Deficiência Física

Rede de Reabilitação Lucy Montoro

Caro leitor,
O blog Deficiente Ciente não tem nenhum contato com os institutos de reabilitação Lucy Montoro, apenas divulga informações (Nota do blog).

Lançada pelo Decreto 52.973/08, assinado em maio de 2008, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro deverá contar com 17 unidades nas cidades de: São Paulo (quatro unidades: Vila Mariana, Morumbi, Lapa, Jardim Umarizal), Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Jaú, Marília, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. Quando completa, a Rede deverá ter capacidade para mais de 200 mil atendimentos mensais. Em setembro de 2009 foi inaugurada a primeira unidade da Rede, um hospital na região de Santo Amaro, na capital paulista. A unidade tem 13,5 mil m², 80 leitos e capacidade para 12 mil atendimentos mensais em consultas, reabilitação, Terapia Ocupacional e tratamentos de última geração.

A proposta da Rede Lucy Montoro é render condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente incluída na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.
O projeto prevê que a abordagem de reabilitação seja integral e disponibilize aos usuários serviços como piscina especial para hidroterapia, laboratórios de função pulmonar, ergoespirometria, podobarometria, laboratório de análise do movimento, eletroneuromiografia e potencial evocado, urodinâmica e terapias complementares, além de um pequeno centro cirúrgico. Será reservado também um espaço para o condicionamento físico, atendimento em grupo e quadra poliesportiva.  (Conheça também a história do Hospital Sarah Kubitschek).

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro conta também com uma unidade móvel – um caminhão de 15m de comprimento x 2,60m de largura, com consultório médico, sala de espera e oficina de órteses e próteses, lançada em janeiro de 2009. Ele viaja pelo estado prestando atendimento e ajudas técnicas.

Institutos de Reabilitação Lucy Montoro: hospitais de reabilitação, destinados a pessoas com deficiência física que necessitem de cuidados intensivos de medicina de reabilitação.

Unidade Vila Mariana
Parceria: Hospital das Clínicas da FMUSP e Fundação Faculdade de Medicina
Previsão de atendimento: 15 mil pacientes/mês com 44 leitos para internação
Fone: (11) 5549 0111

Unidade Morumbi
Parceria: Fundação Faculdade de Medicina
Previsão de atendimento: 12 mil pacientes/mês com 80 leitos para internação
Fones: (11) 3905 8700/ (11) 3905 8740/ (11) 3905 8500

Unidade Ribeirão Preto
Parceria: Hospital das Clínicas da FMRP-USP e FAEPA
Previsão de atendimento: 15 mil pacientes/mês com 18 leitos para internação
Fone: (16) 3602 1816

Unidade São José do Rio Preto
Parceria: FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e FAEPE
Previsão de atendimento: 8 mil pacientes/mês com 16 leitos para internação

Centros de Reabilitação Lucy Montoro: Destinados ao atendimento de pacientes ambulatoriais em regime de hospital-dia ou em turno de 4 (quatro) horas

Unidade Umarizal

Parceria: Hospital das Clínicas da FMUSP e Fundação Faculdade de Medicina
Previsão de atendimento: 10 mil pacientes/mês

Unidade Clínicas
Parceria: Hospital das Clínicas da FMUSP e Fundação Faculdade de Medicina
Previsão de atendimento: 6 mil pacientes/mês

Unidade Lapa
Parceria: Hospital das Clínicas da FMUSP e Fundação Faculdade de Medicina
Previsão de atendimento: 32 mil pacientes/mês
Fone: (11) 3873 6760

Unidade Marília
Parceria: FAMAR e FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília
Previsão de atendimento: 10 mil pacientes/mês com alojamento

Unidade Jaú
Parceria: Santa Casa de Jaú
Previsão de atendimento: 6 mil atendimentos/mês
Fone: (14) 3624 3862

Unidade Taubaté

Paeceria: UNITAU – Universidade de Taubaté
Previsão de atendimento: 8 mil pacientes/mês

Unidade Sorocaba
Parceria: Faculdade de Medicina da PUC-SP
Previsão de atendimento: 6 mil pacientes/mês

Unidade Campinas
Parceria: Centro Infantil Boldrini e UNICAMP
Previsão de atendimento: 10 mil pacientes/mês
Fone: (19) 3787 9141

Unidade São José dos Campos
Parceria: UNIFESP
Previsão de atendimento: 8 mil pacientes/mês

Unidades de Reabilitação Lucy Montoro: Centros de assistência multidisciplinar, unidades inseridas em Ambulatórios Médicos de Especialidades – AMES ou em estrutura similar
Parceria: Fundação Lusíada e UNILUS (junto ao AME)
Previsão de atendimento: 10 mil pacientes/mês

Unidade Santos

Unidade Fernandópolis
Parceria: FAMERP- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Previsão de atendimento: 10 mil pacientes/mês

Unidade Pariquera-Açu
Parceria: Consórcio Consaúde (junto ao AME)
Previsão de atendimento: 8 mil pacientes/mês

Unidade Presidente Prudente
Parceria: UNESP
Previsão de atendimento: 8 mil pacientes/mês

Unidade Botucatu
Parceria: UNESP
Previsão de atendimento: 8 mil pacientes/mês

Acesse os links:
http://hctv.com.br/blog ou

http://www.estacaodigitalmedica.com.br/lucymontoro/

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Home page: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/
Núcleo de Comunicação: [email protected]
Tel.: (11) 3663.3566 (São Paulo- Barra Funda)

Sobre o Autor

Vera Garcia

Paulista, pedagoga, blogueira e modelo da Agência Kica de Castro. Colunista do site Vida Mais Livre e do Jornal Inclusão. Amputada do membro superior direito devido a um acidente na infância.

57 Comentários

  • Olá Patrícia!
    Você tentou ligar para o telefone(11) 3663.3566. Acredito que através desse número, você poderá obter mais informações.

    Abraços,

  • Boa noite, meu pai sofreu um acidente de automovel há 3 anos, mas ele ficou com sequelas, ele faz fisioterapia 3 vezes por semana, gostaria de saber se é possível ele iniciar tratamento na Lucy Montoro e com quem preciso falar.

    Por favor, nos ajude.

    Alex Alexandrino.

  • Oie meu nome eh ronaldo sou paraplegico ah 5 anos gostaaria de saber como fasso pra engressar nessa unidade sou aki de porto alegre rio grande do sul agradeso desde jah …

  • Ola´, alguém poderia me informar se o instituto Lucy Montoro teria como lidar com meu caso? Sou deficiente físico devido à um Acidente de trabalho há vinte anos atrás e nesse momento estou com Duas Escaras Enormes na Região Glútea dificil de Cicatrizar. Estou com dificuldade de resolver esse problema terrível. De qualquer forma ficarei feliz se alguém puder me dar uma Luz a respeito.

    Grato.

    Sergio Pinheiro Mendes.

  • Ronaldo,
    As unidades da Rede Lucy estão espalhadas pelo Estado de S. Paulo.
    Você deve entrar em contato através do número (11) 3663.3566.

  • Olá, sou Ana e tenho um filho com PC,(paralisia cerebral) necessita de fisioterapia, o que devo fazer para conseguir uma vaga nessa instituição tão bem conceituada

    grata, desde já

  • meu nome é Arnor Milton, minha esposa teve um AVC H em fevereiro de 2009. Ja estive no Lucy Montoro Lapa no intuito da mesma fazer fisioterapia nesta unidade. Fiquei no aguardo de um retorno que não houve. Depois de uma longa espera retornei a unidade para saber como estava a situação pendente de minha esposa e a resposta foi a mesmas e até hoje estou no aguardo.
    Nas campanhas politicas tanto o Serra como o Alkimin falam tanto do Lucy e eu pergunto é para isso que serve A rede ou realmente funciona e se funciona quando minha esposa realmente iniciará o tratamento, pois até o momento o Lucy montoro está muito bem nas campanhas politicas.

  • gostaria de saber como faço pra iniciar um tratamento no Centro de Reabilitação Lucy Montoro,já liguei em vários telefones inclusive no 3663-3566, e não consigo ter informações, não consigo agendar nada e na maioria das vezes não atende, você pode me ajudar???
    Obrigada…
    Patricia

  • Olá Ana!
    Você precisa entrar em contato com o pessoal da Rede Lucy da sua cidade. Em SP o telefone é (11) 3663.3566. Em Campinas (SP) o telefone é (19)37879141.

    Abraços,

  • Olá, sou fisioterapeuta e gostaria de saber se os profissionais que trabalham na rede Lucy Montoro são contratados através de concurso público ou por outro tipo de avaliação.
    Tenho interesse em atuar em Botucatu ou Jaú.
    Obrigada

  • Necessito ajuda!

    Olá,

    Tenho uma pacientinha que tem agenesia do fêmur bilateral. Não tinha prognóstico de marcha, porém com órtese adaptada adquiriu marcha recentemente.Observei que apesar de tê-la ajudado a órtese não esta adequada, provocando lesões cutâneas e encurtamentos musculares que com certeza, a curto prazo, limitarão sua deambulação. Como devo proceder para que a paciente seja avaliada em uma das unidades móveis ou fixa da rede? Moramos em Araçatuba e por aqui os recursos em reabilitação são limitados.

    Agradeço desde já!!!

    Att. Dalise Zancheta
    Fisioterapeuta

  • Boa noite Vera, minha mãe teve um AVC em 2005 e atualmente está sem acompanhamento médico por falta de condições financeiras. Gostaria de saber como inscrevê-la na unidade Lucy Montoro de Sorocaba e se o tratamento é gratuito.

    Muito obrigado, aguardo retorno

  • Oi Amanda!
    Não tenho o telefone de Sorocaba. Tente ligar em Campinas (veja a lista acima), talvez eles saibam o telefone de lá…
    O tratamento é gratuito.

    Abraço,

    • OI AMANDA,eu sou de sorocaba, aqui não tem a rede lucy montoro,foi aceito o programa mas não tem a rede aqui,eu sofri acidente e estou indo em são paulo me tratar..boa sorte….

  • Bom dia!!! Sofri um acidente em 2005 e tenho sequelas de um TCE acabei de ficar sabendo da Lucy Montoro e fiquei muito interessado no tratamento, gostaria de saber como faço para passar por uma avaliação.

    Desde ja muito obrigado.
    Paulo.

  • ola vera eu sofri um acidente a .2 anos e 7 mezes efiquei paraplegico gostaria de uma avaliaçao
    no lucy como proceder

    de ja agradeço um abraço

  • Meu Pai fraturou a coluna, e perdeu os movimentos do pés, perdeu o controle da urina e de evacuar, os pés estão dormentes, não sente somente os pés, movimenta muito bem as pernas, então queremos saber se existe alguma possibilidade de ele voltar ao controle da urina e de voltar a andar?
    aguardo retorno!

  • Olá tudo bem? Tenho um filho de 9 anos com o diagnóstico de amiotrofia espinhal tipo 2, gostaria de saber como faço para fazer parte desta institução, uma vez que não tenho condições muitas vezes de comprar as órteses que ele necessita…. Agradeço .

  • Estou aguardando uma vaga na clinica Lucy Montoro, , alguém aki já esteve internado ou fez tratamento lá???? poderia me dizer como foi??? é bom???

    Obrigada !!
    Ana Paula

  • Tenho hemiplegia e gostaria, se possível saber se haverá 1 unidade dessa rede em são josé do rio preto e quando será inaugurada ok? m obrigada. ceres

  • Olá, em 2005 fui vítima de um acidente automobilístico e fiquei tetraplégica. Sou interna de um Asilo para idosos para obter um tratamento mais adequado às minhas necessidades. Gostaria de saber como posso participar do programa de reabilitação do Lucy Montoro.

  • Como que eu faço , para conseguir uma avaliação no lucy montoro, para que possa começar um tratamento de fisioterapia medular uma reabilitação .

  • Olá estou meia perdida, estou cuidando da minha irmã ela teve o nono avc mas é complicado para mim sozinha então peço ajuda. séra que não tem uma clinica gratuita ou em conta não tenho mais piscológico e estrutura não quero me livrar dela mas estou perdida. mande uma luz. grata.

  • Gostaria de saber se há em São Paulo, ou próximo, algum centro como o Lucy Montoro só que particular, inclusive com internação.

    grato

  • Ola… vi que em São José dos Campos ira inaugurar em outubro o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, gostaria de saber como faço para enviar curriculo para seleção, pois aqui não consegui nenhuma informação em relação a isso.

    Obrigada pela atenção a mim prestada.

    Fabiana

  • OLÁ Cilene Oliveira já conseguiu alguma coisa??eu sofri acidente e vou me internar na clinica lucy montoro, parece ser muito boa,e é gratuito…boa sorte…

  • Boa noite
    Sou Psicóloga e gostaria de informações de contato para envio de curriculum para uma oportunidade no Projeto Lucy Montoro.
    Obrigada
    Danielle

  • Boa tarde,

    Fiquei conhecendo a unidade Lucy Montoro da Lapa através da Folha de São Paulo e gostaria de saber se tem como meu esposo fazer um tratamento, o mesmo já foi obeso mórbido, fez cirurgias nos joelhos e agora esta com um problema sério na coluna, que o impede de levar uma vida normal, sente muitas dores, já fez fisioterapia várias vezes, toma muitos remédios, que estão prejudicando sua saúde e se puder tentar algum tratamento…Desde já agradeço obrigada !!!

  • Olá, Meu primo George sofreu um acidente de carro a pouco mais de 3 anos e infelizmente veio a ficar paráplegico. Porém como mora em uma cidade no interior da Bahia, toda vez que precisa se consultar e buscar uma avaliaçao mais específica precisa ir até Salvador, mas na última avaliação médica o prognóstico não foi dos melhores. Ele é um rapaz muito jovem e que tem uma vida toda pela frente. O que preciso Vera é de uma ajuda, uma orientação para saber que se caso o trouxermos para SP, como podemos buscar ajuda, por onde posso começar.. Gostaria de obter mais orientações antes de criar qualquer espectativa para ele e para minha familia. Acredito que com ajuda, ele possa retomar a vida dele e se realmente não houver a possibilidade de reverter a paraplegia, que ele conheça outras maneiras de viver e recomeçar… Agradeço desde já e aguardo ansiosamente sua resposta.

    • Se eu pudesse ajudar, ficaria muito feliz, Valéria. Mas não sei como. Não tenho nenhum contato com a Rede Lucy Montoro. Se algum leitor puder nos ajudar, por favor, nos escreva.

  • Ola, meu pai teve um avc e esta com o lado direito paralizado,foi diagnosticado com um coagulo no cerebro, gostaria de saber como podemos fazer e qual a ajuda que vcs podem nos dar, ele precisa de reabilitação para poder voltar a andar, desde já agradeço
    obrigado

    • Boa Tarde, Marcelo!
      O blog Deficiente Ciente não tem nenhum vínculo com as redes do Hospital Lucy Montoro. Sugiro que você entre em contato direto com uma das unidades, através de um dos telefones que estão nesse post.
      Att.,

  • gostaria de saber como faço para saber,quando vou ser chamada,para fazer reabilitação,com internação,sou de Sorocaba,e já fiz a triagem na AAcd, estou na lista de espera.Na ultima consulta
    a dr Milena, me informou que AACD havia feito uma parceria com o Hospital Lecy Montouro,e que
    as pessoas que estavam na lista de espera,iriam fazer a reabilitação neste Hospital.Preciso muito de ajuda,pois minha filha ficou dois anos em coma vigil.E creio que com uma boa reabilitação,ela possa voltar a andar.Já fazem cinco anos que venho lutando,para que isso aconteça.Peço encarecidamente a ajuda de vocês,pois não tenho condições financeiras,para sequer pagar uma Fisioterapeuta.Obrigado
    desde já agradeço Aparecida Valério.Mãe e cuidadora daValdirene

    • Boa noite!

      Em relação ao seu comentário, o blog Deficiente Ciente é um blog pessoal, portanto não tem nenhum vínculo com as redes do Hospital Lucy Montoro. Sugiro que você entre em contato direto com uma das unidades, através de um dos telefones que estão nesse post.

      Att.,

Deixe um Comentário