESSOAL, portanto NÃO TEM VÍNCULO com nenhuma instituição de reabilitação, clínica médica ou empresa jurídica.
  • Devido ao grande número de perguntas/dúvidas que recebemos através dos comentários, nem sempre conseguimos responder a todos.
  • Visite a seção de PERGUNTAS FREQUENTES do blog para ver as respostas das dúvidas mais frequentes dos visitantes do blog: www.deficienteciente.com.br/perguntas-frequentes

© 2009-2013 - Deficiente Ciente